100 anos da Suzuki: cinco carros emblemáticos

História da marca japonesa começou com produção na indústria de seda e hoje é bastante atrelada ao mundo off-road

  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. 100 anos da Suzuki: cinco carros emblemáticos
Fabio Perrotta Junior
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Pouca gente imagina que a Suzuki, marca tão ligada ao DNA off-road, um dia produziu máquinas para a indústria da seda. A marca japonesa acaba de completar 100 anos e, pensando nisso, o WM1 selecionou cinco carros bastante marcantes da marca no Brasil.

Confira cinco modelos emblemáticos da Suzuki:

Suzuki Samurai

Suzuki Samurai 1.3 Jx Metal Top 4x4 16v Gasolina 2p Manual Wmimagem14345154887
icon photo
Legenda: O Samurai é bastante utilizado - e cultuado - por fãs do universo fora de estrada

O simpático jipinho tem muitos fãs trilheiros. Com baixo peso, tração 4x4 e bastante valentia, o Suzuki Samurai já se tornou um clássico. A versão com teto removível, inclusive, é uma das mais interessantes e raras.

Swift

Suzuki Swift Gti 700x525
icon photo
Legenda: O Swift GTi dos anos 1990 tinha bom desempenho devido ao baixo peso e dirigibilidade exemplar

Vendido no Brasil em duas gerações, o Suzuki Swift agrada aos entusiastas. Como o Samurai e o Jimny, sempre foi um carro de baixo peso e boa dirigibilidade. No primeiro modelo vendido por aqui, a versão GTi é a mais procurada pelos fãs da marca.

Depois, em 2014, o modelo ensaiou um retorno ao mercado. Desta geração, a versão Sport R - que o WM1 testou - será a mais colecionável. Em 2017, o compacto ganhou nova geração.

Baleno

Suzuki Baleno A1215095484b1861274 Orig
icon photo
Legenda: É bem provável que você nunca tenha visto um Suzuki Baleno na rua. O carro veio por pouco tempo nos anos 1990

O mais raro da lista, o Baleno foi vendido no Brasil no fim dos anos 1990. Veio para o Brasil nas versões sedã e perua. Tinha um desenho genérico como os carros asiáticos da época, mas se não era um genuíno off-road, tinha como principal característica a robustez de sempre.

Vitara

Suzuki Grand Vitara 2004 203546
icon photo
Legenda: Suzuki Vitara também deu vida ao Chevrolet Tracker

Tanto o Samurai quando o Jimny são robustos para o off-road, mas são pequenos e apertados. Para resolver isso, a Suzuki criou o Vitara . Maior que os dois irmãos, o modelo tinha espaço para a família toda e a mesma aptidão para rodar fora da estrada. Foi tão bom que até a GM pegou o projeto desta geração e o lançou por aqui como Tracker.

Em 2016 o Vitara foi lançado em  nova geração no Brasil. No ano seguinte, foi a vez de o Grand Vitara - ainda maior - dar as caras por aqui.

Jimny

icon photo
Legenda: Você pode não reconhecer, mas este é o primeiro Jimny lançado pela Suzuki
Crédito: Divulgação

Tão clássico que muita gente se esquece que é da Suzuki, o Jimny é um sucesso atemporal. Bastante cultuado também entre os trilheiros, o jipinho é vendido atualmente em duas gerações no Brasil. Na mais atual, a terceira, chamada de Sierra, tem até opção de câmbio automático. Já o Jimny de segunda geração é um dos quatro modelos 4x4 mais baratos do país.

Comentários