Volkswagen Nivus x T-Cross: embate familiar

As diferenças entre Volkswagen Nivus e T-Cross

Com preços semelhantes em algumas versões, SUVs têm mudanças importantes no nível de tecnologia e espaço interno


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Volkswagen Nivus e T-Cross agitaram este mês de junho de 2020. O Nivus chega ao mercado em agosto com o objetivo de tornar mais difícil a vida de concorrentes no segmento de SUVs compactos. O pioneiro Ford EcoSport, o tecnológico Chevrolet Tracker e o aventureiro Jeep Renegade certamente estão na mira.

Mas, um embate curioso também deve acontecer com o companheiro de concessionária T-Cross, não é mesmo? Afinal, qual deles é mais espaçoso? Qual é mais tecnológico? E qual é mais econômico?

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Versões e preços

Vale lembrar que a Volkswagen posiciona o Nivus como carro um pouco mais barato, enquanto o T-Cross ultrapassa R$ 130 mil com todos os opcionais. O novato tem apenas duas versões, que partem de R$ 85.890 na 200 TSI Comfortline e chegam a R$ 98.290 na 200 TSI Highline. Com kits opcionais, o valor chega a R$ 99.990.

Já o T-Cross tem três configurações: a de entrada 200 TSI é tabelada em R$ 90.700, enquanto a intermediária 200 TSI Comfortline vai a R$ 110.260 e a topo de linha 250 TSI Highline sai por R$ 118.690.

Debaixo do capô, Volkswagen Nivus e T-Cross têm uma semelhança e uma diferença: a primeira fica no motor 1.0 turbo de 128 cv e 20,4 kgf.m de torque, que é oferecido em todas as versões do SUV novato e nas de entrada e intermediária do T-Cross; a segunda é notada na topo de linha do T-Cross, que usa o propulsor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgf.m.

Já o câmbio automático do Nivus tem seis marchas e é o mesmo do irmão mais velho, que oferece também o manual de seis velocidades na versão de entrada como diferencial.

Na prática, o Nivus consegue ser ligeiramente mais rápido por ser 53 kg mais leve. Assim, chega aos 100 km/h em 10 segundos cravados, enquanto o T-Cross precisa de 10,4 segundos - já com motor 1.4 turbo, o T-Cross faz a mesma prova em bem menos tempo: 8,7 segundos.

Consumo

As médias de consumo de combustível são quase idênticas quando os dois carros são equipados com o mesmo motor. O Nivus faz 7,7 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol e 10,7 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, com gasolina. Já o T-Cross tem médias de 7,7 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada com etanol e 11 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, com gasolina.

Com motor 1.4, as médias do T-Cross são um pouco piores: 7,4 km/l na cidade e 9 km/l na estrada com etanol e 10,5 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, com gasolina.

Volkswagen Nivus e T-Cross: ao volante

A posição de dirigir nos dois carros também tem suas diferenças. Isso porque o Nivus não chega a oferecer uma posição tão alta quanto o T-Cross - por ser derivado do Polo, ele é um carro um pouco mais "no chão" que o irmão que foi desenvolvido com características tradicionais dos SUVs urbanos.

A ergonomia de ambos é boa, já que todos os comandos estão à mão do motorista, seja no volante multifuncional, na central multimídia ou no painel dianteiro. Mas, a visibilidade do vidro traseiro do Nivus é um pouco prejudicada por conta da altura e do ângulo da peça. Culpa do caimento do teto tipo cupê.

Devido ao ajuste específico de suspensão e do conjunto de roda e pneus, o Nivus tem 17,6 cm de distância em relação ao solo (2,75 cm a mais que o Polo). Isso faz com que ele vença valetas e lombadas no dia a dia sem raspar com frequência. Mas essa distância é ainda maior no T-Cross, que chega a 19,1 cm e muito raramente chega a encostar no pavimento.

