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Arrizo 6 Pro x Corolla XEi: qual sedã vale a pena?

Novato aposta em custo-benefício, enquanto o líder do segmento atrai consumidores pela tradição

por Guilherme Silva

Apesar da preferência do mercado pelos SUVs nos últimos anos, algumas marcas ainda investem nos sedãs médios para atender uma clientela mais tradicional. No Brasil, o Toyota Corolla lidera o segmento com folga em relação aos concorrentes, mas a Caoa Chery aposta no Arrizo 6 Pro para conquistar uma parte das vendas da categoria.
No começo de outubro, a Caoa Chery começou a vender o Arrizo 6 Pro, uma variante reestilizada, mais equipada e posicionada acima do Arrizo 6 GSX (R$ 121.990). A novidade foi lançada pelo preço promocional de R$ 134.990, mas neste comparativo consideraremos o valor de tabela, que é de R$ 139.990.
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Já o Toyota Corolla participará do duelo na configuração intermediária XEi 2.0, a mais vendida da gama. Nessa configuração, o sedã tem preço sugerido de R$ 142.190.

Com preço competitivo, bom nível de equipamentos e motorização turbo, será que o estreante Arrizo 6 Pro tem cacife para peitar o tradicionalíssimo e consolidado Corolla? Confira a seguir.

Caoa Arrizo 6 Pro ou Toyota Corolla XEi 

Dimensões


Fabricado em Jacareí (SP) sobre a plataforma MX1, o Arrizo 6 Pro mede 4,67 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,49 m de altura e 2,65 m de distância entre-eixos. O porta-malas é declarado pela Caoa Chery como o maior da categoria por acomodar 570 litros de bagagem.

O Corolla é feito em Indaiatuba, também no interior paulista, a partir da plataforma modular TNGA, que também serve de base ao SUV médio Corolla Cross. O sedã nipônico é ligeiramente menor em comprimento (4,63 m), largura (1,78 m) e altura (1,45 m), no entanto, ele proporciona uma cabine um pouco mais espaçosa por conta do entre-eixos 5 centímetros maior (2,70 m). Em contrapartida, o seu porta-malas é 100 litros menor (470 litros).

Motorização

O Arrizo 6 Pro manteve o motor 1.5 turbo flex de quatro cilindros, compartilhado com outros modelos da marca. Esse propulsor entrega 147 cv de potência com gasolina ou 150 cv quando abastecido com etanol (a 5.500 rpm). O torque máximo de 21,4 kgf.m é atingido a 1.750 rpm com qualquer um dos combustíveis.
A transmissão é automática CVT (variação contínua) com simulação de nove marchas.
Já o Corolla XEi manteve uma motorização 2.0 flex naturalmente aspirada. Nessa geração, o propulsor passou a ser dotado de injeção direta para gerar 169/177 cv (gasolina/etanol) a 6.600 rpm  e os mesmos 21,4 kgf.m (a 4.400 rpm) do motor turbinado do Arrizo 6 Pro.
O Toyota também utiliza um câmbio automático CVT, mas a caixa utilizada pela marca japonesa conta com simulação de 10 velocidades e primeira marcha com engrenagem física para proporcionar maior agilidade nas arrancadas.

Desempenho

Ao considerarmos os dados de fábrica, o Corolla faz valer a maior potência para levar vantagem nas medições de desempenho. O Toyota faz de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 205 km/h.
Mesmo com 41 kg a menos que o Corolla, o Arrizo 6 Pro precisa de 9,9 segundos para atingir os 100 km/h e alcança os 190 km/h de velocidade final.

Consumo

O Corolla também leva vantagem no consumo ao fazer 8 km/l na cidade 9,7 km/l na estrada com etanol, de acordo com dados do Inmetro Abastecido com gasolina, o Toyota aponta médias de 11,6 km/l em percurso urbano e 13,9 km/l em trecho rodoviário.

O Arrizo 6 Pro, que, em tese, deveria apresentar médias inferiores de consumo por ser equipado com uma motorização turbo, fez 7,6 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada quando abastecido com etanol. Abastecido com gasolina, o sedã da marca sino-brasileira registrou 11 km/l (cidade) e 13,3 km/l (estrada).

Equipamentos


Ambos são equipados de série com airbags frontais, laterais e de cortina, mas apenas o Corolla possui a bolsa de proteção aos joelhos do motorista. Os obrigatórios Isofix para a ancoragem de cadeirinhas infantis no banco traseiro e os controles de estabilidade e tração também estão presentes nos sedãs, junto com o assistente de partida em rampa.
No quesito segurança, Arrizo 6 Pro e Corolla XEi ainda trazem faróis com acendimento automático e luzes diurnas de LED. No entanto, somente o modelo da Caoa Chery conta com sensor de ponto cego e câmeras com visão em 360 graus (no Toyota há apenas câmera traseira).

Os dois sedãs ainda trazem rodas de liga leve de 17 polegadas, piloto automático, ar-condicionado digital e chave presencial. Já o teto solar elétrico e o banco do motorista com regulagem elétrica, de série no Arrizo 6 Pro, estão disponíveis apenas na versão topo de linha Altis Premium do Corolla, que parte de R$ 166.190.

Outros itens exclusivos do Arrizo 6 Pro são o freio de estacionamento eletrônico e as telas de 10,25” do painel digital e da central multimídia com espelhamento de smartphones por meio dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay.

No Corolla, o quadro de instrumentos é do tipo convencional, com uma tela colorida de 4,2” do computador de bordo. Na linha 2022, o Toyota trocou a antiga multimídia de 8” por uma com tela maior de 10”. No entanto, o novo equipamento não é capaz de espelhar smartphones Android e nem Apple.

Conclusão

Pesa a favor do Corolla XEi a sua tradição no segmento e a liquidez no mercado de usados. Em termos de conteúdo, no entanto, o Toyota não justifica o preço R$ 2.200 superior. Já o Arrizo 6 Pro apresenta um bom pacote de equipamentos por um valor competitivo, se considerarmos os preços da concorrência. Aparentemente, o maior desafio do modelo da Caoa Chery será convencer o consumidor que é capaz de oferecer um produto tão confiável quanto o Corolla.

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