Aproveite o trânsito para turbinar sua criatividade

Especialista dá 10 dicas para tornar o tempo no trânsito mais interessante e produtivo
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Aproveite o trânsito para turbinar sua criatividade
Adriana Bernardino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O carro surgiu de um impulso criativo e revolucionou a mobilidade. Não só ele, mas todas as soluções inovadoras – de Leonardo da Vinci a Steve Jobs – têm em comum a criatividade. “Mesmo quem desenvolve trabalhos metódicos precisa estar preparado para enfrentar algo que sairá do normal”, diz Monica Martinez, doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo.O desafio é ainda maior, lembra Martinez, autora de “Tive uma Ideia! O que é criatividade e como desenvolvê-la” (ed. Paulinas), se pensarmos que na era digital os problemas não são apenas tecnológicos, mas de todas as áreas e que não existiam há duas décadas. “Temos de resolvê-los em uma velocidade por vezes surpreendente para um ser humano cujo corpo e psique não mudaram muito nos últimos dez mil anos”, diz.

O tempo ‘perdido’ no trânsito pode ser um bom momento para isso. A especialista dá 10 dicas para os motoristas tornarem o tempo de deslocamento mais interessante e produtivo. Como modelo das fotos, escolhemos o criativo Range Rover Evoque, ganhador World Design Car of the Year e cem outras premiações. Inspire-se!

10 dicas para turbinar sua criatividade

Antes de colocá-las em prática, lembre-se: sua segurança deve estar em primeiro lugar.

1 – Fique no controle: o estresse excessivo pode ser um obstáculo e tanto para a criatividade. Por isso, teste diferentes horários e rotas. Se chegar cedo demais no trabalho, aproveite para fazer algo para o qual você diria que não tem tempo, como uma atividade física ou ler um livro.

2 – Faça tarefas mentais, em vez de deixar os pensamentos divagarem. Veja seu dia como um filme. O que você precisa fazer? Passe uma ação por vez e registre-a, pois os pensamentos são voláteis. Dica: deixe caneta e papel no banco do passageiro, e anote as ações com palavras-chave.

3 – Atualize-se: há muitos livros gravados em áudio que você pode ouvir ao longo do trajeto. Uma forma interessante de estudar é gravar seu próprio material em arquivos digitais.

4 – Dialogue com pessoas de áreas do conhecimento diferentes da sua. Esta é uma das formas mais poderosas de exercitar a criatividade. Fazer rodízio de carona, por exemplo, além de sustentável, permite que você entre em contato com visões, ideias e pontos de vista interessantes.

5 – Mude as estações: aos mais jovens, ouvir um radiojornal pode parecer tedioso. Para os mais velhos, ouvir música contemporânea pode soar como uma tarefa penosa. Pois é, criatividade demanda entrar em contato com mundos diferentes. Experimente estações diferentes para aguçar a percepção.

6 – Cuide de seu estado psicológico: irritação e mau humor são atalhos para uma vida não criativa. Antes de cair nessas armadilhas, respire fundo e tente a estratégia da narrativa. Imagine um bom (ou inusitado) motivo para aquele carro ter fechado o seu. É divertido e você poupa energia.

7 – Estado criativo pede corpo relaxado: ouça uma música que o acalme (e, se para você, isso significa ouvir heavy metal, vá em frente). Outra dica para permitir que o fluxo criativo se instale é se lembrar de uma brincadeira de infância, aquela que fazia você perder a noção de tempo.

8 – Aproveite os trajetos mais longos: você tem CDs que faz tempo que não ouve? Quer aprender mais sobre ópera? Separe previamente o material e divirta-se. Se a viagem for compartilhada, peça para um dos passageiros ler o material escrito que em geral acompanha os CDs.

9 – Exercite seu humor: criatividade e bom humor andam de braços dados. Acabou de presenciar uma barbeiragem? Puxe da memória aquela velha piada: por que o pai batizou o filho de Luke? Para poder, um dia, dizer: “Luke, eu sou seu pai!”. Veja Guerra nas Estrelas e entenda a piada...

10 – Desperte o escritor: use o tempo no carro para despertar esse seu lado esquecido. Um gatilho poderoso para se inspirar é prestar atenção na natureza ou nas pessoas ao longo do trajeto. Aproveite os semáforos fechados para registrar os poemas no gravador de seu celular.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors