5 carros que receberam nomes de outras categorias

Veja exemplos de marcas que optaram por reaproveitar um termo de sucesso para batizar modelos de outros segmentos

  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. 5 carros que receberam nomes de outras categorias
Renan Rodrigues
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Na última semana, a Ford divulgou a nova geração do Bronco e ao mesmo tempo um modelo inédito: o Bronco Sport. A marca aproveitou o nome do SUV focado no off-road para lançar um SUV médio bem mais urbano.

No entanto, isso não é novidade entre os fabricantes automotivos. Diversas vezes as marcas optaram por reaproveitar um nome de sucesso para batizar carros de outros segmentos. Separamos alguns exemplos abaixo.

Toyota - Corolla Cross e Yaris Cross

Toyota Corolla Cross
icon photo
Legenda: Toyota Corolla Cross: SUV aproveita nome do sedã e será feito no Brasil
Crédito: Divulgação

Apesar de receberem sobrenomes, a dupla de SUVs da empresa japonesa se aproveita mesmo é do nome de modelos que fazem sucesso. O Corolla é o carro mais vendido do mundo, enquanto o Yaris tem bons números na Europa. A propósito, ambos são contados para chegarem ao Brasil nos próximos anos.

Mitsubishi Eclipse Cross

Mitsubishi Eclipse Cross Sport
icon photo
Legenda: Mitsubishi Eclipse Cross Sport remete à esportividade presente no cupê dos anos 1990
Crédito: Leo Sposito/Divulgação

“Carro de jogador de futebol” nos anos 1990, o Eclipse era um esportivo da marca japonesa. Apesar do relativo sucesso, especialmente em termos de conhecimento de marca, o pioneiro ficou pouco tempo no Brasil. Recentemente, a Mitsubishi iniciou a fabricação do agora SUV por aqui.

Ford Mustang Mach-e

Ford Mach-E GT Performance
icon photo
Legenda: Ford Mach-E GT Performance se vale do famoso nome, mas é um SUV elétrico

O icônico pony car se transformou em um SUV - e elétrico ainda por cima. Foi o jeito que a Ford encontrou para criar impacto em um segmento com cada vez mais concorrentes. O modelo também é cotado para chegar ao Brasil futuramente.

Fiat Tipo

Fiat Tipo
icon photo
Legenda: Fiat Tipo retornou há pouco tempo e pode virar SUV no futuro
Crédito: Fiat Tipo

Não bastou ressuscitar com o hatch, o Tipo precisou trazer uma família toda consigo. Tem versões sedã e perua. Além disso, para a próxima geração, já se especula que o modelo passe a ser um SUV, mesmo com o sucesso da linha atual.

Ford Maverick

icon photo
Legenda: Maverick já foi usado em outros utilitários de uma parceria entre Ford e Nissan

Lembra do cupê de 1973? Bem, longe das Américas, a história é um pouco diferente. A Ford usou esse nome entre 1988 e 1994 para um SUV australiano derivado do Nissan Patrol. Na Europa, entre 1993 e 1999, a Ford escolheu o Nissan Terrano II, outro SUV, mas de tamanho inferior, para ser vendido como Ford Maverick. Por fim, entre 2004 e 2007, também na Europa, a versão européia do Escape também usava o nome. Recentemente foi cogitada o retorno em outro SUV.

Comentários