Em 2017, escrevi uma avaliação do Honda Fit para outra publicação. Nela, destaquei que faltava sensualidade ao modelo, mas lhe sobrava pragmatismo. Seu fabricante teve o mesmo diagnóstico e, naquele mesmo ano, lançou o WR-V, variante SUV do monovolume. Mas será que o utilitário tem, de fato, um quê a mais? Colocamos frente a frente Fit e WR-V no nosso comparativo virtual para tentar descobrir.
No ringue, temos de um lado o Honda Fit EXL 2021, versão de topo do monovolume, que tem preço sugerido de R$ 95.100. No outro corner temos o WR-V EXL 2021, configuração mais cara do SUV, que sai a partir de R$ 98.600. Já viu que a diferença no bolso é pequena, né? Então vamos lá.
Não vamos nos ater ao design prático do Fit e tampouco às plumas e paetês que a Honda colocou no WR-V para que ele ficasse com um corpanzil de SUV. Vamos às medidas de Fit e WR-V:
O monovolume tem 4,09 m de comprimento, 1,53 m de altura, 1,69 m de largura e 2,53 m de entre-eixos. O peso do veículo é de 1.520 kg. O volume do porta-malas do Fit é de 363 litros. Já o SUV mede 4,06 m de comprimento, 1,59 m de altura, 1,73 m de largura e tem 2,55 m de entre-eixos. O peso bruto total do WR-V é de 1.590 kg e a capacidade do porta-malas é de 363 litros, mesma do Fit.
Os números, como você pode perceber, são praticamente os mesmos. As nuances se dão por conta dos ajustes que a Honda fez para transformar o Fit num SUV de shopping como o WR-V. Não à toa, o utilitário tem vão livre do solo de 20,7 cm e ângulos de entrada e saída de 21 e 33 graus respectivamente.
Aqui, Fit e WR-V também se equiparam. Os dois vêm equipados com o mesmo motor 1.5 16V SOHC i-VTEC FlexOne de 116 cv e 15,3 kgf.m de torque. A transmissão também é igual, do tipo CVT com simulação de marchas e opção de trocas nas aletas.
Acha que eles diferem no quesito suspensão? Achou errado. Na dianteira, tanto Fit quanto WR-V têm a McPherson. Na traseira eles têm barra de torção.
Os dois modelos têm desempenho comedido, sem sobras. Quando exigido, o conjunto mecânico deles hesita um pouco na resposta. A suspensão é firme, bem acertada. Embora a rolagem da carroceria do WR-V seja um pouco mais acentuada, é bem parelha com a do Fit. A progressividade de direção é satisfatória e os dois modelos se saem muito bem nas manobras.
O WR-V ganhou controles de tração e estabilidade de série na linha 2021. A versão topo de linha do SUV tem ainda seis airbags para a proteção dos ocupantes. Ele também dispõe de ar-condicionado digital, central multimídia de 7' e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay.
O modelo tem ainda câmera de ré, piloto automático, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema de configuração dos bancos Magic Seat e retrovisor fotocrômico. O Fit EXL, por R$ 3 mil a menos, tem pacote similar.
O pragmatismo do Fit é contagiante. O modelo pode não ser considerado um SUV, mas é um ótimo veículo para a família. O WR-V, felizmente, partilha dessa praticidade do irmão mais careta, porém adiciona ao pacote, graças aos ajustes finos e às plumas e paetês no acabamento, a sensação de se estar num utilitário esportivo.
Vai do gosto do freguês optar por um carro mais sóbrio ou por outro com alguns adereços. Ambos são capazes e bons veículos para a cidade.



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