Carros potentes: conheça alguns modelos dos sonhos

Todo apaixonado por automóveis sonha com o seu. O que, entretanto, determina esta classificação?

  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Carros potentes: conheça alguns modelos dos sonhos
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Carros potentes: para além do imaginário em torno deles, criado pelo cinema ou pelas publicações especializadas, principalmente, existe um universo de detalhes. Conheça alguns deles, além de modelos de puríssimo poder.

A potência de um carro é tratada pelo termo "cavalos". Apenas a fim de curiosidade, esse nome foi criado por James Watt, porque os cavalos eram a referência para determinar a relação entre força e tempo. A abreviação "cv" não é devido às duas primeiras consoantes de cavalos, mas sim de "cavalo-vapor".

Isso porque Watt criou a medida ao comparar os cavalos às maquinas a vapor. Curiosidades à parte, outra informação importante para entender a potência de um carro é o papel dos cilindros.

Em uma explicação simples, os cilindros são os orifícios que existem numa determinada peça que fica dentro do motor, por onde os pistões se deslocam. Então, quanto mais furos houver nesta peça, mais cilindros tem o carro. E para que servem os cilindros?

Bloco de motor quatro cilindros
icon photo
Legenda: Exemplo de bloco de motor com quatro cilindros em linha
Crédito: iStock

O número de cilindros e a dimensão deles garantem o volume de ar que entra nesta peça, o que, por sua vez, determina a quantidade da queima do combustível que faz o carro andar. Logo, quanto mais cilindros, mais potência. Física nunca foi tão fácil, não é mesmo?

Agora chegamos na parte importante: o tipo de motor.

Quais são os tipos de motor?

Há alguns tipos mais comuns e certamente você já ouviu falar de todos eles desta forma:

  • 1.0
  • 1.4
  • 1.6
  • 1.8
  • 2.0
  • Este número significa o volume de combustível e de ar que os cilindros comportam. O motor 1.0 comporta a 1 litro. O motor 1.4 admite 1 litro e 400 ml. E, por sua vez, o motor 2.0 permite 2 litros.

    Alguns modelos de carros potentes

    Bom, é só isso que determina a classificação dos carros mais potentes? Não! Toda a tecnologia do automóvel em questão conta muito para que ele alcance o melhor desempenho. Na descrição dos modelos abaixo, isso ficará um pouco mais claro.

    Mas um alerta: esta não é uma lista dos carros mais potentes. Selecionamos alguns modelos esportivos que esbanjam cavalos-vapor e desempenho - e que são mais próximos da realidade da maioria dos "mortais" do que superesportivos de Bugatti, Ferrari e afins.

    Honda Civic Type R

    Imagine isso: este modelo chega à velocidade máxima de 272 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 5,7 segundos. Incrível, não?

    O Civic Type R é equipado com motor 2.0 VTEC Turbo de 320 cv e ganhou 10 cv a mais pela otimização do sistema de escape – isso comparado ao modelo anterior.

    Honda Civic Type R
    icon photo
    Legenda: Honda Civic Type R na Ilha de Man
    Crédito: Divulgação

    A direção é 5 kg mais leve. Sua nova estrutura em aço pesa menos 16 kg. Ele também tem nova suspensão, que usa duplo eixo na frente, o que influencia na distribuição de torque.

    Por fim, este modelo tem mais estabilidade nas frenagens fortes. Os amortecedores vêm com três câmaras e o câmbio é manual. Os freios com discos ventilados são da Brembo e os pneus Sport Contact 6 são mais largos.

    Nissan 370Z

    O motor V6 (6 cilindros em "V") de 3,7 litros é responsável por gerar 354 cv e 38,2 kgfm de torque. Do modelo anterior, manteve a caixa manual de seis velocidades, com sincronização de rotação.

    icon photo
    Legenda: Nissan 370Z em edição de aniversário do esportivo da marca japonesa: potência de 354 cv

    Contudo, há uma nova transmissão automática de sete velocidades, com opção de troca de marcha na parte atrás do volante. O Nissan 370Z recebeu novos amortecedores esportivos, molas, barras estabilizadoras e freios.

    Jaguar F-Type

    A estrutura de alumínio reduziu o peso e melhorou a rigidez torcional do F-Type. A caixa Quickshift do câmbio ZF faz trocas rápidas e precisas. Os discos de freios são de carbono. O motor é o V6 de 380 cv e trabalha com o sistema chamado de Escapamento Esportivo Ativo.

     Na foto, a nova versão do Jaguar F-Type
    Legenda: Na foto, a nova versão do Jaguar F-Type
    Crédito: Divulgação

    Perfeito para os aficionados por velocidade, proporciona um ronco emocionante em todas as rotações do motor. Dispõe também do sistema Configurable Dynamics, que permite ajustar o peso da direção, o mapeamento da transmissão e a resposta do acelerador.

