Auto dos sonhos

Qual o significado de sonhar com veículos? Especialista dá algumas dicas
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Auto dos sonhos
Adriana Bernardino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Você já sonhou com carro, moto, bicicleta, avião, disco voador, caminhão, ônibus, barco ou qualquer outro meio de transporte? É bem provável que sim. Talvez por estar tão presente no cotidiano e ter significados bem definidos em nossa cultura, os veículos são alguns dos símbolos muito usados pelo inconsciente.

Motorista, passageiro ou apenas espectador, tendo ou não relação direta com as rodas. Não importa. Nas palavras de Jung “o sonho é o teatro onde o sonhador é, ao mesmo tempo, o ator, a cena, o regente, o autor, o público e o crítico.”

Para tentar penetrar no mistério dos sonhos e entender o que essas imagens automobilísticas podem revelar, entrevistamos o psicólogo e filósofo pela Universidade de São Paulo, Ascânio Jatobá, psicoterapeuta junguiano e professor do Grupo de Estudos dos Sonhos C. G. Jung, realizado há 18 anos em São Paulo.

____________________________

WebMotors: para que servem os sonhos?
Ascânio Jatobá: os sonhos servem como respostas para os problemas humanos. Eles são o caminho para uma vida com sentido, pois apontam para nossa essência. São presentes da natureza para que vivamos de acordo com as leis da vida. Afinal, a vida quer que vivamos plenamente e sigamos o caminho do herói, traçado por todos os que já viveram antes de nós. Lutando bravamente, tornaram-se indivíduos únicos e atingiram uma plenitude que atestam ter valido a pena.

WebMotors: todo mundo sonha?
Ascânio Jatobá: se não sonhamos, adoecemos. O sonho tem uma função biológica, auto-reguladora e ocorre todas as noites, mesmo que não consigamos nos lembrar deles. Quando lembrados e usados no processo de autoconhecimento, os sonhos desempenham um papel de orientação e cura.

Há pessoas que dizem não sonhar; porém, se forem observadas enquanto dormem – e isso é feito em laboratórios de fisiologia do sono – elas apresentarão pequenos movimentos nos olhos, o que os cientistas chamam de movimento REM do inglês, Rapid Eye Movement. Nesse momento, elas estão sonhando.

Durante oito horas de sono, temos cerca de cinco sonhos, o que totalizam, aproximadamente, 90 minutos. Se pensarmos estes números para uma vida de 60 anos, dormimos 20 anos e sonhamos entre 4 e 5 anos.

WebMotors: por que nem sempre nos lembramos dos sonhos?
Ascânio Jatobá: uma das causas mais freqüentes para não nos lembrarmos dos sonhos é acreditar que eles não têm valor. Quando iniciamos uma terapia em que os sonhos são valorizados, a lembrança fica mais recorrente.

Determinados hábitos também podem colaborar para o esquecimento. Tomar medicamentos para dormir, bebidas alcoólicas ou dormir sempre muito cansado são alguns deles.

Quem tem dificuldades para se lembrar dos sonhos pode recorrer a rituais, como colocar caderno e caneta ou gravador ao lado da cama. Depois de ter anotado o primeiro e ter feito algum trabalho de conscientização sobre o seu significado, é provável que muitos sonhos sejam lembrados.

WebMotors: é comum ouvir dizer que as imagens do sonho – como os meios de transporte – são símbolos. O que significam?
Ascânio Jatobá: o símbolo é a linguagem universal que o inconsciente usa para se comunicar com isso que chamamos de “eu”, isto é, o ego, o sujeito do conhecimento, que ocupa o centro da consciência.

Os símbolos são todos os elementos que compõem os sonhos. Na definição de Jung ,“o símbolo é a melhor expressão possível daquilo que ainda é desconhecido”. O inconsciente que se manifesta pelo símbolo é o mesmo que se manifesta pelos sintomas, pelas doenças. Dentro dessa lógica, o ego tem um papel importantíssimo na vida, pois é ele que precisa aprender a se defender dos perigos externos e internos. Sua tarefa é ajudar-nos a fazer escolhas acertadas a cada novo desafio.

WebMotors: embora um mesmo objeto assuma simbolismos diferentes para quem sonha, podemos achar um significado comum nos sonhos com meios de transporte?
Ascânio Jatobá: primeiro é necessário deixar claro que o significado dos sonhos com meios de transporte está intimamente ligado com a experiência de cada sonhador. Para um mecânico que trabalha o dia inteiro consertando carros, sonhar com determinado veículo terá um significado diferente daquele sonhado pelo dono do veículo quebrado ou, de outra pessoa que sonha que vai comprar um veículo daquela marca. O significado comum dos sonhos com meios de transportes pode se tornar tão amplo como a própria vida, pois estes sonhos estão falando de algo que acontece na vida do sonhador sem o qual não seria possível conceber a vida: o movimento.

WebMotors: que diferentes significados, por exemplo, podem ser tirados do sonho com meios de transporte?
Ascânio Jatobá: Vários significados diferentes podem ser tirados de um mesmo símbolo ao longo da vida de uma pessoa. Por exemplo; sonhar com bicicleta individualidade aos 20 anos de idade pode significar necessidade de independência do jovem em relação à sua família.

