Design Sem Nome (3)

Kwid Outsider x Mobi Trekking: qual vale a pena?

Subcompactos são confrontados em suas versões topo de linha com proposta aventureira urbana


  1. Home
  2. Comparativos
  3. Kwid Outsider x Mobi Trekking: qual vale a pena?
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Renault Kwid e Fiat Mobi são os carros mais baratos do Brasil atualmente (partem de R$ 48.790 e R$ 48.490, respectivamente). Mas as suas versões de entrada oferecem poucos itens de conforto, o que obriga o consumidor a partir para as configurações mais equipadas para ter um pouco mais de conforto nas suas viagens diárias.

Renault Kwid Outsider. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault
Renault Kwid Outsider parte de R$ 60.990
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Com visual aventureiro, Kwid Outsider e Mobi Trekking se destacam pelos acessórios exclusivos, como molduras nas caixas de rodas, retrovisores pintados de preto, racks de teto, molduras nos faróis de neblina, adesivos pela carroceria e para-choques com apliques que conferem uma aparência mais robusta. No Fiat, ainda há o teto preto, artifício disseminado pelos SUVs compactos e que foi adotado por modelo de outros segmentos.

Renault Kwid Outsider. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault
Renault Kwid Outsider é a versão topo de linha do compacto
Crédito: Divulgação
toggle button

Por dentro, o Renault traz detalhes em laranja no revestimento dos bancos, no painel e na alavanca de câmbio. O Mobi ostenta a mesma padronagem de acabamento da antiga versão Way, ressuscitada com o nome Trekking na linha 2021.

Mobi Trekking 0008 Large
Fiat Mobi Trekking custa a partir de R$ 59.990
Crédito: Divulgação
toggle button

Dimensões

O Mobi é mais largo (1,66 metro contra 1,55 m) e mais alto (1,55 m ante 1,47 m) que o Kwid. O Renault, por sua vez, é mais comprido (3,68 m contra 3,56 m) e ainda leva vantagem na distância entre-eixos (2,42 m versus 2,30 m). No porta-malas do Kwid é possível acomodar 290 litros de bagagem, enquanto no do Mobi cabem apenas 235 litros.

 0003 Large
Mobi Trekking é a versão mais equipada da gama
Crédito: Divulgação
toggle button

Motorização e desempenho

O Renault é movido pelo motor de três cilindros SCe 1.0 de 12 válvulas, que entrega 66/70 cv de potência e 9,4/9,8 kgf.m de torque (gasolina/etanol). O câmbio é manual de cinco marchas.

Segundo a Renault, o Kwid Outsider acelera de 0 a 100 km/h em 14,7 segundos e atinge velocidade máxima de 156 km/h com etanol. Abastecido com gasolina, o compacto alcança os 100 km/h em 15,5 segundos e chega aos 152 km/h de velocidade final.

Outsider. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault
Renault Kwid Outsider é equipado com motor 1.0 flex de três cilindros de 70 cv
Crédito: Divulgação
toggle button

O Mobi Trekking leva sob o capô o longevo quatro-cilindros Fire 1.0 de 8 válvulas de 73/75 cv e 9,5/9,9 kgf.m (gasolina/etanol). A transmissão também é manual de cinco velocidades.

De acordo com os dados de fábrica, o Fiat precisa de 13,8 segundos para ir de 0 a 100 km/h e chega aos 152 km/h de velocidade máxima.

Consumo

Pelos dados do Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o Kwid Outsider faz 14,1 km/l com gasolina e 10 km/l com etanol na cidade. Na estrada, as médias de consumo são de 14,4 km/l (gasolina) e 10 km/l (etanol).

Já o Mobi Trekking registrou médias de 12,6 km/l (gasolina) e 8,7 km/l (etanol) na cidade e 14,2 km/l (gasolina) e 9,7 km/l (etanol) na estrada.

Equipamentos de Kwid e Mobi

Renault Kwid Outsider. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault
Interior do Kwid Outsider possui detalhes em laranja
Crédito: Divulgação
toggle button

Ambos são equipados de série com airbags frontais, freios com ABS, cintos de segurança de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro rebatível, chave com telecomando, computador de bordo, faróis de neblina, desembaçador e lavador do vidro traseiro, vidros elétricos apenas nas portas dianteiras, entre outros.

Kwid Outsider tem espaço no banco traseiro um pouco maior que o do Mobi Trekking
Crédito: Divulgação
toggle button

O Kwid ainda conta com airbags laterais e direção elétrica, enquanto no Mobi a assistência ainda é hidráulica. Em contrapartida, o Fiat traz de série a central multimídia Uconnect de 7 polegadas que também equipa a picape Strada. O equipamento tem conectividade sem fio com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay.

Mobi Trekking é equipado com a mesma multimídia da picape Strada
Crédito: Divulgação
toggle button

A multimídia Media Nav do Kwid Outsider até possui diversas funções, mas é menos moderna que a do Fiat e só se integra aos smartphones por meio de cabo. Por outro lado, a central do Renault possui câmera de ré e o sistema que auxilia o motorista que ajuda a dirigir de maneira mais eficiente.

Central do Mobi Trekking não necessita de cabos para se integrar a smartphones Android e Apple
Crédito: Divulgação
toggle button

Opcionais

Enquanto no Kwid o comprador pode apenas escolher a cor da carroceria (R$ 1.450 cada pintura metálica ou perolizada), o Mobi Trekking pode receber dois pacote de equipamentos. O primeiro (Pack Style, R$ 2.300) adiciona rodas de liga leve de 14 polegadas e faróis de neblina; o outro (Pack One, R$ 1.500) acrescenta regulagem de altura para o volante e os cintos dianteiros, comando interno de abertura do tanque e do porta-malas, retrovisores elétricos, sensor de estacionamento traseiro.

Faróis de neblina e rodas de liga leve de 14 polegadas fazem parte de pacote opcional do Mobi Trekking
Crédito: Divulgação
toggle button

Com preço que parte de R$ 60.990, o Kwid Outsider chega a custar R$ 62.440 com a pintura cobrada à parte.

O Mobi Trekking tem preço sugerido de R$ 59.990 (R$ 61.918 no estado de SP). Com os dois pacotes opcionais, mais a pintura com teto preto, nas cores sólidas branco ou vermelho (R$ 750 cada) ou na metálica cinza (R$ 1.600), ele atinge o preço total de R$ 63.790 (R$ 65.840 SP).

Conclusão

São carros muito parelhos em suas propostas. O Kwid custa um pouco mais caro, mas conta com um motor mais moderno e airbags laterais – além disso, tem mais espaço para no banco traseiro e no porta-malas. Já o Mobi, com os opcionais, fica mais equipado que o rival sem cobrar tanto a mais pelos itens extras.

Comentários