Novo Nissan Versa Ou Sentra Seminovo

Novo Nissan Versa ou Sentra seminovo? Confira!

Listamos tudo de bom que a inédita geração do sedã compacto e o atual sedã médio oferecem. Qual é mais vantajoso?


  1. Home
  2. Comparativos
  3. Novo Nissan Versa ou Sentra seminovo? Confira!
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Novo Nissan Versa ou Sentra seminovo? Essa é a pergunta que clientes e fãs da marca devem ter feito quando viram o lançamento da inédita geração do sedã intermediário, no final de outubro. O novo Versa, agora, custa de R$ 72.990 a R$ 92.990 e por esse valor mais alto dá para comprar a configuração mais completa de um Sentra seminovo, a SL, ou mesmo a versão de entrada S de uma unidade zero km.

Vale lembrar que o Versa é menor que o Sentra. O modelo de nova geração é, também, rival direto de Chevrolet Onix Plus, Volkswagen Virtus, Fiat Cronos, Toyota Yaris Sedan, Honda City e Caoa Chery Arrizo 5, entre outros. Mas vamos colocar no papel: por R$ 93 mil, você levaria um Versa Exclusive CVT zero km ou um Sentra SL seminovo, de 2018 ou 2017? Vamos ver o que cada um deles oferece antes de você se decidir.

Novo Nissan Versa ou Sentra seminovo?

Para ajudar sua decisão, vamos citar alguns quesitos importantes considerados na cabeça de quem compra um sedã. Já que consideramos que as duas opções têm o mesmo preço, vamos destacar as virtudes de cada um deles quanto ao espaço, equipamentos e motorização.

 Novo Nissan Versa ou Sentra seminovo? Se você é fã da marca japonesa, nós ajudamos a tirar essa dúvida
Legenda: Novo Nissan Versa ou Sentra seminovo? Se você é fã da marca japonesa, nós ajudamos a tirar essa dúvida
Crédito: Arte sobre Divulgação

Espaço

A escolha por um sedã compacto ou intermediário, na maioria das vezes, significa que o cliente precisa de mais espaço do que um hatch ou um monovolume podem oferecer. Recém-lançado, o Versa oferece 4,49 m de comprimento, 2,62 m de entre-eixos e 482 litros de capacidade no porta-malas.

O Sentra, por sua vez, é maior por ser um carro médio: 4,64 m de comprimento, 2,70 m de entre-eixos e 503 litros de porta-malas. Isso significa que se sua necessidade for somente espaço e volume de bagageiro, o Sentra atende melhor, ainda que seja preciso deixar claro que o Versa não é um veículo apertado.

Equipamentos

Neste ponto, Nissan Versa tem itens considerados como de carros de luxo até pouco tempo atrás. Ar-condicionado automático, seis airbags, sistema de frenagem autônoma de emergência, central multimídia com conexão sem fio para Apple CarPlay e AndroidAuto e bancos em couro, por exemplo, são alguns desses itens.

Destes, o Sentra SL seminovo tem os bancos de couro, os airbags e o ar-condicionado automático (com duas zonas de resfriamento). Ele compensa a falta do sistema de frenagem autônoma de emergência e central multimídia com conexão sem fio para Apple CarPlay e AndroidAuto com outros equipamentos, como um alerta de colisão frontal; os faróis dianteiros em LED; o teto solar elétrico e o som da grife Bose.

Resumo: por estar uma geração à frente, o novo Versa meio que se equipara ao Sentra em nível de equipamentos, com destaques para os dois lados nesse quesito.

Nissan Sentra 2.0 S 16v Flexstart 4p Automatico Wmimagem17495833563
Sentra seminovo é ótima compra, mas se você é fã do sedã e tem grana, fique atento: uma nova geração chega em 2021
Crédito: Reprodução

Motorização

Aqui, importante lembrar, nosso intuito não é eleger um melhor e um pior, mas só mostrar o que cada um deles tem de bom para entregar. O Novo Versa tem motor 1.6 16V flex de até 114 cv e 15,1 kgf.m de torque, com câmbio manual de cinco marchas na versão de entrada e caixa de transmissão CVT nas demais configurações. Acelera de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos e atinge 180 km/h de máxima.

Já o Sentra é sempre equipado com motor 2.0 16V flex de até 140 cv e 20 kgf.m de torque, com o mesmo câmbio CVT que seu irmão menor. Arranca de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e chega a 186 km/h de velocidade máxima. É mais forte em números de potência, torque e desempenho, mas perde quando falamos de consumo. Segundo dados do Inmetro, os valores são os seguintes:

  • Novo Nissan Versa 1.6 16V CVT: 8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada com etanol; 11,7 km/l e 13,9 km/l, respectivamente, com gasolina.
  • Nissan Sentra SL CVT: 6,7 km/l na cidade e 9,1 km/l na estrada com etanol; 9,9 km/l e 12,7 km/l, respectivamente, com gasolina.
  • Nissan Sentra
    Novo Nissan Sentra é um dos carros que devem ser lançados no Brasil no ano que vem
    Crédito: Divulgação

    Conclusão

    A conclusão é você, cliente, quem tira. Mas é preciso destacar o seguinte: de um lado temos um sedã mais novo (o Versa), com projeto mais recente, motor mais econômico, que não é apertado e tem boa lista de equipamentos, sem contar toda a assistência oferecida pela Nissan na compra de um veículo zero km (garantia, revisões programas, suporte online 24h etc.).

    Do outro, um seminovo que já teve dono e possivelmente revisões já realizadas, portanto com peças e sistemas mecânicos já relativamente desgastados, mas que é mais espaçoso, tem porta-malas maior, acelera mais e ainda é mais robusto em relação à quantidade de equipamentos na cabine. Se o seminovo for a sua opção, procure conhecer o histórico do carro e levá-lo a um mecânico ou especialista antes de decidir fechar o negócio.

    Comentários