Bicho solto? Como levar o animal dentro do carro

Confira nossas dicas para o transporte seguro do seu cachorro ou gato de estimação na cabine do automóvel

  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Bicho solto? Como levar o animal dentro do carro
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Cães com a língua para fora na janela do automóvel são comuns nas ruas. Porém, é um hábito que põe em risco a vida e a integridade física do bichinho de estimação e do seu dono, e ainda constitui infração de trânsito. Animais dentro do carro devem ser transportados com equipamentos de retenção apropriados.

É pura física: em uma batida, qualquer ser vivo ou objeto solto dentro do carro vira um projétil. A massa solta terá até 50 vezes a mais que o seu peso original. Ou seja, um labrador macho de 30 kg vai se deslocar e pode atingir outros passageiros como se fosse um elefante.

Além disso, o bicho solto pode pular no colo do motorista de surpresa e causar até um acidente. Por isso, cães, gatos e qualquer animal de estimação devem ser transportados com algum dispositivo de retenção. E há vários modelos deste tipo de acessório, para bichos de diferentes tamanhos, pesos e portes.

  • Cinto peitoral - é colocado no animal e fica atrelado ao cinto do carro
  • Cestinha aberta maleável - acomoda animais de pequeno porte e ficam presas ao cinto
  • Gaiolas de fibra - com alças, que permitem fixar no cinto do veículo
  • Adaptadores para porta-malas - estruturas que se adequam ao espaço do porta-malas para receber cães maiores, mas só é aplicável em SUVs, minivans, hatches e station wagons
  • Como levar o animal dentro do carro
    icon photo
    Legenda: Gaiolas podem ser usadas para bichos de pequeno porte, mas devem estar presas ao cinto
    Crédito: iStock

    Lembre-se que é proibido levar os bichos de estimação na caçamba da picape. A condução de animais e pessoas nas partes externas do veículo é considerada infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Já o motorista que esteja na direção com bichos à esquerda ou entre os braços e pernas, comete infração média.

    Veterinário

    Vale uma ida ao veterinário se você for fazer uma viagem mais longa com o seu bichinho de estimação. Peça orientação ou veja se é recomendável o uso de algum calmante apropriado para o animal não ficar agitado dentro do carro.

    Como levar o animal dentro do carro
    icon photo
    Legenda: Existem adaptadores para transformar o porta-malas em uma espécie de mini-canil
    Crédito: iStock
    Comentários