“Afinal, o que querem as mulheres?”

YCC da Volvo explica
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. “Afinal, o que querem as mulheres?”
Adriana Bernardino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Depois de explicar quase tudo, Sigmund Freud, pai da psicanálise, parece ter “jogado a toalha” quando formulou a questão desabafo? usada no título desta reportagem.

Ao menos entre quatro portas, a Volvo – fabricante sueca de veículos – tem um conceito que pode responder a pergunta e corresponder aos anseios das mais exigentes mulheres: o Volvo YCC Your Concept Car, ou Seu Carro-Conceito em inglês, lançado no Salão de Genebra de 2004 e ganhador de uma infinidade de prêmios.

Ora, o motivo do acerto se deve, provavelmente, ao fato de o YCC ter sido desenhado por uma equipe de mulheres foto, ou seja, por profissionais que conhecem profundamente as necessidades femininas.

Segundo estudos recentes, as mulheres já têm grande participação no setor automobilístico, deixando de ser consideradas um nicho de mercado e dividindo escolhas e preferências com os homens. Embora as fabricantes estejam empenhadas em produzir produtos para esse público, é bem provável que o YCC demore muito para entrar em uma linha de produção.

Para o designer de automóveis Celso Lamas, que já trabalhou na indústria automobilística brasileira, americana, alemã, argentina e inglesa, além de escrever artigos e análises para a extinta revista Motor3, “aproximadamente 75% do que é bolado para um ‘concept car’ chega a sair às ruas. É muito difícil que um carro desses seja colocado em produção com tudo aquilo que foi idealizado para ele. Seu preço sairia muito alto e não haveria mercado”, afirma.
Por enquanto, vale a pena sonhar com os diferenciais desse carro do futuro.

10 motivos para se apaixonar pelo modelo sueco:

1 – As cores do estofamento podem ser mudadas. Já imaginou ir a uma festa com um vestido que combine com o acabamento interno do carro? O exibido no Salão de Genebra tinha o estofamento amarelo claro bordado, superelegante.

2 – A textura do estofamento pode ser mudada de acordo com a temperatura. Para o inverno, por exemplo, pode-se escolher um de lã bem quentinho.

3 – Preso apenas por imãs, o estofamento pode ser retirado a qualquer momento também para ser lavado. Prático, não?

4 – Se o carro tiver qualquer problema, um dispositivo avisa a oficina, que recebe não só o alerta, mas também o diagnóstico do defeito. Ótimo para quem não entende de carro e não faz a menor questão de entender. Ah, é o mecânico da Volvo quem liga para a dona do YCC convidando-a a ir à oficina.

5 – Os bancos traseiros e do passageiro podem ser fechados como os de cinema, dando lugar a bolsas, sacolas e outras parafernálias que as mulheres insistem e precisam! carregar para todo canto.

6 – Há compartimentos específicos para outros objetos também indispensáveis, como sombrinha, chaves e moedas.

7 – Um sistema de rastreamento ajusta automaticamente a direção, os assentos, os espelhos e os pedais aos diferentes tamanhos de salto.

8 – O YCC não te despenteia o que está na moda é vida te despentear!. O encosto para cabeça vem com uma divisão para acomodar o rabo-de-cavalo, trança ou outro penteado.

9 – Uma única peça compõe toda frente do carro, que pode ser aberta apenas pelo mecânico.

10 – Ele é lindo!

Mesmo com essas qualidades, para Celso Lamas o YCC não é perfeito. “É muito baixo para uma mulher entrar. Imagine você metida numa minissaia superjusta, com salto 15 ou 17, toda produzida para uma tremenda festa. Então, passa a mão no seu espetacular YCC e chega ao local onde o ‘valet’ está a sua espera, abre a porta e você, entalada no banco, não consegue se levantar. Como é que fica? Um carro excelente para as mulheres tem que ter os bancos exatamente na altura das coxas delas, facilitando assim o seu acesso e sua saída. A saia não sobe exageradamente e fica bem confortável para dirigir, exceto para os "marmanjos" que estão na porta e que gostariam de ver um espetáculo à parte”, aponta.

Bom, quem sabe se quando o "concept car" sair às ruas esse probleminha já não terá sido sanado.

Enquanto isso, as mulheres podem pisar fundo na realidade e conferir algumas séries especiais feitas exclusivamente para elas, como o Clio Sedan O Boticário 1.0 16V, lançado em 2002. Os principais diferenciais são espelho no quebra-sol do motorista normalmente presente só em modelos mais caros e veludo no banco para não desfiar as meias.
_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors