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Chevrolet Tracker 1.0 ou 1.2? O duelo dos turbos

Comparamos duas versões extremas da nova geração do SUV compacto da GM. Veja como anda cada uma

por Fernando Miragaya

A nova geração do Tracker chegou cheia de banca com motores turbo em toda a linha e bastante oferta de equipamentos. WM1 dirigiu duas versões bem distintas desta terceira geração do utilitário esportivo compacto. De um lado, o modelo LT, intermediário, com motor 1.0 turbo. Do outro, a topo de linha Premier, também turbinada, só que com o 1.2.
Em termos de equipamento, não tem muito jeito - a Premier sobra, como você poderá ler mais abaixo. Mas no que diz respeito ao desempenho, o motor com maior capacidade volumétrica é garantia de melhor performance? E como fica o consumo e o acerto do câmbio automático de seis marchas? Veja o nosso comparativo virtual entre o Tracker 1.0 e 1.2.
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Acelerações

Os 17 cv a mais de potência obviamente pesam em favor do Tracker 1.2. Mas sente-se mais a força nas saídas de semáforo pelo barulho e impulso brusco do SUV, do que propriamente em uma performance muito mais veloz.
Nos números da Chevrolet, a diferença é até considerável. O propulsor de 133/132 cv precisa de 9,4 segundos para fazer o 0 a 100 km/h. Já o 1.0 de 116 cv leva 10,9 segundos para atingir a mesma velocidade. Contudo, na prática do trânsito urbano, pouco se nota a diferença.

Vale lembrar que os dois motores três-cilindros são bastante próximos. Segundo a General Motors, inclusive, compartilham a maioria dos componentes.

Acerto do câmbio

O câmbio automático de seis marchas conversa melhor, curiosamente, com o 1.0. Em ambas as versões, as mudanças são pontuais, mas nem tão ágeis - a calibragem visivelmente preza o conforto. Porém, com o motor "menor" a transmissão dá bem menos trancos e trabalha de forma mais progressiva e gradual nas acelerações.

Retomadas

Aqui as performances se aproximam mais. Tracker 1.0 e 1.2 proporcionam motores já com força quase máxima antes mesmo das 2.000 rpm. Com gasolina no tanque, a diferença de 19,2 para 16,3 kgf.m entre um e outro é pouco sentida em tais situações.
Só que há um turbo lag considerável entre a terceira e quarta marchas em ambos os casos. Você pisa e uma inércia incômoda acomete os dois conjuntos. É como se o pedal do acelerador estivesse em um vácuo espacial - por pouco tempo, mas causa estranheza.

Depois disso, é só alegria. O SUV compacto ganha embalo para ultrapassagens na estrada, ou mesmo para encarar aquele trecho íngreme. Atingir velocidades maiores na rodovia não exige sacrifícios. A 100 km/permitidos, o 1.2 roda a 2.100 rpm, enquanto o ponteiro do conta-giros do 1.0 fica pouca coisa abaixo das 2.000 rotações.

Consumo

Como era de se esperar, o 1.0 é mais econômico. Principalmente na cidade, enquanto a diferença para o 1.2 no ciclo rodoviário é bem pouca. Com os modelos avaliados, o computador de bordo anotou médias de 12,2 km/l em uso misto do 1.0, contra 10,1 km/l nas mesmas condições com o 1.2 - sempre com gasolina.

Confira os números do Inmetro

Equipamentos

Aqui, só vamos relacionar as duas versões, uma vez que é esperado que a Premier topo de linha seja a mais completa, tanto em equipamentos como em desenho externo - com mais uso de cromados e acabamento diferenciado. Afinal, são R$ 23.600 de diferença entre um e outro. Bom lembrar que a Chevrolet vai mexer na linha em outubro, porém estas duas versões continuarão.

LT 1.0 Turbo - R$ 95.890

Premier 1.2 Turbo AT - R$ 119.490

Conclusão

Como a diferença de desempenho entre os Tracker 1.0 e 1.2 é bem sutil e pontual, a escolha entre um e outro vai no quanto a pessoa está disposta a desembolsar, ou o que espera de um SUV. Para quem quer que mais conforto, eletrônica embarcada e itens de condução semi-autônoma, e não se importa em pagar bem mais por isso, a pedida é a Premier.
Porém, se o desejo é ter um SUV moderno e eficiente para o dia dia, sem mimos e só com o previsível em termos de itens de conforto, o 1.0 em nada deixa a desejar. E com parte dos 23 mil de diferença, ainda é possível incrementar o carro com opcionais e acessórios.

Veja nosso teste com o Chevrolet Tracker



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