O segmento de SUVs compactos é, atualmente, um dos mais disputados do mercado brasileiro. Com visual robusto, equipamentos de conforto e tecnologias cada vez mais completas, modelos como Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross e Honda HR-V não apenas lideram em vendas, mas também se consolidam como sonhos de consumo para muitos motoristas.
Neste comparativo, botamos lado a lado as versões topo de linha desses três SUVs: Hyundai Creta Ultimate, Volkswagen T-Cross Highline e Honda HR-V Touring. Avaliamos design, espaço, tecnologia, desempenho, consumo e custos para ajudar quem está na dúvida a tomar a melhor decisão.
Acompanhe as notícias do "WM1" em nosso canal do WhatsApp Deixe seu carro usado como 0 km: acesse a Webmotors Serviços Anuncie seu veículo na Webmotors com 20% de desconto
T-Cross x Creta x HR-V: qual leva a melhor?
No visual, o Creta exibe em linhas robustas e modernas, grade frontal pintada de preto brilhante e conjunto óptico com assinatura em LED. O T-Cross mantém um estilo mais conservador, mas elegante, enquanto o HR-V é o mais recente a ser atualizado - e tem desenho refinado, com para-choques redesenhados e lanternas full-LED.
Entre os três, o HR-V é o mais comprido (4,39 m), mas tem o menor porta-malas, com 354 litros. Nesse aspecto, o Hyundai Creta leva a melhor, com 433 litros - bom volume para famílias ou para quem viaja bastante.
O T-Cross fica no meio do caminho: tem 373 litros de capacidade no porta-malas, mas em contrapartida entrega a maior distância entre-eixos (2,65 m), o que representa uma vantagem em espaço interno.
Tecnologia a bordo
Em tecnologia, todos são equipados com central multimídia com espelhamento sem fio, painel digital e carregador de celular por indução nas versões mais caras.
O Creta, no entanto, se destaca por ter central maior (10,25 polegadas) e ser o único com câmera 360°, recurso bastante útil em manobras urbanas. E também tem câmeras nos dois retrovisores para ajudar na hora de mudar de faixa, anulando o ponto cego.
O T-Cross também tem boa central - usa o sistema VW Play -, e ainda oferece um sistema de refrigeração no carregador de celular, para que o smartphone não esquente.
O HR-V tem tela menor (oiro polegada"), mas compensa com a câmera no retrovisor que ajuda a reduzir pontos cegos (o auxílio é só do lado direito) e com o sistema Magic Seat, que amplia a versatilidade do banco traseiro. Mas há algo que joga contra: é o único do comparativo que não tem teto solar.
Motores turbinados
Na mecânica, o Creta é o mais potente e também o rápido: com motor 1.6 turboflex com até 193 cv de potência e 27 kgfm, acelera de zero a 100 km/h em 7,8 segundos.
O HR-V usa motor 1.5 turboflex de 177 cv e 24,5 kgfm de torque, e o T-Cross é movido pelo conhecido 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm.
Apesar de ser o menos potente, o SUV da Volkswagen é o mais eficiente no consumo, com média de 14,2 km/l na estrada. No uso urbano, os três ficam muito próximos. Compare os dados dos três com gasolina no tanque:
Cidade:
- Creta - 11,9 km/l
- T-Cross - 11,6 km/l
- HR-V - 11,5 km/l
Estrada:
- Creta - 13,5 km/l
- T-Cross - 14,2 km/l
- HR-V - 12,9 km/l
E quais são os preços?
Quando falamos em preços, o T-Cross é o mais barato: R$ 187.490. O Creta fica no meio, por R$ 199.950, enquanto o HR-V já ultrapassa a barreira dos R$ 209 mil - custa R$ 209.900.
O Creta leva vantagem no custo das cinco primeiras revisões: R$ 4.241, contra R$ 4.824 do T-Cross e R$ 4.456 do HR-V.
Já no seguro o SUV da Volks surpreende: média de R$ 3.500, enquanto os de Creta e HR-V têm cotações médias de R$ 4.500.
Conclusão
Cada um tem seus trunfos: o HR-V agrada pelo visual refinado e pelo excelente sistema Magic Seat, mas cobra (bem) mais caro por isso - a diferença para o T-Cross é de quase R$ 20 mil!
O T-Cross entrega boa tecnologia e ótimo custo com seguro e consumo. E também pesa para seu lado a gigantesca estrutura de lojas da Volks por todo o país.
Mas, no conjunto da obra, o WM1 elege o Hyundai Creta Ultimate como vencedor: é mais potente, mais rápido, tem o maior porta-malas e ainda oferece o pacote tecnológico mais completo, inclusive com a vantagem da exclusiva câmera 360°.
Dos três, é o que melhor equilibra performance, espaço e custo-benefício dentro do universo dos SUVs compactos. É, portanto, o que entrega mais pelo seu dinheiro.
Comentários