O canal de notícias da Webmotors

A Oroch pode roubar vendas da Toro?

Colocamos frente a frente a versão topo da Oroch equipada com novo motor turbo contra a opção de entrada da Toro

por Lucas Cardoso

A Renault Oroch acaba de receber sua primeira atualização desde que foi lançada no mercado brasileiro, em 2015. Agora, o modelo tem visual atualizado por dentro e fora, além de uma versão equipada com motor TCe 1.3 turboflex. Os ajustes podem fazer a Renault Oroch brigar em melhor condição com a principal rival, a Fiat Toro.

As duas foram lançadas em 2015, sendo que a Oroch, à época ainda chamada de Duster Oroch, nunca  conseguiu se aproximar da rival. Pesava a favor da Toro, o fato de a picape ser fruto de um projeto completamente novo e não uma derivação de outro modelo, como era o caso da Oroch. De lá para cá, a picape da marca francesa não tinha passado por mudanças tão drásticas como a atual.
Quer uma picape? Veja os modelos anunciados na Webmotors!
Mas será que essas mudanças podem fazer a picape da Renault crescer em vendas e se aproximar da Toro? Isso nós ainda não conseguimos dizer, é claro. O que podemos fazer é colocá-las lado a lado e mostrar para você o que cada uma oferece. Para isso, fizemos um comparativo virtual entre as duas picapes monobloco.
Nesse duelo, serão comparadas as versões Outsider 1.3 TCe 16V da Oroch, vendida por R$ 137.100 e Endurance T270 1.3 da Toro, que custa um pouco mais de R$ 139.503. A primeira comparação a ser feita tem a ver com as versões que no caso da picape Renault é a topo e do lado da Fiat é a alternativa de entrada.

Renault Oroch x Fiat Toro

Qual leva mais peso?

O tamanho das duas picapes é parecido em alguns pontos e distante em outros. No comprimento, por exemplo, a Renault Oroch tem 4.72 m, enquanto a Fiat Toro responde com 4,95 m, pouco mais de 20 cm de diferença. O tamanho extra no comprimento se faz valer para a italiana no tamanho da caçamba. Enquanto na Toro a capacidade de carga é de 750 kg, a francesa leva 650 kg.

Conheça todas as versões da Fiat Toro

Sob o capô 

A formação do grupo Stellantis, com a fusão da FCA (Fiat Chrysler Automobile) e PSA Peugeot Citroën, fez com que a colaboração entre as marcas do conglomerado se tornasse cada vez mais presente, e coisas como compartilhamento de motores entre modelos logo se tornaram realidade. Com isso, a Toro passou a ser equipada desde abril do ano passado, quando teve a linha renovada, com o motor turboflex 1.3, que leva a sigla GSE T270. Com esse propulsor, a picape entrega 185 cv de potência e 27,5 kgf.m de torque.
A Oroch, em sua recém-entregue remodelação recebeu nessa versão topo de linha o motor TCe 1.3 Turbo, que garante à picape da marca francesa potência máxima de 170 cv e os mesmos 27,5 kgf.m da rival da fabricante italiana.
Enfim, agora ambas as picapes contam com motor 1.3 turboflex. Mas diferem em suas opções de câmbio. A picape Renault usa CVT de oito marchas simuladas, enquanto a italiana traz o sistema de conversor de torque com seis marchas.

Confira ofertas de Fiat Toro novas e usadas na Webmotors!

Volante pesado ou leve

O sistema de direção também é diferente nas duas e pode influenciar na decisão do comprador. A Oroch, mesmo após mudar o visual e ganhar motor mais potente, segue com assistência eletro-hidráulica, mais pesada. Na Toro, o sistema é elétrico e facilita a vida na hora das manobras.

Mais rápida ou mais econômica

As duas picapes têm números parecidos no quesito desempenho. A aceleração de 0 a 100 km/h da Oroch é melhor e pode ser feita em 9,8 segundos. Na Toro, a velocidade é atingida aos 10,6 segundos, o que pode ser explicado pela diferença de pouco mais de 200 kg entre as duas.
Já na velocidade máxima, a picape da Fiat alcança os 202 km/h e o modelo da Renault para nos 189 km/h. O consumo das dupla é similar, mas a Oroch se destaca na cidade. Segundo dados do Inmetro, são 7,4 km/l (etanol) e 10,5 km/l (gasolina) com o modelo da marca francesa, contra 6,8 km/l (etanol) e 9,7 km/l (gasolina) da Toro.

Veja as Renault Oroch anunciadas na Webmotors!
Por outro lado, a picape da Fiat vence na medição de consumo rodoviário: 8,2 km/l (etanol) e 11,6 km/l (gasolina), ante 7,8 km/l (etanol) e 11 km/l (gasolina) do carro da Renault.

Equipamentos

Apesar de ser a versão topo, a Oroch Outsider perde para a Toro Endurance em alguns pontos. Primeiro ponto é que a picape da Fiat tem painel 100% digital, quando a versão topo da Oroch traz um painel convencional, com um computador de bordo ao centro.
Por outro lado, a central multimídia da Oroch tem 8 polegadas, contra 7 da versão usada na Toro. Sendo que ambas possuem a tecnologia de espelhamento sem fio para Android Auto e Apple Car Play.
Em termos de segurança, as picapes têm tecnologias similares. Ambas são equipadas com  controles de estabilidade, tração, assistente de partida em rampa, frenagem de emergência, ABS, EBD e ESS, que aciona o pisca alerta em frenagens bruscas para avisar motoristas que vêm atrás. A diferença está no número de airbags: a Oroch topo de linha só tem dois, enquanto a Toro traz seis bolsas, sendo duas frontais, duas de cortina e duas laterais.
As rodas da Toro são de aço aro 16 com calotas que por detalhes não se passam como rodas de liga. Na Oroch, as rodas são 16 polegadas de liga leve em dois tons.

Conclusão: Renault Oroch x Fiat Toro

A Oroch mudou para melhor e pode ganhar pontos por seu desempenho mais interessante na versão Outsider. Apesar de ser a versão de entrada, a Toro Endurance traz itens antes vistos só em versões topo, mas que se justificam pelo seu preço.

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas