Com R$ 150 mil na mão, em qual deles você iria? Quais são as vantagens e desvantagens de cada um? Venha com a gente nessa reportagem para descobrir.
Antes, vamos dar aquele giro visual pelos carros para destacar a parte de design. Porém, temos que salientar que gosto é diferente e que ninguém é obrigado a concordar comigo. Eu particularmente acho o HR-V mais harmonioso que o Creta, mas não vamos fazer com que isso seja uma vantagem nesse duelo, até por que não seria justo, certo?
Quer um HR-V seminovo? Clique aqui para ver ofertas Quer um Creta zero ou usado? Aí é só vir por este link
HR-V EXL vs. Creta Platinum
O HR-V tem faróis full-LED em todas as versões, inclusive na EXL. A grade é bacana, e nessas versões aspiradas ela é frisada na parte de cima e toda diferenciada na parte de baixo - e o curioso é que isso inverte de posição nas configurações turbo do novo HR-V, que testaremos mais para frente.O Creta é mais emperiquitado. Tem grade cromada, grandona, mas faróis que eu particularmente acho confusos. E no carro da Hyundai o LED é só nas luzes de posição, já que os canhões principais são halogêneos.
No Creta as rodas também são de aro 17", e para mim o ponto mais legal são os vincos arredondados. Sem dúvida, é o ângulo mais bonito do SUV.
Na traseira, mais uma vez, vemos no HR-V um desenho mais sóbrio e moderno, enquanto no Creta a aposta é um design mais futurista. Como dissemos, tem quem goste, mas não dá para dizer que não é controverso. E você, o que acha? Deixa aí nos comentários!
Pacote de equipamentos
Agora que vocês sabem que os dois carros têm preços bem próximos, também precisamos dizer que a dupla é muito bem recheada, embora cada um deles tenha coisas diferentes um do outro.Só o HR-V, por exemplo, tem os faróis e lanternas inteiros de LED com assistente de farol alto; controle de descida; o pacote Honda Sensing com alertas de mudança de faixa e de colisão frontal, assistente de permanência na faixa, sistema de frenagem automática de emergência e o piloto automático adaptativo com Stop&Go; conexão via Carplay e Android Auto sem fio e retrovisor fotocrômico.
Obviamente, direção com assistência elétrica, ar-condicionado com display digital, freio de estacionamento por botão e alarme, vidros e travas elétricas são de série nos dois modelos.
Aliás, falamos dos diferenciais do HR-V, mas vale lembrar que só o carro da Hyundai oferece câmera de 360°; chamada de emergência e recuperação veicular; teto solar panorâmico; banco do motorista com ventilação; sistema start-stop; opção de acionamento remoto do motor pela chave; carregador de celular por indução e um app com informações e comandos do veículo.
E só pra finalizar o tema, vale registrar que em termos de acabamento o Creta é superior ao HR-V na comparação dessas versões, já que o carro da marca sul-coreana tem mais partes com materiais macios ao toque, sem plástico - e, na minha opinião, acerto visual interno mais bem resolvido. Mas isso, mais uma vez, é só a minha percepção, ok?
Espaço para a família
Falamos de SUV, falamos de carro de família, temos que falar sobre o espaço interno e nesse sentido os dois carros são muito - mas MUITO mesmo - parelhos, já que os dois têm entre-eixos de 2,61 m.O HR-V cresceu, mas parece muito maior nas imagens do que pessoalmente. E por ter ficado mais espaçoso (e ter uma série de mimos atrás), perdeu espaço no porta-malas, que caiu de 437 litros para 354 litros.
O Creta também é espaçoso e vem com uma série de itens de conforto e conveniência. E tudo isso com porta-malas maior, de 422 l, o que pode fazer a diferença na hora de você fechar o negócio.
Hora de rodar
O HR-V tem motor 1.5 aspirado flex de 126 cv com os dois combustíveis, com 15,8 kgfm de torque com etanol e 15,5 kgfm com gasolina. Tem mais potência e menos torque que o Creta. E usa câmbio CVT que simula sete marchas - por isso é mais econômico, mesmo pesando praticamente a mesma coisa (o HR-V pesa 1.271 kg, enquanto o Creta registra 1.271 kg na balança).Segundo dados oficiais, o carro da Honda faz 12,7 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada com gasolina. Com etanol, 8,8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada.
Já o Creta tem outro tipo de construção de motor. Usa um 1.0 turboflex de 120 cv e 17,5 kgfm de torque com os dois combustíveis, com câmbio automático convencional, com seis marchas. Faz 12 km/l por litro na cidade 12,2 km/l na estrada, com gasolina - e 8,3 km/l e 8,7 km/l, respectivamente, com etanol.
Isso se reflete em desempenho, e nesse sentido o Creta anda mais por usar turbo, apesar de também beber mais. De acordo com dados oficiais, o carro da Hyundai faz de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos e chega a 180 km/h de velocidade máxima - o da Honda arranca de 0 a 100 km/h em 11,8 s e chega a 175 km/h.
Conclusão
Você notou como esses dois carros têm dados parecidos? O peso é quase o mesmo, assim como o preço, o número da arrancada de 0 a 100 km/h, a velocidade máxima e até o consumo. Mas há algumas diferenças - e aqui não vamos falar sobre design, mas sim sobre o que cada um oferece de melhor.Em resumo, se você precisa de um carro com bom porta-malas, acabamento de primeira e que anda mais, o Creta é sua escolha. Agora, se prefere a confiabilidade de um Honda, mais equipamentos de tecnologia e de condução semiautônoma e que bebe menos, o HR-V é mais negócio.
Comentários