Os números não mentem, certo? Sim. Mas nem sempre contam toda a verdade. Um exemplo é o comparativo das próximas linhas, entre o Geely EX5 e o BYD Yuan Plus.
Ambos são SUVs médios elétricos na faixa dos R$ 230 mil. o EX5 custa R$ 225.800 na versão topo de linha Max. Já o BYD é oferecido em versão única, por R$ 235.990.
Já adianto para você que, olhando somente os números, temos um claro vencedor. Mas isso não quer dizer que o outro carro dessa disputa não tenha potencial para agradar também.
Apesar de tanto o Geely EX5 quanto o BYD Yuan Plus terem em comum o fato de serem SUVs médios elétricos na mesma faixa de preço, esse é um dos poucos pontos em comum entre os dois modelos.
Com uma dianteira de linhas arredondadas e sem grade frontal, o EX5 entrega na cara - ou melhor, na frente -, que é um carro elétrico. Mas, se não fosse por isso, dificilmente você diria que o SUV da Geely é um carro a bateria.
É que o modelo vai muito mais pelo caminho do refinamento e do minimalismo que da ousadia. O Geely EX5 é o maior dos dois: tem 4,62 metros de comprimento, 1,90 metro de largura, 1,67 metro de altura, e tem entre-eixos de de 2,75 metros.
Já o Yuan Plus até tem menos cara de elétrico. Mas a BYD decidiu ousar um pouco mais, trazendo para a carroceria elementos estéticos como o acabamento na coluna "C" imitando escamas de peixe. É um detalhe que não agrada a todos. Tanto que a marca decidiu oferecer a opção desse acabamento pintado em preto.
O BYD Yuan Plus mede 4,46 metros de comprimento, 1,88 metro de largura, 1,62 metro de altura e entre-eixos de 2,72 metros.
O Geely repete na cabine a sobriedade do exterior. Que tem visual quase genérico, já que exibe aquele layout típico de boa parte dos chineses: telas flutuantes para o painel - 10,2 polegadas - e para multimídia - 15,4 polegadas -, e linhas bem horizontalizadas.
Apesar disso, gostei bastante do layout das telas e do nível de acabamento. Ambos próximos - mas não idênticos - ao visto nos elétricos da Zeekr. Que, não coincidentemente, é a marca premium da Geely.
As dimensões externas generosas fazem ainda com que o EX5 tenha uma cabine bem ampla para um SUV médio. Há bom espaço mesmo para levar cinco pessoas, além de um porta-malas espaçoso, com 461 litros de capacidade.
Já no BYD, a pegada é bem diferente. O Yuan Plus quer parecer descolado. Tanto que tem um painel que abusa das linhas sinuosas e das cores contrastantes. E, nas portas, cordas elásticas emitem um som parecido com o de um baixo.
Mas o quadro de instrumentos é menor - cinco polegadas - e tem um layout mais simples. Já a multimídia, apesar de um pouco menos chamativa - 12,8 polegadas -, me agradou mais.
Mas, em espaço interno, o Yuan Plus tem uma cabine menos ampla que a do EX5 - ainda que bastante confortável para levar quatro adultos. E, principalmente, um porta-malas menor: leva apenas 312 litros. Pequeno para um SUV médio.
O Geely EX5 é o mais potente dos dois: o motor desenvolve 218 cv de potência e é alimentado por uma bateria de 60,22 kWh. Já o Yuan Plus tem um conjunto motriz de 204 cv e uma bateria de 60,48 kWh.
Mesmo assim, os dois modelos têm desempenho bem parecido. O EX5 acelera de zero a 100 km/h em 7,1 segundos, enquanto o SUV da BYD vai de zero a 100 km/h em 7,3 segundos.
É que o Yuan Plus pode até ser menos potente. Mas também é mais leve: pesa 1.700 quilos, enquanto o EX5 soma 1.765 quilos.
Por outro lado, o SUV da Geely tem uma autonomia maior que da do Yuan Plus: 349 quilômetros na versão de topo Pro Max, ante os 294 quilômetros de alcance do BYD.
