Com a chegada da recém-lançada
Shineray Jef 150 S, o segmento das motos
city/street fica mais embolado. Embora seja obviamente dominado pela
Honda CG 160 em todas as suas versões, e coadjuvado pelas
Yamaha Factor 150 e
Fazer 150, os modelos da
Haojue e da
Shineray também podem ser uma opção interessante para quem busca
preço mais baixo ou
motos menos visadas, que fatalmente terão
seguro mais baixo (embora pouca gente faça seguro desse tipo de moto).
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Fizemos, então, um
comparativo de
modelos e versões para ajudar o caro leitor que pensa em comprar uma moto na
faixa de cilindrada básica, que vai de
150 cm³ a 160 cm³. Afinal, são modelos
acessíveis, com
manutenção barata e
baixo consumo de combustível. E que, além disso, permitem sair dos apertos dos
transportes coletivos, proporcionando
ganho de tempo e
qualidade de vida.
Confira as principais opções de motos de 150/160 cm³ do mercado brasileiro:
Honda CG 160
A versão de entrada da Honda neste segmento, a CG 160 Start, tem preço sugerido de R$ 12.280. Por ser a mais simples, tem com freios com CBS, mas a tambor, rodas raiadas, partida elétrica e bebe apenas gasolina. Um degrau acima está a CG 160 Fan, que custa R$ 13.480 e já tem freio a disco na roda dianteira (atrás continua a tambor), CBS, rodas de liga leve e motor flex - anda com gasolina ou etanol. A versão topo de linha é a CG 160 Titan, que custa por R$ 14.620. Além do descrito para a Fan, tem design mais modernoso, com carenagens e cores diferenciadas, e painel digital blackout. As três versões da Honda CG 160 têm suspensão dianteira com garfo telescópico e dois amortecedores na traseira.
Yamaha Factor 150 e Fazer 150
A Factor 150 ED UBS é a versão de entrada e parte dos R$ 13.990 com freio a disco na dianteira e a tambor na traseira com CBS, motor bicombustível e rodas de liga leve. Acima dela está a Fazer 150 UBS, de R$ 15.090. Exibe design mais agressivo e pequenas diferenças visuais, como o painel mais completo. Também tem rodas de liga leve e freios com disco, tambor e CBS. Tanto a Factor 150 como a Fazer 150 têm a mesma suspensão: garfo telescópico na dianteira e balança na traseira com dois amortecedores.
Shineray Jef 150
A recém-lançada Shineray Jef 150 entra na disputa com a Honda CG 160 Fan e Yamaha Factor 150, por já ter freio a disco na dianteira e tambor na traseira, partida elétrica e rodas de liga leve. Mas tem quitutes inexistentes nas rivais, como partida também por pedal, suspensão traseira monochoque (dianteira com garfos tradicionais) e visual esportivo. Com tudo isso, custa R$ 12.290 - ou seja, tem preço de CG Start e é mais equipada que CG 160 Titan.
A grande diferença fica no desempenho, já que seu motor, um monocilíndrico OHC carburado de duas válvulas e 150 cm³, é mais fraco que os das concorrentes japonesas, que têm injeção eletrônica. A Shineray divulga potência e torque máximos de 10,3 cv a 7.500 rpm e 1,4 kgf.m a 6.000 rpm, bem menos que os 14,9 cv a 8.000 rpm e 1,4 kgf.m a 7.000 da Honda CG 160, e que os 12,2 cv a 7.500 rpm e 1,3 kgf.m a 5.500 rpm das Yamaha Factor 150 e Fazer 150. O tanque de combustível da Shineray Jef 150 S também é menor que os das rivais japonesas - são 12 litros contra 16,1 litros nas Honda e 15,2 litros nas Yamaha.
Haojue DK 150 CBS, DK 150S FI e DR 160 FI
Quem também está no páreo no segmento de motocicletas city/street é a Haojue. A marca chinesa tem três modelos nessa disputa aqui no Brasil: DK 150 CBS, DK 150S FI e DR 160 FI. A moto de entrada, a DK 150 CBS, tem preço sugerido de R$ 13.686 e vem equipada com motor carburado de 150 cm³, 11,3 cv a 8.000 rpm e apenas 1,1 kgf.m de torque a 6.000 rpm. A moto tem freios CBS (disco/tambor), rodas de liga leve, suspensões tradicionais (garfos/bichoque) e tanque para 12,5 litros de combustível.
Acima dela vem a DK 150S FI, de R$ 14.398. Difere da "irmã" de entrada por ter injeção eletrônica e, consequentemente, melhor desempenho: 12,1 cv a 8.000 rpm e 1,2 kgf.m de torque a 6.000 rpm. Os conjuntos de ambas, na teoria, estão acima do da novata Shineray Jef 150, mas ficam aquém dos modelos de Honda e Yamaha.
Já a
DR 160 FI tem um
visual muito mais agressivo e
cheio de personalidade que os das
outras motos aqui citadas e passa a impressão até de ser uma
moto maior - na faixa das
250 cm³. Além disso, exibe algumas
especificações superiores, como
iluminação full-LED, suspensão dianteira com
garfos invertidos pintados em dourado, suspensão traseira
monochoque, banco em
duas seções de
estilo esportivo (com porta-objetos sob o assento do garupa) e alças para garupa feitas
em alumínio. De resto, tudo normal, com
CBS nos freios (disco/tambor),
painel digital, e tanque razoável, para
12 litros. Seu preço é coerente com o conjunto mais refinado e, também, o
mais alto entre os de todas as motos aqui listadas -
R$ 18.996. O motor, por seu lado, não é superior: com
162 cm³ e injeção eletrônica, rende
15 cv de potência a 8.000 rpm e
1,4 kgf.m de torque a 6.500 rpm - mesmos números da
Honda CG 160. Será que vale pagar mais aqui?
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