 Duelo de "irmãos": espaço traseiro é melhor no T-Cross, mas porta-malas do Nivus tem volume maior
Volkswagen Nivus x T-Cross: embate familiar
Legenda: Duelo de "irmãos": espaço traseiro é melhor no T-Cross, mas porta-malas do Nivus tem volume maior
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Espaço interno

Neste quesito, a vitória é bastante larga para o T-Cross. Isso porque a construção dos dois carros é diferente: ele deriva do Virtus (que tem 2,65 metros de entre-eixos), enquanto o Nivus vem do Polo (com 2,56 metros de entre-eixos). Isso garante mais espaço para as pernas de quem viaja na segunda fileira de bancos do T-Cross.

Como os dois têm apenas tração dianteira, o duto central não é muito grande: isso permite que alguém viaje na parte do meio do banco traseiro com algum conforto.

Já o espaço para a cabeça dos passageiros traseiros é boa mesmo no Nivus, que tem caimento de teto mais acentuado. Outra diferença para os dois carros fica por conta da quantidade de entradas USB para carregar celulares no banco de trás (são dois no T-Cross e um no Nivus). A dupla também tem saída de ar-condicionado para quem viaja ali, exceto na versão 1.0 manual do T-Cross.

Veja nosso vídeo com o comparativo entre Volkswagen Nivus e T-Cross

Porta-malas

Apesar de não esbanjar espaço para os passageiros, o Nivus não deixa brecha para reclamação quando o assunto é porta-malas. Isso porque chega a 415 litros de capacidade total, e supera inclusive o T-Cross. O ponto negativo é que para chegar a esse volume o novato tem um degrau entre a boca do porta-malas e o assoalho, o que dificulta retirar cargas mais pesadas dali.

Isso não acontece no T-Cross, que tem assoalho plano. Porém, tem menos espaço total no bagageiro: são 373 litros. Há uma alternativa para quem precisar de mais espaço: utilizar um sistema que deixa o encosto dos bancos traseiros mais reto (e ligeiramente menos confortável para quem viaja ali). Assim, é possível chegar a 420 litros de espaço total.

Porém, a distribuição do espaço no Nivus é melhor, pois permite colocar duas malas grandes com facilidade (e ainda sobra lugar para bagagens menores). No T-Cross, é melhor contar apenas com uma mala grande e outra menor.

Volkswagen Nivus x T-Cross: embate familiar
Volkswagen Nivus x T-Cross: novo personagem deve aposentar versão de entrada do mais velho
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Tecnologias

Quando o assunto é tecnologia, é preciso olhar com lupa. A diferença entre Volkswagen Nivus e T-Cross, ambos na versão de entrada, é que o Nivus tem câmera de ré e faróis de LED. No T-Cross, esses itens só aparecem nas versões mais equipadas. Já o ar-condicionado dos dois é convencional.

Por outro lado, o Nivus topo de linha ganha ar automático e digital, volante com novo desenho e aletas para trocas de marchas, faróis de neblina em LED com assistente de curvas, sensor de estacionamento dianteiro, sensores de chuva e crepuscular e chave presencial.

Ele tem também recebe a nova central multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas e 10 gb de memória, ACC e sistema de frenagem automática de emergência, itens que não aparecem de série em nenhuma configuração dos T-Cross.

Mas vale ficar de olho, porque o T-Cross deve começar a receber esses equipamentos em breve para não ficar muito desfalcado. Isso sem contar que sua versão 1.0 TSI pode se aposentar justamente devido à chegada do Nivus.

Por outro lado, o T-Cross topo de linha tem alguns itens que não encontramos no Nivus. É o caso do seletor de modos de condução, sistema stop-start e Park Assist, que estaciona o carro de forma automática por você. E ele também tem a possibilidade de ser equipado com teto solar, coisa que o Nivus não oferece nem como opcional.

Texto: Guilherme Blanco Muniz

Editado por André Deliberato

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