5 carros que não passaram da primeira geração

Modelos foram abandonados à própria sorte ou substituídos por outros mais modernos

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. 5 carros que não passaram da primeira geração
Renan Rodrigues
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Aqui no WM1 nosso leitor já está acostumado a ver diversas reportagens com carros que fizeram muito sucesso. Alguns estão há décadas em produção e ganharam diversas gerações ao longo dos anos. No entanto, o movimento contrário também acontece com certa frequência.

Por esse motivo, separamos cinco carros que, mesmo com relativo sucesso, não ganharam outras gerações por diversos motivos. Desde o fim de parcerias comerciais ao completo abandono em termos de atualizações. Confira:

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Chevrolet Agile

adios-chevrolet-agile.jpg
Último Agile foi produzido na Argentina em 2016, dois anos após deixar o mercado brasileiro
Crédito: adios-chevrolet-agile.jpg
toggle button

Esse tem se tornado um velho conhecido aqui no WM1. Já falamos dele quando fizemos uma lista de conceitos diferentes do modelo de produção e também a respeito de carros que salvaram marcas.

Apesar de não ter feito o sucesso esperado, ele vendeu mais de 340 mil unidades. Saiu de linha sem nova geração para dar espaço ao Onix. Foi fabricado entre 2009 e 2016, sendo vendido até 2014 no Brasil.

Volkswagen Pointer

Vw Pointer Gti 4
Pointer GTI não é tão valorizado, mas é mais difícil de encontrar em bom estado
Crédito: Divulgação
toggle button

Outra história bastante conhecida dos brasileiros é a da Autolatina. A parceria firmada entre Volkswagen e Ford gerou diversos modelos híbridos. Entre eles o Pointer, que se tratava de um facelift do Ford Escort de quinta geração (a segunda no Brasil).

O modelo foi apresentado em outubro de 1993 e saiu de linha em 1996, deixando um dos GTi mais raros e, ao mesmo tempo, mais baratos do mercado (fica a dica se o um Gol ou Golf estiverem muito acima do seu orçamento).

Peugeot RCZ

Peugeot Rcz 2013
Peugeot RCZ marcou o público pelo belo design, mas ficou pouco tempo em linha
toggle button

O RCZ, produzido na Áustria pela Magna Steyr, marcou época, especialmente fora do Brasil. Com um belo design esportivo, algo raro na marca francesa, o cupê chegou a ter motor 1.6 turbo de 270 cv sob o capô. No entanto, com na busca da PSA Peugeot Citroën em reduzir ainda mais os custos da operação, foi um dos modelos que foi para o sacrifício dentro da marca em 2016.

Ford Courier

Ford Courier 1997
Ford Courier era baseada no Fiesta, mas não recebeu sequer as atualizações do hatch
Crédito: Divulgação
toggle button

Se hoje a Fiat Strada reina absoluta entre as picapes compactas, muito se deve à Ford, que abandonou a Courier a sua própria sorte. Baseada no Fiesta, o modelo foi lançado em 1997, para substituir a robusta Pampa.

No seu lançamento até fez sucesso, especialmente pela grande caçamba. Teve itens importantes, como tampa traseira retirável, duplo airbag e ar-condicionado. No entanto, sucumbiu sem acompanhar as atualizações do hatch em que era baseada.

Fiat Stilo

Imagem mostra Stilo Michael Schumacher amarelo
Stilo durou mais tempo no Brasil depois de sair de linha na Europa
Crédito: Divulgação
toggle button

Apresentado ao mundo em 2001, o modelo era o sucessor do Brava e acabou sucedido pelo Bravo em 2011. Apesar do fracasso comercial na Europa, onde saiu de linha quatro anos antes que no Brasil, o Stilo representou diversos avanços na linha Fiat.

Foi um dos primeiros a ter direção elétrica, controle de cruzeiro adaptativo (na Europa), oito airbags e sua plataforma chegou a ser usada pela Alfa Romeo.

Comentários