    BMW M2 Competition

    É dotado de motor 3.0 biturbo de 370 cv, 40 cv a mais comparado com o modelo anterior. O torque, antes de 51 kgf.m, foi para 56 kgf.m. A arrancada de 0 a 100 km/h acontece em 4,2 segundos.

    icon photo
    Legenda: BMW M2 Competition: modelo faz o 0 a 100 km/h em 4,4 segundos
    Crédito: Divulgação

    O modelo tem câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, além do manual de seis velocidades. Nesta opção, ele vai de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos.

    Os freios a discos ventilados são da M Sport e têm diâmetro de 400 mm na dianteira e 380 mm, na traseira. Usa também pinças de seis pistões à frente e quatro pinças atrás.

    Lotus Evora GT410 Sport

    O modelo pesa 42 quilos a menos que o anterior. Os novos equipamentos do kit Carbon Pack incluem com bateria de íons de lítio e sistema de escape de titânio.

    icon photo
    Legenda: Evora GT410 Sport: sigla é uma referência à potência do esportivo que alcança 297 km/h
    Crédito: Divulgação

    O motor é o V6 3.5 de 410 cavalos e 41 kgf.m de torque. Chega à velocidade máxima de 297 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos.

    BMW M4

    Com motor 3.0 de seis cilindros, 431 cv e 57 kgf.m, acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos. Tem controles de estabilidade e tração, seis airbags, além do sistema BMW ConnectedDrive, que oferece funcionalidades acessíveis via SIM Card, conectado à internet.

    icon photo
    Legenda: M440i, versão mais apimentada do novo Série 4, tem motor de seis cilindros turbo e tração nas quatro rodas
    Crédito: Divulgação

    Lotus Exige Cup 430

    A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em apenas 3,9 segundos. A aerodinâmica mais trabalhada permite que o modelo alcance os 274 km/h de velocidade final.

    icon photo
    Legenda: Exige 410 Sport: aerodinâmica retrabalhada faz o carro alcançar os 274 km/h
    Crédito: Divulgação

    O câmbio manual de seis marchas garante trocas mais precisas e rápidas. Há a opção do modelo com câmbio automático, também de seis marchas.

    Chevrolet Camaro SS

    icon photo
    Legenda: O potente Chevrolet Camaro SS usa um "vê-oitão" de 461 cv

    O Chevrolet Camaro SS é equipado com motor V8 6.2L de 461 cv e 55,6 kgf.m de torque máximo. Vai de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e atinge a máxima de 250 km/h.

    O motor está acoplado a um câmbio automático de dez marchas e as trocas podem ser feitas no volante. Além do mais, tem freios Brembo e suspensão independente nas quatro rodas.

    Ford Mustang V8

    Considerado o melhor Mustang de todos os tempos, foi criado para ser usado no cotidiano. Carrega o motor 5.0 V8 Coyote de terceira geração e suspensão independente nos dois eixos. Tem amortecedores adaptativos magnéticos.

     Ford Mustang não poderia estar fora da lista de carros potentes
    Legenda: Ford Mustang não poderia estar fora da lista de carros potentes
    Crédito: Divulgação

    Os largos pneus Michelin Pilot Sport 4S harmonizam-se às rodas pretas de aro 19". Oferece sete diferentes modos de condução: Comfort, Sport, Sport+, Pista, Drag, Neve e Individual, que interferem na rigidez da suspensão, precisão da direção e respostas do acelerador e do câmbio.

    Vai de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. Potência? 466 cv. Isso com câmbio automático de dez marchas, além de tração traseira. E tem direção elétrica.

    Dodge Challenger SRT Demon

    icon photo
    Legenda: SRT Demon, a versão mais endiabrada do Dodge Challenger, precisa de 2,3 segundos para fazer o 0 a 100 km/h
    Crédito: Divulgação

    E para fechar com chave de outro, o motor 6.2 V8 HEMI do Dodge Challenger SRT Demon gera 852 cv. Recupere o fôlego. Pronto? As rodas de liga leve de 18 polegadas levam os pneus Nitto NT05R, com medida 315/40. Por fim, na versão com kit de arrancada, acelera de 0 a 100 km/h em 2,3 segundos. Está vivo aí?

    E os carros mais potentes na Webmotors?

    Para quem ficou com vontade de saber mais detalhes sobre os modelos, o nosso Catálogo 0 Km tem a ficha técnica, mudanças de versões e até opiniões dos donos desses carros. Além disso, no portal Webmotors, ainda é possível ver as ofertas para esses e outros veículos.

    Tudo isso com a garantia de comprar com segurança, por meio do Autopago, em uma experiência 100% on-line com o CarDelivery. Confira e agende uma Videochamada para conhecer melhor seu carro dos sonhos!

    Assista ao vídeo com o Mustang GT 500, de 770 cv

    Comentários