Hoje vamos (tentar) resolver uma dúvida bem complicada. Você tem família com pelo menos dois filhos, guardou um dinheiro e se planejou para comprar um SUV médio. Chegou a R$ 220 mil para investir. E aí, você vê duas ótimas possibilidades: um Volkswagen Tiguan R-Line 350 TSi 0 km ou Volvo XC60 seminovo?
Não vamos responder essa pergunta com uma conclusão óbvia porque você já conhece os benefícios e as desvantagens de se comprar carros zero km e seminovos. Mas vamos elencar o que cada um deles tem de melhor para ver qual se encaixa melhor com seu perfil.
Em termos de preços, nada muito diferente. Um Volkswagen Tiguan R-Line 350 TSI zero km atualmente custa R$ 217.650, mas pode chegar a R$ 226.070 se for equipado com o teto solar panorâmico e tiver alguma cor especial. Por estes valores, você encontra unidades seminovas de 2018 do Volvo XC60 na Webmotors.
Se estas forem suas prioridades, os dois carros prometem propostas diferentes, apesar de serem quase do mesmo tamanho (o Tiguan tem 4,71 m de comprimento, contra 4,69 m do XC60). Em primeiro lugar deve ser considerada a oferta de assentos: são sete no modelo da Volks e só cinco no carro da Volvo - sete lugares em veículos da marca sueca só no utilitário maior, o XC90. Mesmo assim, adultos vão com mais conforto no SUV da Volvo, já que o XC60 oferece 2,87 m de entre-eixos, contra 2,79 m do Tiguan - resultado de uma plataforma mais nova e avançada.
Já em termos de porta-malas, a vantagem volta para o carro da Volks, que dispõe de 686 litros na posição convencional quando os dois bancos da terceira fileira estão abaixados - e 216 litros se eles estiverem levantados. O Volvo oferece 505 litros de capacidade, o que não é ruim, mas é inferior ao espaço para bagagem do carro alemão.
Nesse sentido a disputa é muito nivelada, por isso é bom ficar de olho no estado do XC60 seminovo. O Volkswagen Tiguan é equipado com um motor 2.0 turbo com injeção direta capaz de render 220 cv e 35,7 kgf.m de torque, movido por câmbio automatizado de dupla embreagem e tração 4x4 "4Motion".
O Volvo também é guiado por um motor 2 litros turbinado, com os mesmos 35,7 kgf.m de torque, mas com 254 cv de potência. No caso do carro sueco, o câmbio é automático por conversor de torque, de oito marchas, e a tração é integral de maneira permanente - e não sob demanda, como no caso do modelo da Volks.
Vamos aos números de desempenho e consumo da dupla. O Tiguan acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e pode chegar a 223 km/h de velocidade máxima. Já o Volvo faz o 0-100 km/h nos mesmos 6,8 segundos, mas para nos 220 km/h, apenas 3 km/h antes do modelo alemão.
Com dados de performance tão parecidos, o consumo pode ser um diferencial. Como os dois rodam somente com gasolina, fica até mais fácil para fazer a comparação. O Tiguan faz 8,3 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada; já o Volvo XC60 consegue bater 8,5 km/l na cidade e 10,3 km/l em rodovias - números muito próximos, mas ligeiramente melhores para o lado sueco.
Outro quesito muito nivelado é a quantidade de equipamentos tecnológicos nos dois carros. É nesse ponto que o status de carro premium pode fazer a diferença para o Volvo, já que é o único entre os dois que oferece um sistema de condução semi-autônoma que podemos chamar de completo, com corretor para escapadas de faixa e ACC com retomadas a partir do zero.
O Tiguan também tem ACC, alerta de colisão e sistema de frenagem de emergência, mas ainda não oferece a tecnologia de manutenção nas faixas - algo que só deve acontecer na reestilização do modelo, programada para o final deste ano.
De resto os dois carros são muito parelhos - nenhum oferece, por exemplo, um carregador de celular sem fio no painel, já que são projetos datados de 2017/2018, quando esse equipamento ainda não era unanimidade entre SUVs de luxo. O Volvo, ao menos, sempre ofereceu o teto panorâmico como item de série, sem cobrar a mais pelo mimo.
Já em termos de conectividade e central multimídia, os dois carros oferecem opções interessantes, ainda que cada um com seu próprio destaque. O Tiguan (ainda) não usa a central VW Play, o sistema mais moderno e conectado da empresa (que já está no Nivus, T-Cross e também estará no Taos este ano), mas oferece espelhamento de tela do celular por cabo e leitores de cartão de memória.
O Volvo responde com uma tela tátil na vertical bem intuitiva, como acontece com outros carros da empresa. O modelo também oferece espelhamentos para CarPlay e Android Auto via cabo, mas tem como diferencial o sistema de concierge Volvo on Call.
A conclusão desse comparativo é tão óbvia que quase não precisaríamos escrever: tanto VW Tiguan quanto Volvo XC60 são dois ótimos SUVs médios, recheados de tecnologia, equipamentos, ótimos conjuntos mecânicos e espaço interno.
O carro da Volks é a opção para quem realmente precisa de dois lugares extras ou faz questão de um porta-malas exagerado; já o modelo da marca sueca é mais voltado a quem busca um carro luxuoso, espaçoso e que ainda tenha o requinte de ter a insígnia de uma empresa do segmento premium. Se você encontrar um seminovo em bom estado, pode ter certeza de uma ótima aquisição.



Email enviado com sucesso!