Já nos sistemas de freios e suspensões, ambos são equipados com discos nas quatro rodas - ventilados na frente e sólidos atrás -, além da suspensão dianteira McPherson e da traseira do tipo multilink.
Aqui, mais um ponto para o Geely EX5.
Entre os itens que o EX5 tem e que não estão presentes no SUV da BYD estão os bancos dianteiros climatizados e com massagem, o sistema de som com 16 alto-falantes e o head-up display.
Mas isso não quer dizer que o Yuan Plus também não seja lotado de equipamentos: também tem itens como os sistemas inteligentes de condução - o famoso pacote ADAS - além de carregador de celular por indução, ar-condicionado automático, painel digital, seis airbags, câmera 360°, porta-malas com abertura e fechamento elétricos e teto solar panorâmico.
Pois mais que o EX5 e o Yuan Plus venham - visualmente - de escolas bem diferentes, em um ponto os dois SUVs são bem parecidos: na rodagem.
Fiéis à escola chinesa, o Geely e o BYD têm aquele acerto de suspensão e direção que agrada bastante ao público lá do país asiático. A direção é leve e anestesiada, enquanto a suspensão tem um acerto bem macio. Mais macio do que o considerado ideal por boa parte dos motoristas brasileiros.
Em resumo: mesmo equipados com motores de mais de 200 cv de potência, tanto o EX5 quanto o Yuan Plus são carros que agradam bem mais a quem curte aquele rodar macio de "barca" - e o conforto de enfrentar buracos sem sacrificar a coluna - do que a quem gosta de abusar do acelerador e fazer curvas no limite.
Para não dizer que essa dupla de SUVs é idêntica, confesso que curti mais dirigir o SUV da Geely, que passa a impressão de ser um pouco mais "no chão" que o BYD. Além disso, tem uma cabine mais silenciosa e suspensões que trabalham fazendo menos barulho em pisos irregulares.
Já o Yuan Plus compensa com uma usabilidade superior. Com alguns botões físicos no console central, é possível acionar várias funções sem acessar a multimídia ou usar o comando de voz. No geral, o SUV da BYD é mais fácil de "sacar" que o modelo da Geely.
E tem outra - enorme - vantagem também para aqueles que não são fãs dos iPhone. O Yuan Plus faz o espelhamento - sem fio - tanto de celulares Android quanto dos smartphones da Apple, enquanto o Geely é mais elitista e não oferece nem a possibilidade de ativar o Android Auto usando um cabo USB.
Até é possível baixar um aplicativo para espelhar o celular Android na multimídia o EX5. Mas o app só funciona com o carro estacionado. E aí quem ainda não abraçou os smartphones da marca da maçã precisa se virar para improvisar um suporte para usar o navegador GPS diretamente na tela do celular. Como os incas faziam.
O Geely EX5 tem um plano de manutenção que prevê revisões a cada 20 mil quilômetros ou 12 meses. É o mesmo prazo estipulado pela BYD para as paradas obrigatórias do Yuan Plus.
A diferença está nos valores. Para fazer as três primeiras revisões no EX5, o proprietário terá que desembolsar R$ 1.639,70, enquanto no BYD o custo sobe para R$ 2.011.
Vale destacar que a garantia total é de seis anos , para os dois modelos, enquanto a cobertura da bateria é de oito anos. Mas a Geely estipula um limite de 150 mil quilômetros para todos os públicos. Já a BYD não botou um limite de quilometragem na garantia - desde que o veículo não seja de uso profissional.
O Geely EX5 Max é mais barato que o Yuan Plus, mas é um carro mais potente, equipado, espaçoso e que vai mais longe com uma carga. Logo, é o modelo que se saiu vencedor nesse comparativo.
Mas isso não quer dizer que o Yuan Plus também não possa ser uma boa para você. Além de ter uma bela lista de equipamentos, anda bem e tem um rodar tão confortável quanto o do SUV da Geely. E trata melhor quem tem um smartphone Android.
E aí? Qual desses dois seria a sua escolha?



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