O mesmo sonhador pode sonhar que está viajando em um ônibus coletividade, e o símbolo estar se referindo a sua recente inserção na faculdade ou mesmo em uma empresa.

O jovem trabalha há 10 anos nessa primeira empresa e é provável que, nesse período, ele sonhe com mais freqüência com caminhão transporte de mercadorias, veículo de trabalho.

Um dia, cansado da rotina do trabalho, ele pode ter um sonho compensatório onde está pilotando uma moto livre arbítrio, liberdade de traçar seu próprio caminho, velocidade.

Este jovem, dependendo da sua personalidade, pode não gostar de arriscar, no que diz respeito a mudar de emprego, e então, se deixa levar pela imaginação, o pensamento voa e, à noite, sonha com avião fantasia livre e solta, inflação, megalomania, excesso, transgressão.

Este mesmo jovem, aos 40 anos, pode sonhar com bicicleta caminhar só onde se é o próprio motor do movimento. Nessa altura da vida a bicicleta talvez seja o símbolo da necessidade de individuação, ou seja, a busca da própria individualidade, de ser aquilo que ele realmente é com o menor número de interferência dos valores coletivos em sua vida.

WebMotors: faz diferença sermos motorista ou passageiro no sonho?
Ascânio Jatobá: ser motorista ou passageiro reflete uma relação de polaridades que precisa ser entendida no seu contexto. Um cliente pode me contar um sonho em que ele dirige o seu carro processo em andamento, corpo, materialidade, grupo, transportando alguns membros de sua família. Então, uma peça do carro se quebra e ele pega um táxi para encontrar o mecânico mais próximo. No mesmo sonho, ele é o motorista, e isso pode significar que ele dirige a família, mas algo inesperado ocorre e é necessário recorrer à direção momentânea de um taxista para achar a solução do problema. O motorista do táxi pode ser um símbolo para o terapeuta e é muito freqüente este tipo de sonho no início de uma analise.
O mecânico pode simbolizar aqueles aspectos do sonhador que, se mobilizados, conhece o caminho do conserto, o caminho da cura da dificuldade.

WebMotors: a cor do veículo e o local onde estamos importa?
Ascânio Jatobá: nos sonhos, as cores refletem as emoções do momento. O local traz referência à instância de nosso ser que estamos transitando. Por exemplo: viajar em uma estrada de terra, que atravessa uma grande floresta, é um símbolo freqüente nos sonhos e nos contos de fadas para um caminho ancestral pelo inconsciente cheio de vida. Transitar por movimentada avenida de uma metrópole indica um acontecimento que se dá no âmbito da consciência do sonhador, pois a metrópole é uma construção humana.

WebMotors: você poderia dar um exemplo de sonho com carro e uma provável análise?
Ascânio Jatobá: Há cerca de 10 anos, um cliente, que sonhava muito com carro, contou que, no sonho, dirigia o carro de sua esposa e, de repente, teve que parar, pois a cruzeta do carro havia quebrado. Para que eu entendesse qual era a peça do carro, o cliente chegou a improvisar um desenho.
Trabalhamos com algumas amplificações para o símbolo da cruzeta quebrada como: cruz, encruzilhada, união dos opostos, casamento etc. Na época, a família estava, aparentemente, bastante unida, pois havia acabado de perder um ente muito querido em situação trágica.
Dois anos depois, por iniciativa da esposa, o casamento de mais de 20 anos foi desfeito e, só então, foi possível entender esse sonho premonitório. Ele preparava, com bastante antecedência, o desenlace final dos acontecimentos no momento do sonho.

WebMotors: o que dizer das interpretações de sonhos da cultura popular? Ex: sonhar que alguém morre é sinal de saúde para a pessoa etc. Deve-se ignorar essas interpretações ou elas têm realmente algum fundamento?
Ascânio Jatobá: A sabedoria popular, assim como os dicionários de símbolos, devem ser valorizados como mais um aspecto possível na tarefa de desvendar os sonhos. No entanto, quem nunca amou e quiser saber o que é o amor pesquisando em dicionários vai ter apenas uma vaga idéia do que é o amor.

O sonho traz em si mais informação do que imaginamos, pois ele vem de uma região do ser que é total, de uma natureza que, segundo a ciência, vem evoluindo há 13,7 bilhões de anos e que, ao criar o sonho, leva em conta informações que não são conhecidas do sonhador. Os sonhos devem ser considerados como uma fonte que nunca para de jorrar significados. Todas as vezes que nos debruçamos sobre eles, adquirimos novas percepções e conhecimentos a respeito de nós mesmos, o que leva a uma ampliação da consciência.

_________________________
Grupo de Estudos dos Sonhos C. G. Jung – www.cursodesonhos.com
Ascânio Jatobá – ajatoba@uol.com.br
Rua Santo Antonio, 1271 - Bela Vista - São Paulo – SP
Telefone: 11 3104-2345__________________________

Leia também:

Você é Dr. Jekyll ou Mr. Hyde? Conheça sua sombra

Horóscopo do motorista: como você é ao volante

Guru indiano dá soluções para o caos

Pratique ioga no carro! É simples e eficiente

O que os números dizem sobre você na direção e seu desafio no trânsito

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors