Novo Versa X Toyota Yaris

Novo Versa vs Toyota Yaris: 1ª duelo com o calouro

Comparação foi feita com as versões topo de linha de ambos os modelos, as duas recheadas de equipamentos


  1. Home
  2. Comparativos
  3. Novo Versa vs Toyota Yaris: 1ª duelo com o calouro
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O novo Nissan Versa mal chegou às concessionárias brasileiras e já começamos a compará-lo com os principais concorrentes. Neste nosso primeiro duelo com o calouro, apresentado nesta quarta-feira (29), confrontamos o sedã mexicano com o sorocabano Toyota Yaris Sedan, o rival mais parecido em motorização, equipamentos, espaço interno, preço e custos de revisão.

Para equilibrar a disputa, uma vez que o Toyota só recebe airbags laterais e de cortina na versão topo de linha, levamos em consideração as configurações mais completas de cada modelo: Versa Exclusive (R$ 94.990) e Yaris Sedan XLS Connect (R$ 93.790).

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Motorização

Ambos vão na contramão da tendência dos motores turbinados e apostam em propulsores aspirados de baixa cilindrada. O Versa manteve o conjunto mecânico compartilhado com o SUV Kicks, enquanto o Yaris Sedan herdou o propulsor do Etios.

O 1.6 flex do Versa entrega 114 cv de potência e 15,1 kgf.m de torque, associado ao câmbio automático CVT. De acordo com os dados de fábrica, o sedã acelera de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos e atinge os 180 km/h de velocidade máxima.

As medições de consumo informadas pelo Inmetro são de 11,7 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada com gasolina. Abastecido com etanol, o sedã automático faz 8 km/l em ciclo urbano e 10 km/l em percurso rodoviário.

Toyota Yaris Sedan Xls Connect 1.5 2020
Yaris Sedan XLS Connect faz de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos e alcança 183 km/h
toggle button

O Yaris Sedan leva sob o capô um motor 1.5 flex, capaz de gerar 110 cv e 14,9 kgf.m, também combinado a uma transmissão automática CVT, porém, com paddle shifters (abas para mudanças de marcha) no volante para simular a troca de sete marchas. O Toyota faz de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos e alcança os 183 km/h.

Já o consumo divulgado com gasolina é de 12 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada. As médias com etanol são de 8,3 km/l e 10,1 km/l, respectivamente.

Por ser um pouco mais potente, o motor do Versa leva vantagem nas acelerações, mas o propulsor do Yaris Sedan permite atingir uma máxima um pouquinho superior. Os números de consumo também são bem parelhos, mas o Toyota sai na frente do comparativo por andar junto do rival com menor uso de combustível.

Equipamentos

Ambos têm ar-condicionado automático, central multimídia com tela de 7" e bancos de couro. No entanto, o Versa acrescenta painel de instrumentos parcialmente digital, faróis full LED com acendimento automático, rodas de liga leve aro 17" (as do Yaris têm 15") e alerta de esquecimento de objetos no banco traseiro. O Toyota, por sua vez, é o único modelo da categoria a oferecer teto solar elétrico de série.

Nissan Versa (19)
Novo Versa tem entre os equipamentos de segurança câmera 360º e tecnologias de auxílio à condução
Crédito: divulgação
toggle button

Os dois sedãs são equipados de fábrica com airbags frontais, laterais e de cortina, mas apenas o Yaris Sedan XLS adiciona a bolsa inflável para proteger os joelhos do motorista.

Só que o Versa Exclusive complementa o seu pacote de equipamentos de segurança com câmera de visão em 360º e tecnologias de auxílio à condução, como sensor de ponto cego e alertas de tráfego cruzado e de colisão com frenagem autônoma. Mais equipado que o rival, o Nissan empata o duelo em 1 a 1.

Espaço interno e porta-malas

O novo Versa mede 4,49 metros de comprimento ante os 4,42 m do Yaris Sedan, diferença praticamente irrelevante se considerarmos apenas as dimensões externas. O Nissan também leva vantagem de 7 centímetros na distância entre-eixos: 2,62 m contra 2,55 m do Toyota.

Outro fundamento essencial para quem compra sedãs é o tamanho do porta-malas. E esse quesito pesou a favor do Versa para virar o jogo contra o Yaris Sedan. O compartimento do Nissan acomoda 482 litros de bagagem, enquanto o do Toyota leva 473 litros.

Preço

A diferença de preços entre as versões mais equipadas do novo Versa e do Yaris Sedan é de apenas R$ 1.200. Esse valor nem é elevado se levarmos em consideração os equipamentos extras que o Nissan traz a mais, mas também pode ser utilizado para amortizar uma prestação ou ajudar a pagar o seguro, por exemplo. Placar: 2 a 2.

Garantia

O Yaris Sedan tem cinco anos de garantia sem limite de quilometragem (para uso particular) contra os três anos de cobertura do Versa. Placar: 3 a 2 para o Toyota.

Revisões

O Yaris Sedan cobra R$ 1.421 pelas três primeiras revisões (anuais ou a cada 10.000 km). Já o Nissan estreia com uma promoção de lançamento em que as manutenções até 30.000 km são gratuitas para a versão topo de linha. Placar final: 3 a 3.

Comentários