Onix Plus Premier ou Tracker

Duelo: Onix Plus Premier ou Tracker de entrada?

É melhor levar para casa a versão mais cara e completa do sedã ou a configuração básica do SUV que tem o mesmo motor?


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Essa eu ouvi de um amigo que tinha R$ 90 mil para investir em um carro para a família (esposa e dois filhos pequenos): "estou na dúvida entre um Chevrolet Onix Plus Premier ou um SUV compacto de entrada, talvez o Tracker". Afinal, Onix Plus Premier ou Tracker básico, qual a melhor opção?

Antes de seguir com a comparação para saber qual dos dois combina melhor com seu estilo de vida, vamos deixar claro: esse comparativo não tem como objetivo eleger ou definir qual dos dois é melhor que o outro. Queremos, sim, dissertar a respeito de ambos para que você, que por acaso tem uma dúvida parecida, saiba em qual deles investir.

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Onix Plus Premier ou Tracker: mimos ou robustez?

Antes de elencar ponto a ponto, é preciso considerar o seguinte: o Onix deste duelo é o mais completo entre todas as suas versões (vendido a R$ 89.830). É, portanto, muito bem equipado. Já o Tracker está neste comparativo em sua versão de entrada (de R$ 92.850), sem muitos dos equipamentos que o sedã consegue oferecer.

O três-volumes tem, por exemplo, carregador de celular por indução; assistente de estacionamento; sensor de ponto cego; monitoramento de pressão dos pneus; seis airbags; roda de liga aro 16"; ar-condicionado digital com função automática; assistente de partida em rampas; chave presencial; partida do motor por botão; central multimídia com tela de oito polegadas com internet via wifi.

Chevrolet Onix Plus Premier 2020
O painel dos dois é parecido por serem feitos sobre a mesma plataforma, mas o do Onix Plus é bem mais completo
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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O SUV, por sua vez, assim como o sedã, oferece controles eletrônicos de estabilidade e tração, seis airbags, ganchos Isofix para fixação de cadeirinhas infantis e vidros e travas elétricos, mas não vem com assistente de partida em rampas ou sistema de estacionamento automático entre os itens de segurança. Além do mais, as rodas de 16 polegadas são de aço e cobertas por calotas.

Fora isso, a chave do Tracker é do tipo canivete (sem função presencial), o ar-condicionado não tem função automática ou telinha digital e o SUV não oferece partida do motor por botão, carregador de celular por indução, sensor de ponto cego e monitoramento de pressão dos pneus. A central multimídia é a mesma (com tela de 8"), mas não há internet e o conjunto de som é menos poderoso.

Então se carro completo e bem equipado for mais importante que espaço interno, desempenho ou consumo para você, nem siga adiante e já defina que o Onix Plus Premier 2 é sua melhor opção, até porque ele ainda é cerca de R$ 3 mil mais barato.

Chevrolet Onix Plus Premier 2020
Onix Plus foi uma das importantes novidades da GM em 2019
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Motor igual, câmbio diferente

Já sabemos que o Onix Plus é mais barato e mais completo que o Tracker. Agora vamos dar uma olhada nos motores. O sedã usa um 1.0 turbo de até 116 cv e 16,8 kgf.m de torque, disponíveis a 2.000 rpm. O câmbio é automático de seis marchas. Com esses números, consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos e chegar a 177 km/h de velocidade máxima.

O Tracker usa o mesmo motor nessa versão de entrada (na mais cara o escolhido é um 1.2 turbo), mas a caixa de câmbio do SUV é manual (também de seis marchas). Com isso, ele consegue fazer o 0-100 km/h em 10,5 segundos e chegar a 177 km/h, ou seja, ainda é ligeiramente mais lento que o sedã, se considerarmos a aceleração.

Quando falamos de consumo, temos um empate, já que os números mostram que o Onix é mais econômico na estrada, enquanto Tracker leva a melhor na cidade. Curioso, já que o SUV pesa 1.196 kg, 79 kg (praticamente uma pessoa) a mais que o Onix Plus, que tem 1.117kg. Confira os dados oficiais do Inmetro:

  • Onix Plus Premier: 8,6 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada com etanol; 12 km/l e 15 km/l, respectivamente, com gasolina.
  • Tracker Turbo M/T: 9 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada com etanol; 13 km/l e 14,8 km/l, respectivamente, com gasolina.
  • Tracker Com Calotas
    Tracker básico vem com calotas sobre rodas de aço e sem quase equipamentos luxuosos como o Onix Plus Premier
    Crédito: Divulgação
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    Espaço interno

    Vamos finalizar este duelo com os dados de conforto e porta-malas, já que os dois têm o mesmo tempo de garantia, valores próximos de serviços de pós-venda e também o mesmo número de concessionárias espalhadas pelo país.

    O Onix Plus tem 4,47 m de comprimento e 2,60 m de entre-eixos, o que resulta em um bom espaço interno para quatro adultos - dois no banco traseiro. Já o Tracker tem 4,27 m de comprimento total e 2,57 m de entre-eixos, ou seja, é menor em espaço interno que o sedã - portanto se esta for sua prioridade, o Onix mostra mais uma vez ser mais vantajoso.

    Para fechar, uma rápida comparação entre o volume dos porta-malas: 469 litros no sedã contra 393 litros no SUV. É a prova de que, mesmo mais baixo, o Onix Plus consegue oferecer mais espaço para os passageiros e para bagagem - prova de que nem todos os SUVs são mais confortáveis que outros tipos de carroceria, como muita gente imagina. O Tracker, por sua vez, responde com a maior altura, ideal para estradas de terra e cascalho.

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