Carro-conceito: cinco projetos criados no Brasil

Em tempos de quarentena, vamos relembrar bons momentos da indústria automotiva nacional e cinco protótipos brasileiros

  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Carro-conceito: cinco projetos criados no Brasil
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A indústria automotiva brasileira cresce fortemente nos últimos anos (principalmente nos 10 últimos), com projetos cada vez mais globais e importantes. Com isso, aumenta também o número de carros-conceito.

Coisas que não víamos há algumas décadas, como modelos desenvolvidos no Brasil e exportados para o resto do mundo, passaram a ser comuns nos últimos tempos. Existem até carros vendidos na Europa que foram elaborados por aqui. Volkswagen Fox e Ford EcoSport são os maiores exemplos.

Consequentemente, isso faz com quem muitos protótipos também sejam criados pela engenharia da indústria automotiva nacional. Nesta lista, vamos relembrar cinco carros-conceito apresentados mundialmente por fabricantes brasileiros.

Chevrolet GPiX

Este conceito foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2008 como um projeto conceitual inteiramente brasileiro. Tinha porte de SUV compacto, desenho bem atraente e, de acordo com a Chevrolet, representaria a nova identidade visual dos carros da marca a partir daquele ano.

Pois no ano seguinte a marca lançava o Agile, um hatch compacto com design claramente inspirado no GPiX, mas que, para muitos, era até bastante controverso. O Captiva foi outro carro com algumas inspirações no GPiX. Na época da apresentação, não foram revelados dados técnicos e/ou mecânicos do conceito.

Chevrolet Gpix
icon photo
Legenda: GPiX foi um dos projetos criados pela engenharia brasileira da General Motors
Crédito: Divulgação

Volkswagen Taigun

Outro protótipo criado por brasileiros foi o conceito Taigun, desenvolvido pela Volkswagen do Brasil e revelado ao mundo no Salão do Automóvel de 2012. Ele nada mas é do que um estudo de SUV subcompacto desenvolvido em cima da plataforma do up! e equipado com o motor 1.0 TSi.

Por conta das seguidas quedas de vendas - e da crise  que o mercado nacional de carros vem enfrentando desde sua apresentação -, o Taigun acabou não saindo do papel.

Curiosamente, na Índia, Taigun foi o nome escolhido para o carro que conhecemos como T-Cross. Outra curiosidade é que Taigun tem as mesmas letras que Tiguan, apenas ordenadas de forma diferente.

Volkswagen Taigun
icon photo
Legenda: Volkswagen Taigun foi construído sobre a base do up! e tinha só 3,86 metros de comprimento
Crédito: Divulgação

Fiat FCC4

A Fiat Toro já foi um sedã, ao menos em seu "formato conceitual". Assim era o FCC4, protótipo apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2014 e que previu como seria a primeira picape média da marca, lançada por aqui dois anos depois, em 2016.

Assim como o conceito Fastback - outro protótipo brasileiro, o SUV da Toro, desenvolvido e mostrado no Salão de 2018 -, o FCC4 era apenas um mockup - protótipo em escala real - e não tinha motorização nem acabamento interno (por isso que em todas as fotos ambos têm vidros escurecidos).

Fiat Fcc4
icon photo
Legenda: Fiat FCC4 foi um protótipo de sedã que deu origem à picape Toro
Crédito: Divulgação

Renault Sand'up

Toda a linha de modelos da série Stepway que você conhece (hoje não mais uma versão, mas sim o nome de um modelo) vieram deste conceito. Chamado Sand'up, foi apresentado pela Renault pela primeira vez no Salão do Automóvel de 2008.

O Sand'up também foi o primeiro carro desenvolvido pelo Centro de Design da Renault da América Latina, localizado em São Paulo (SP). O curioso é que no protótipo bastava retirar o par de arcos e o teto para transformar o hatch em uma picape.

Renault Sand'up
icon photo
Legenda: Renault Sand'up foi mostrado pela marca no Salão de São Paulo de 2008
Crédito: Divulgação

Nissan Kicks Concept

O Kicks Concept foi o conceito apresentado pela Nissan no Salão do Automóvel de 2014 e fez tanto sucesso pela nomenclatura que acabou dando origem ao próprio nome do carro, como podia se imaginar.

Embora tenha sido criado no centro de estilo da marca em San Diego, na Califórnia, ele está nessa lista pois teve em seu desenvolvimento auxílio dos profissionais de design da Nissan do Brasil.

De acordo com a marca japonesa, a carroceria em dois tons (cinza com teto laranja, que depois deu origem à versão Rio do SUV compacto) é fruto da paisagem "cinzenta" da cidade de São Paulo com a profusão de "cores vibrantes" do Rio de Janeiro.

E, ao menos entre os exemplos dessa lista, o Kicks Concept foi o protótipo que ficou mais ficou parecido com sua versão final de produção.

Nissan Kicks Concept
icon photo
Legenda: Nissan Kicks Concept deu origem... ao SUV Kicks, carro mais vendido da marca no Brasil
Crédito: Divulgação
Comentários