T Cross Compass

T-Cross x Compass: os SUVs mais vendidos em 2022

Comparativo entre o utilitário compacto da VW, na versão topo de linha, e o médio da Jeep, na configuração de entrada


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Os SUVs já representam quase metade do total de veículos emplacados no país, segundo dados de abril da Fenabrave (Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores). O levantamento mensal feito pela federação indica que os "altinhos" cresceram em torno de 10% nos primeiros quatro meses do ano em relação ao mesmo acumulado de 2021. A dupla de modelos que mais contribuiu para esse resultado positivo foi: Volkswagen T-Cross e Jeep Compass.

O SUV da VW emplacou 20.157 unidades entre janeiro e abril, já o utilitário médio da Jeep, que ganhou recentemente sua versão híbrida plug-in 4xe, ficou atrás por pouco mais de 1 mil unidades, e totalizou 19.001 no acumulado. Apesar de serem de segmentos distintos, uma vez que o T-Cross é um SUV compacto e o Compass é médio, os dois podem ser considerados rivais em uma pequena faixa de preços.

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Volkswagen T-Cross x Jeep Compass

Na sua versão mais completa Highline, o T-Cross cobra R$ 159.930, enquanto o Compass sai por R$ 169.490 pela opção Sport, de entrada. A variação é de menos de R$ 10 mil e fica a pergunta: SUV da Jeep de entrada ou o da Volkswagem topo? Fizemos um comparativo digital entre os dois modelos para avaliar quem pode entregar mais. Mas, para deixar claro, aqui no WM1 não temos o propósito de definir vencedor e perdedor, mas mostrar qual pode ser o mais vantajoso para o seu bolso, de acordo com o seu perfil.

T Cross
O T-Cross foi o SUV mais vendido do país entre janeiro e abril com 20.157 unidades emplacadas
Crédito: Divulgação
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Dimensões

Ao buscar por um SUV, o comprador certamente pensa em um carro com maior espaço interno e conforto. No primeiro quesito, apesar de o SUV da Volkswagen ser um modelo compacto e o da Jeep ser um médio, o T-Cross leva vantagem. Em entre-eixos (medida que garante maior espaço na cabine), o carro da marca alemã, que é montado sobre a plataforma modular MQB, conta com 2,65 metros, contra 2,64 m do Compass.

T Cross Bancos Traseiros
T-Cross tem medidas de entre-eixos que lhe permitem brigar com modelos do segmento médio
Crédito: Divulgação
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Nas demais medidas, no entanto, o Jeep fica à frente. O SUV fabricado em Pernambuco  tem medidas maiores de largura e altura: 1,82 m (5 cm maior) e 1,64 m (8 cm a mais), respectivamente. Esses números sugerem um conforto maior para ombros e cabeça no SUV médio da marca das sete fendas.

A capacidade do porta-malas também é maior no Compass (410 litros), quando comparado ao T-Cross (373). Nessa medida, o segmento interfere diretamente, uma vez que o Jeep é bem maior em comprimento (4,40 metros) que o Volkswagen (4,20 metros), o que o ajuda a ganhar litragem no compartimento de bagagens.

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O Jeep Compass é mais comprido que o T-Cross, e leva vantagem no tamanho do porta-malas
Crédito: Divulgação
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Acabamento interno e externo

Mesmo sendo a versão topo, o acabamento no Volkswagen T-Cross Highline traz poucos elementos refinados. Bancos, apoios de braço nas portas dianteiras e volante são de couro, mas há apenas variação de texturas plásticas no painel e console. O destaque do interior vai para o sistema de luz ambiente em LED, que dá um charme ao modelo.

Por fora, o modelo tem elementos cromados na grade dianteira, para-choques dianteiro e traseiro e também frisos nos vidros. Os retrovisores são pintados na cor do carro e as rodas 17" são diamantadas.

Diferente do T-Cross, o Compass Sport entrega toque macio e couro em vários pontos do interior, como na porção elevada do painel, na inferior, nos painéis das quatro portas e no console. Os bancos também são de couro no Jeep. O modelo ainda oferece mais detalhes em black piano e em partes em tom metálico.

