5 itens desejados nos carros que ficaram obsoletos

Alguns se tornaram ultrapassados pelo avanço da tecnologia, enquanto outros apenas saíram de moda

  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. 5 itens desejados nos carros que ficaram obsoletos
Renan Rodrigues
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Carros seguem tendências temporais, tanto no estilo como na oferta de alguns itens. Alguns fazem tanto sucesso que acabam cobiçados pelo público e rapidamente se espalham pelos concorrentes. Outros nascem fadados ao fracasso.

Na lógica de como o carro mudou ao longo do tempo, separamos uma lista com cinco itens que já foram muito desejados nos carros, mas que hoje estão em desuso.

Quebra-mato

Fiat Strada com quebra mato na cor branca
icon photo
Legenda: Entre os itens desejados nos carros, o quebra-mato é útil no fora de estrada, mas se mostrou perigoso em acidentes
Crédito: Reprodução

Se originalmente esse item tem funções off-road, durante algum tempo tivemos carros aventureiros, que não necessariamente iriam para o meio da terra, equipados com o quebra-mato. A Fiat Strada Adventure é um exemplo.

No entanto, por questões de segurança, já que aumentava os ferimentos em um atropelamento, foi deixado de lado. Ainda é possível encontrar anúncios de venda do acessório, como na imagem acima.

Estepe na traseira

Ford Ecosport 2002
icon photo
Legenda: Crachá off-road: primeira geração do EcoSport lançou a moda do estepe pendurado
Crédito: Divulgação

Em 2002, quando o Ford EcoSport foi lançado, o estepe pendurado na traseira se tornou sucesso. Logo depois vieram Volkswagen CrossFox, Fiat Idea, Citroën Aircross e, mais recentemente, Chevrolet Spin Activ.

Porém, a dificuldade causada para abrir a tampa do porta-malas e os reforços que exigiam pelo peso extra, acabaram por diminuir o uso do estepe externo. Até a Ford se rendeu e lançou uma versão do EcoSport sem o penduricalho.

Acendedor de cigarros

icon photo
Legenda: Tomada 12 Volts se tornou item para carregar o celular
Crédito: Divulgação

Até o início dos anos 2000, era difícil comprar um carro sem o acendedor de cigarro. Hoje é difícil um modelo que tenha o item - só a JAC ainda oferece o item (dizem que os chineses fumam como se não houvesse amanhã). A parte boa é que seu antigo bocal se tornou uma tomada 12V utilizada para carregar equipamentos eletrônicos, por exemplo.

CD Player

icon photo
Legenda: Leitor de CD já é item raro na maioria dos automóveis 0km
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

A galera um pouco mais velha com certeza teve um porta CD lotado no carro para poder ouvir suas músicas. Todos queriam ter em seus automóveis a possibilidade de não escutar apenas o rádio. Com a evolução da tecnologia, a chegada do Bluetooth e dos apps de streaming de músicas, esse item se tornou obsoleto.

Frisos e borrachões

icon photo
Legenda: Borrachão lateral marcou época em muitos carros nos anos 1980 e 1990
Crédito: Divulgação

Os frisos e borrachões laterais já foram muito chamativos e cobiçados, fazem parte até do visual de carros icônicos, como o Volkswagen Gol GTi de primeira geração. No entanto, essa moda ficou nos anos 1980. Hoje é raro ver até aqueles frisos estreitos que protegem a porta de leves batidas de estacionamento.

Comentários