5 itens dos carros que não existirão no futuro

Câmbio manual deve ser um dos primeiros da lista a sumir, assim como freio de mão e reprodutor de CD

  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. 5 itens dos carros que não existirão no futuro
Renan Rodrigues
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A evolução da tecnologia é um caminho sem volta. Isso também se aplica no mundo automotivo. Se você parar para pensar, muitos itens que eram raros há dez anos se tornaram comuns, e outros começaram a existir, como as centrais multimídias.

Pensando nisso, nossos parceiros do Autología separaram cinco itens que a próxima geração não conhecerá nos carros. Confira:

Freio de mão

Renault Sandero Stepway 3
icon photo
Legenda: Freio de mão sairá de linha nos próximos anos
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors

Conforme o freio de estacionamento eletrônico se populariza e está presente em mais carros, o freio de mão deixará de ser viável. É a tal da economia em escala, que fará o dispositivo eletrônico ser mais barato que o o mecânico. Ainda assim, essa tecnologia deve levar ao menos uns 10 anos para chegar nos carros de entrada.

Vidros manuais

Unnamed
icon photo
Legenda: Volkswagen up! é um dos que ainda tem vidros manuais atrás
Crédito: Divulgação

Hoje basicamente versões de entrada e as mais baratas ainda vêm com aquelas antigas manivelas para abrir os vidros. Com o tempo, não fará mais sentido não ter vidros com aberturas elétricas. E vale lembrar que há menos de dez anos era comum encontrar as manivelas até em sedãs médios bem equipados.

Mostradores analógicos

novo-renault-sandero-2015-interior_1.jpg
icon photo
Legenda: Mostradores digitais se tornarão comuns
Crédito: novo-renault-sandero-2015-interior_1.jpg

Recentemente, o WM1 mostrou que cada vez mais carros adotam o painel digital. Isso também é algo que será substituído nos automóveis e a lógica é a mesma do freio de mão: se tornará, em escala, mais barato fazer o digital.

Câmbio manual

icon photo
Legenda: Câmbio manual já não será maioria nem no mercado brasileiro a curto prazo
Crédito: Renault sandero RS Racing Spirit

Essa é uma tendência que já observamos atualmente. Mesmo supercarros e esportivos estão adotando caixas automáticas ou automatizadas. No Brasil, em 2019, carros automáticos já representaram quase 50% das vendas. Em um futuro próximo, a transmissão manual certamente deixará de existir.

Leitor de CD

icon photo
Legenda: Leitor de CD já é item raro na maioria dos veículos à venda
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

Algo que já está bem raro de se encontrar, mas ainda temos em alguns modelos é o leitor de CD. No entanto, quando foi a ultima vez que você usou um CD no carro? Pois é, assim como muitos que convivem conosco não sabem o que foram os disquetes, a próxima geração não saberá o que foi o CD.

Comentários