Interior Do Jeep Compas
Interior do Compass tem maior nível de refinamento. Modelo tem central multimídia de 8,2 polegadas
Crédito: Divulgação
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O visual externo da versão de entrada do Compass também tem apliques em tom metálico nos vidros, mas estão na parte superior. Diferente das versões topo, a dianteira da opção de entrada tem para-choque sem detalhes cromados de acabamento. O plástico preto fosco assume esse papel. As rodas da versão também são de liga leve, mas com aro 18".

Motorização

A dupla tem motores turbo, de quatro cilindros em linha, flex, com boa potência e torque. O Compass traz o recente GSE T270 de 1.3 litro, que entrega potência de 185 cv e 27,5 kgf.m de torque. O propulsor é acoplado a câmbio automático de seis velocidades, do tipo conversor de torque.

Motor Compass
O motor do Compass Sport é o GSE T270 que rende 185 cv de potência
Crédito: Divulgação
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No caso do T-Cross, o propulsor é mais conhecido: o 1.4 litro 250TSI, que entrega 150 cv e 25,5 kgf.m de força. Assim como no Compass, o propulsor casa com uma caixa de seis velocidades.

Os dois têm números parecidos no desempenho e consumo. Enquanto o T-Cross leva 8,7 segundos para ir de 0 a 100 km/h, o Jeep faz atinge a mesma marca aos 8,8 s. A máxima dos dois também, podemos dizer, que se assemelha: 198 km/h para o SUV da Volkswagen e 207 km/h para o Compass.

O T-Cross Highline é empurrado pelo motor 1.4 250TSI, capaz de render até 150 cv e 25,5 kgf.m
Crédito: Divulgação
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O T-Cross leva a melhor no consumo de combustível. Abastecido com gasolina, o SUV da Volks faz 11 km/l de média na cidade e 13,2 km/l em rodovias. Com o mesmo combustível, o Compass Sport faz 10,5 km/l no ambiente urbano e 12,1 km/l nas estradas. A diferença pode ser influenciada pela diferença de peso dos dois modelos — 1.292 kg do T-Cross contra 1.504 kg do Jeep.

Equipados e seguros

A disputa entre a dupla fica mais acirrada quando o assunto é nível de equipamentos e tecnologias. O modelo da Jeep tem quadro de instrumentos tradicional, com computador de bordo ao centro. Já o modelo da marca alemã tem cluster 100% digital. A central multimídia do Jeep Compass tem 8,4" e a do Volkswagen T-Cross é um pouco maior, de 10,1 polegadas, ambos com Android Auto e Apple Car Play sem fio.

O SUV da Volkswagen tem painel 100% digital desde sua versão Confortline
Crédito: Divulgação
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A dupla tem ar-condicionado digital, com a vantagem de ser de duas zonas para o Compass. O T-Cross tem câmera de ré, além de sensores dianteiros e traseiros. O SUV da Jeep traz os demais, mas não conta com o sensor dianteiro. Os dois têm start-stop e chave presencial (acesso e partida por botão).

O T-Cross conta ainda com carregador por indução e três portas USB (duas para a fileira traseira e uma no console). O equipamento para carga sem fio dos smartphones só está disponível no Compass em versões mais caras.

Por outro lado, o Compass Sport tem faróis Full LED, inclusive com luz de neblina em LED e DLR integrado. O T-Cross Highline — sem pacote opcional Tech and Beats (+ R$ 8.460) — é vendido com sistema de luz convencional, com projetores e DLR no para-choque, abaixo dos faróis auxiliares.

Quando o assunto é segurança, o T-Cross sai na frente. A versão Highline tem controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com frenagem autônoma de emergência e detector de fadiga. O Compass Sport tem frenagem de emergência, mas só oferece o ACC a partir da versão Limited como pacote opcional. Vale destacar que tanto Volkswagen T-Cross quanto Jeep Compass contam com seis airbags de série (frontais, laterais e de cortina).

Conclusão: Volkswagen T-Cross x Jeep Compass

O Volkswagen T-Cross na versão Highline conta com motor capaz e ótima lista de equipamentos. É verdade que tem acabamento pouco refinado, mas entrega segurança e considerável espaço interno, mesmo comparado a concorrentes do segmento médio. Já o Compass Sport traz motor mais potente, porta-malas maior, acabamento mais interessante e porte maior. Briga sadia entre dois modelos de portes distintos, mas com versões que se aproximam em valor.

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