5 projetos de carros nacionais que não nasceram

Modelos foram dispensados por custos ou política interna dos fabricantes

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. 5 projetos de carros nacionais que não nasceram
Renan Rodrigues
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O desenvolvimento de um carro leva muito tempo. A maioria dos projetos leva, no mínimo, dois anos de planejamento, mas em média esse tempo é muito maior. A situação é ainda mais complicada quando falamos de Brasil, que muitas vezes depende da aprovação de uma matriz do fabricante.

No entanto, muitas vezes, em meio a esse jogo burocrático de autorizações, movimentação financeira e afins, projetos são abandonados. Seja por inviabilidade financeira ou simplesmente por briga política dentro da empresa. O WM1 levantou uma lista com cinco casos de carros previstos e que não “nasceram”. Confira abaixo.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Volkswagen BY

Volkswagen By
Volkswagen By seria concorrente do Uno e antecipou os bancos corrediços do Fox
Crédito: Divulgação
toggle button

O BY era um subcompacto baseado no Gol quadrado e feito para rivalizar com o Uno. No entanto, a Volkswagen abortou o projeto por conta de dois problemas: o design desproporcional, com capô muito longo e traseira curta, e o custo de produção. O modelo também contava com banco traseiro corrediço e novo sistema de suspensão, o que encareceria a fabricação.

Volkswagen Voyage Bolinha

 Voyage de segunda geração poderia ter nascido muito antes
Volkswagen Gol Voyage2
Legenda: Voyage de segunda geração poderia ter nascido muito antes
Crédito: Reprodução
toggle button

Novamente na Volkswagen, agora com um projeto cancelado por briga política interna. O Gol bolinha, segunda geração do modelo, foi um tremendo sucesso. Esperava-se que, como na primeira fase, a família acompanhasse as mudanças do hatch. A perua Parati nasceu, mas o sedã, não.

Houve até apresentação para a matriz alemã, no entanto, um diretor forçou a barra para a não comercialização, porque acreditava que o Polo Classic seria uma solução melhor. O tempo mostrou que ele estava errado. Luiz Alberto Veiga, ex-chefe de design da VW, contou mais detalhadamente essa história no site Autoentusiastas.

Ford Gol

Ford Gol Clay
Suposto protótipo em argila do Gol da Ford. Modelo foi substituído pelo Fiesta
Crédito: Reprodução
toggle button

Muita gente conhece a história da Autolatina, quando Volkswagen e Ford uniram forças para economizar dinheiro no desenvolvimento de novos modelos e aumentar suas vendas. No entanto, essa parceria começou a desandar quando a empresa alemã negou o direito da Ford de fazer um hatch baseado no Gol. Isso acontece especialmente por pressão dos concessionários, que não queriam perder parte das vendas do líder de mercado.

Smart ForMore

29950 Smart Formore Suv Concept1 4b77aac58e906
Protótipo foi encontrado em 2009 em um galpão
Crédito: Reprodução
toggle button

A Smart nunca fez muito sucesso por aqui, mas a história poderia ser diferente. Conhecida por fazer carros subcompactos, a empresa que pertence a Mercedes-Benz planejou ter um SUV fabricado no Brasil.

Tratava-se do ForMore, que chegaria com quatro portas e substituiria o Classe A na linha de montagem em Juiz de Fora, Minas Gerais. No entanto, a crise financeira da empresa fez o projeto ser descartado. Em 2009, um protótipo foi encontrado em um galpão da marca alemã. Dizem que o estudo serviu de base para o GLK.

Chevrolet Opala Picape

Picape Opala
Picape Opala poderia ter antecipado sucesso da Fiorino
Crédito: MIAU
toggle button

Por pouco o Opala não teve uma derivação picape. A ideia era basicamente a mesma da El Camino, que era baseada no Chevy americano. Um protótipo chegou a ser construído em 1974, mas o projeto foi cancelado em 1975 por medo de concorrência interna com as grandes C-10.

Os preços seriam bem parecidos. As picapes derivadas de automóveis só foram se popularizar depois, com a Fiat Fiorino. As imagens do protótipo pronto foram conseguidas pelo Museu da Imprensa Automotiva - MIAU.

Comentários