Power Supply Connect To Electric Vehicle To Charge The Battery 3d Rendering

Quanto custa rodar mil quilômetros com um híbrido?

Os carros que unem motores a combustão e elétrico são conhecidos pelo baixo consumo. Veja o impacto disso na vida real


  1. Home
  2. Comparativos
  3. Quanto custa rodar mil quilômetros com um híbrido?
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Os carros híbridos estão cada vez mais presentes nas ruas e estradas brasileiras. Ao combinar motores elétrico e a combustão, esses modelos permitem obter um consumo médio de combustível mais baixo que nos dos modelos que usam apenas motores convencionais - e, ao mesmo tempo, se livram da dependência das redes de carregadores como acontece com os automóveis 100% elétricos. Mas você sabe qual é o impacto disso em termos de gastos reais com combustível? Com base nos consumos dos modelos híbridos mais acessíveis do mercado automotivo brasileiro, medidos pelo Inmetro, calculamos qual seria o custo para rodar 1.000 quilômetros com gasolina. Usamos como base para cálculo o valor de R$ 7,29, preço médio da gasolina aditivada na cidade de São Paulo segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), medido entre os dias 22 e 28 de maio.

 

Foto 1 Kia Stonic
O interessantíssimo SUV Kia Stonic é um híbrido leve e vem equipado com um motor 1.0 turbo
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

1. Kia Stonic

Com preço a partir de R$ 147.990, o SUV Kia Stonic está equipado com um conjunto motriz do tipo híbrido leve. Tem um pequeno motor elétrico no lugar do alternador, que permite que o propulsor a combustão desligue automaticamente por curtos períodos com o carro em movimento. O resultado é uma redução no consumo de combustível, embora de uma maneira menos drástica do que em um híbrido "puro". O Stonic, por exemplo, usa um propulsor 1.0 turbo de 118 cv e registra médias de 13,3 km/l (cidade) e 13,2 km/l (estrada). Com esses números de consumo, o motorista teria que desembolsar R$ 548 para rodar 1.000 quilômetros nas ruas e R$ 552 nas rodovias.

 

O Toyota Corolla foi o primeiro modelo híbrido fabricado no Brasil
Crédito: Divulgação
toggle button

2. Toyota Corolla

Em sua versão Altis Hybrid, o Toyota Corolla parte de R$ 177.590. Com um motor flex de 101 cv combinado a um elétrico de 72 cv, o Corolla é um híbrido padrão, que permite rodar apenas usando o propulsor alimentado pela bateria em situações de baixa demanda de força e potência. Abastecido com gasolina, o sedã médio registra consumo de 16,3 km/l (cidade) e 14,5 km/l (estrada). Com isso, o motorista terá que desembolsar R$ 447 para rodar 1.000 quilômetros em trajeto urbano e R$ 503 no trajeto rodoviário.

 

O Toyota Corolla Cross usa o mesmo conjunto híbrido flex aplicado no sedã médio
Crédito: Divulgação
toggle button

3. Toyota Corolla Cross

O SUV Toyota Corolla Cross parte de R$ 196.290 em sua variação XRV Hybrid. É mais leve que o sedã, mas a maior altura de rodagem e a carroceria menos aerodinâmica resultam em números diferentes em termos de consumo. De acordo com os dados do programa do Inmetro de etiquetagem das informações de consumo nos carros (PBE Veicular), o Corolla Cross registra médias de consumo com gasolina de 17 km/l (cidade) e 13,9 km/l (estrada). O motorista desembolsa R$ 429 para rodar 1.000 quilômetros em trajeto urbano e R$ 525 no trajeto rodoviário.

 

Um dos modelos mais baratos da Lexus no país, o UX 250h tem potência combinada de 184 cv
Crédito: Divulgação
toggle button

4. Lexus UX 250h Dynamic

O SUV UX 250h é um dos modelos mais acessíveis da Lexus no Brasil. Com preços a partir de R$ 265.990, é uma espécie de parente distante (e mais rico) do Corolla Cross. Compartilha com o carro brasileiro a mesma plataforma GA-C, mas tem uma motorização bem mais potente. O modelo usa um motor 2.0 a gasolina e outro elétrico, e desenvolve potência combinada de 184 cv. O consumo é de 16,7 km/l (cidade) e 14,7 km/l (estrada). Ou seja, para rodar 1.000 quilômetros são necessários R$ 437 e R$ 496, respectivamente.

 

Híbrido plug-in, o Mini Cooper S E Countryman All4 pode rodar até 57 quilômetros apenas no modo elétrico
Crédito: Divulgação
toggle button

5. Mini Cooper

Partindo de R$ 274.990, o Mini Cooper S E Countryman All4 é o único híbrido plug-in da lista. Neste tipo de híbrido, a bateria do motor elétrico pode ser carregada na tomada. No caso do SUV britânico, isso permite rodar até 57 km sem acionar o propulsor a gasolina. Com uma potência combinada de 224 cv, o Mini tem um consumo ainda melhor que os dos híbridos "sem tomada": 38,5 km/l (cidade) e 31,8 km/l (estrada). Para rodar 1.000 quilômetros, o motorista desembolsa R$ 189 no uso urbano e R$ 229 nas rodovias.

 

Comparação com os modelos convencionais

A tecnologia híbrida permite que carros de porte médio e até grande tenham rendimento melhor que o de populares 1.0. Para se ter uma ideia, o dono de um Chevrolet Onix precisa desembolsar R$ 525 para rodar 1.000 quilômetros na cidade com gasolina aditivada. Ou R$ 88 a mais do que o condutor de um Lexus UX 250h, que tem um conjunto motriz com 100 cv a mais. Já comparando o Corolla Cross Hybrid com sua versão 100% a combustão, a diferença é ainda mais gritante: são necessários R$ 634 para percorrer os mesmos 1.000 quilômetros em vias urbanas. Ou R$ 205 a mais que no híbrido.

(Por Evandro Enoshita)

 

Comentários