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T-Cross x Compass: os SUVs mais vendidos em 2022

Comparativo entre o utilitário compacto da VW, na versão topo de linha, e o médio da Jeep, na configuração de entrada

por Lucas Cardoso

Os SUVs já representam quase metade do total de veículos emplacados no país, segundo dados de abril da Fenabrave (Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores). O levantamento mensal feito pela federação indica que os "altinhos" cresceram em torno de 10% nos primeiros quatro meses do ano em relação ao mesmo acumulado de 2021. A dupla de modelos que mais contribuiu para esse resultado positivo foi: Volkswagen T-Cross e Jeep Compass.
O SUV da VW emplacou 20.157 unidades entre janeiro e abril, já o utilitário médio da Jeep, que ganhou recentemente sua versão híbrida plug-in 4xe, ficou atrás por pouco mais de 1 mil unidades, e totalizou 19.001 no acumulado. Apesar de serem de segmentos distintos, uma vez que o T-Cross é um SUV compacto e o Compass é médio, os dois podem ser considerados rivais em uma pequena faixa de preços.
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Volkswagen T-Cross x Jeep Compass

Na sua versão mais completa Highline, o T-Cross cobra R$ 159.930, enquanto o Compass sai por R$ 169.490 pela opção Sport, de entrada. A variação é de menos de R$ 10 mil e fica a pergunta: SUV da Jeep de entrada ou o da Volkswagem topo? Fizemos um comparativo digital entre os dois modelos para avaliar quem pode entregar mais. Mas, para deixar claro, aqui no WM1 não temos o propósito de definir vencedor e perdedor, mas mostrar qual pode ser o mais vantajoso para o seu bolso, de acordo com o seu perfil.

Dimensões

Ao buscar por um SUV, o comprador certamente pensa em um carro com maior espaço interno e conforto. No primeiro quesito, apesar de o SUV da Volkswagen ser um modelo compacto e o da Jeep ser um médio, o T-Cross leva vantagem. Em entre-eixos (medida que garante maior espaço na cabine), o carro da marca alemã, que é montado sobre a plataforma modular MQB, conta com 2,65 metros, contra 2,64 m do Compass.

Nas demais medidas, no entanto, o Jeep fica à frente. O SUV fabricado em Pernambuco  tem medidas maiores de largura e altura: 1,82 m (5 cm maior) e 1,64 m (8 cm a mais), respectivamente. Esses números sugerem um conforto maior para ombros e cabeça no SUV médio da marca das sete fendas.
A capacidade do porta-malas também é maior no Compass (410 litros), quando comparado ao T-Cross (373). Nessa medida, o segmento interfere diretamente, uma vez que o Jeep é bem maior em comprimento (4,40 metros) que o Volkswagen (4,20 metros), o que o ajuda a ganhar litragem no compartimento de bagagens.
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Acabamento interno e externo

Mesmo sendo a versão topo, o acabamento no Volkswagen T-Cross Highline traz poucos elementos refinados. Bancos, apoios de braço nas portas dianteiras e volante são de couro, mas há apenas variação de texturas plásticas no painel e console. O destaque do interior vai para o sistema de luz ambiente em LED, que dá um charme ao modelo.
Por fora, o modelo tem elementos cromados na grade dianteira, para-choques dianteiro e traseiro e também frisos nos vidros. Os retrovisores são pintados na cor do carro e as rodas 17" são diamantadas.
Diferente do T-Cross, o Compass Sport entrega toque macio e couro em vários pontos do interior, como na porção elevada do painel, na inferior, nos painéis das quatro portas e no console. Os bancos também são de couro no Jeep. O modelo ainda oferece mais detalhes em black piano e em partes em tom metálico.

O visual externo da versão de entrada do Compass também tem apliques em tom metálico nos vidros, mas estão na parte superior. Diferente das versões topo, a dianteira da opção de entrada tem para-choque sem detalhes cromados de acabamento. O plástico preto fosco assume esse papel. As rodas da versão também são de liga leve, mas com aro 18".

Motorização

A dupla tem motores turbo, de quatro cilindros em linha, flex, com boa potência e torque. O Compass traz o recente GSE T270 de 1.3 litro, que entrega potência de 185 cv e 27,5 kgf.m de torque. O propulsor é acoplado a câmbio automático de seis velocidades, do tipo conversor de torque.

No caso do T-Cross, o propulsor é mais conhecido: o 1.4 litro 250TSI, que entrega 150 cv e 25,5 kgf.m de força. Assim como no Compass, o propulsor casa com uma caixa de seis velocidades.
Os dois têm números parecidos no desempenho e consumo. Enquanto o T-Cross leva 8,7 segundos para ir de 0 a 100 km/h, o Jeep faz atinge a mesma marca aos 8,8 s. A máxima dos dois também, podemos dizer, que se assemelha: 198 km/h para o SUV da Volkswagen e 207 km/h para o Compass.
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O T-Cross leva a melhor no consumo de combustível. Abastecido com gasolina, o SUV da Volks faz 11 km/l de média na cidade e 13,2 km/l em rodovias. Com o mesmo combustível, o Compass Sport faz 10,5 km/l no ambiente urbano e 12,1 km/l nas estradas. A diferença pode ser influenciada pela diferença de peso dos dois modelos — 1.292 kg do T-Cross contra 1.504 kg do Jeep.

Equipados e seguros

A disputa entre a dupla fica mais acirrada quando o assunto é nível de equipamentos e tecnologias. O modelo da Jeep tem quadro de instrumentos tradicional, com computador de bordo ao centro. Já o modelo da marca alemã tem cluster 100% digital. A central multimídia do Jeep Compass tem 8,4" e a do Volkswagen T-Cross é um pouco maior, de 10,1 polegadas, ambos com Android Auto e Apple Car Play sem fio.

A dupla tem ar-condicionado digital, com a vantagem de ser de duas zonas para o Compass. O T-Cross tem câmera de ré, além de sensores dianteiros e traseiros. O SUV da Jeep traz os demais, mas não conta com o sensor dianteiro. Os dois têm start-stop e chave presencial (acesso e partida por botão).
O T-Cross conta ainda com carregador por indução e três portas USB (duas para a fileira traseira e uma no console). O equipamento para carga sem fio dos smartphones só está disponível no Compass em versões mais caras.
Por outro lado, o Compass Sport tem faróis Full LED, inclusive com luz de neblina em LED e DLR integrado. O T-Cross Highline — sem pacote opcional Tech and Beats (+ R$ 8.460) — é vendido com sistema de luz convencional, com projetores e DLR no para-choque, abaixo dos faróis auxiliares.
Quando o assunto é segurança, o T-Cross sai na frente. A versão Highline tem controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com frenagem autônoma de emergência e detector de fadiga. O Compass Sport tem frenagem de emergência, mas só oferece o ACC a partir da versão Limited como pacote opcional. Vale destacar que tanto Volkswagen T-Cross quanto Jeep Compass contam com seis airbags de série (frontais, laterais e de cortina).

Conclusão: Volkswagen T-Cross x Jeep Compass

O Volkswagen T-Cross na versão Highline conta com motor capaz e ótima lista de equipamentos. É verdade que tem acabamento pouco refinado, mas entrega segurança e considerável espaço interno, mesmo comparado a concorrentes do segmento médio. Já o Compass Sport traz motor mais potente, porta-malas maior, acabamento mais interessante e porte maior. Briga sadia entre dois modelos de portes distintos, mas com versões que se aproximam em valor.

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