Você vai ler o título "Volkswagen Nivus vs Peugeot 208" e achar que ficamos loucos. Como comparar um SUV-cupê com um hatch compacto? Explicamos: em muitos duelos, acredite, o preço é decisivo. Nunca esqueço do caso de um amigo que me perguntou se comprava uma Chevrolet S10 2010, um Citroën C4 Lounge 2013 ou um Onix zero km - todos disponíveis, na época, por algo perto de R$ 50 mil.
E nesse embate inédito aqui no WM1, entre Volkswagen Nivus e Peugeot 208, levamos em consideração a versão de entrada do SUV e a topo de linha do hatch - sem considerar, lógico, a configuração elétrica -, que custam, respectivamente, R$ 118.350 e R$ 112.790. No duelo, vamos categorizar seis quesitos: preço, equipamentos, mecânica (motor e câmbio), espaço interno e porta-malas, mas lembramos que não definimos vencedor.
Como se vê, o Peugeot 208 sai na frente por custar cerca de R$ 5,5 mil a menos. Na versão Griffe 1.6, topo de linha, ainda carrega o status de ser um dos hatches compactos mais equipados de seu segmento, com itens de condução semi-autônoma como alerta e correção de mudança involuntária de faixa e sistema de reconhecimento de placas de velocidade.
O Nivus, por sua vez, também vem com algumas chancelas, como a de ser o primeiro SUV-cupê feito no Brasil e um dos precursores dessa categoria considerada inédita por aqui. E também é um dos representantes do novo nível de tecnologia da VW, mas os itens como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem autônoma e parada de emergência pós-colisão só aparecem na versão mais cara - de quase R$ 135 mil.
Mas falaremos sobre equipamentos mais abaixo.
Nesse quesito, vamos salientar os itens diferenciados que destacam a dupla frente a outros carros de suas respectivas categorias. O Peugeot 208 traz, fora todo o conteúdo essencial de um modelo de R$ 112 mil, faróis full-LED; quadro de instrumentos digital em 3D (painel do tipo iCockpit); câmera de manobra com visão 180°; sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento traseiro; alerta de colisão; farol alto inteligente; bancos em Alcântara e os itens de condução semi-autônoma já citados.
O Nivus, por outro lado, vem sem os equipamentos mencionados e itens como o Active Info Display, o tradicional quadro de instrumentos digital e configurável; retrovisor eletrocrômico, detector de fadiga e indicador de pressão dos pneus; faróis de neblina com luz de conversão estática; bancos de couro, rodas aro 17" (que são diamantadas de 16 polegadas no 208) e sensor de estacionamento dianteiro.
Na prática, a gente pode dizer que o Nivus de entrada, chamado Comfortline, é muito bem equipado, mas o 208 ainda leva vantagem nesse quesito e se essa for sua prioridade na hora de decidir a compra, com certeza o 208 se torna mais negócio.
Ainda nesse assunto, vale dizer que as centrais multimídia dos carros se equivalem por serem modernas e bastante intuitivas - e se isso for alterar sua decisão, é importante destacar que a da Volks oferece mais interações com aplicativos que a da Peugeot.
Agora vamos comparar o que cada um guarda sob o capô. O Peugeot é equipado com o conhecido 1.6 16V, flex, de até 118 cv de potência e 16,1 kgf.m de torque. O câmbio disponível é sempre automático de seis marchas.
Isso, em números, significa aceleração de 0 a 100 km/h em 12 segundos e velocidade máxima de 190 km/h. No consumo, faz 7,7 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada com etanol; e 11 km/l e 13,2 km/l, respectivamente, com gasolina.
O Nivus responde com o ótimo conjunto 1.0 TSI (turbo) de 128/116 cv e 20,4 kgf.m e caixa de câmbio automática de seis marchas. Esse trem-de-força faz o crossover acelerar de 0 a 100 km/h em 10 segundos e atingir a velocidade máxima de 189 km/h. Já o consumo é o seguinte: 7,7 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol; 10,7 km/l e 13,2 km/l, respectivamente, com gasolina.
São números muito parecidos, principalmente os de consumo e a velocidade máxima, mas o desempenho na arrancada de 0-100 do Nivus e o torque maior fazem diferença no dia a dia.
Complicado comparar o espaço de dois carros de categorias diferentes, mas aqui é preciso lembrar que o entre-eixos (medição que representa o tamanho da cabine) do Nivus é o mesmo do Polo, rival direto do Peugeot 208.
O carrinho da marca francesa tem 4,06 m de comprimento e 2,54 m de entre-eixos, o que significa... bem, é um hatch compacto, então espaço interno não é um ponto tão forte. Nos bancos de trás, por exemplo, cabem dois adultos se os assentos dianteiros estiverem posicionados para pessoas com 1,75 m. Três ocupantes já complica a história.
Mas o SUV-cupê da Volkswagen, acredite, não fica tão longe. É mais comprido (4,27 m de comprimento), mas tem somente 2,57 m de entre-eixos, praticamente a mesma coisa que seu rival neste duelo.
Este fator pode te ajudar a decidir qual dos dois levar para casa. Se você supõe que o crossover da Volks vai ter mais espaço para bagagem justamente por ser um crossover e ter espaço maior que o de um hatch... temos que confirmar sua suposição. O Nivus tem bons 415 litros de porta-malas, contra apenas 265 litros do modelo da Peugeot.
O bagageiro relativamente grande do modelo da Volkswagen, inclusive, é uma das explicações para seu espaço interno "reduzido" - a marca preferiu priorizar o porta-malas do Nivus, pela proposta do carro ser mais aventureiro e descolado, do que sua área para os ocupantes. Segundo a marca, o carro mais familiar e que tem mais conforto do lado de dentro nessa faixa de preço é o... T-Cross.



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