Coragem de dirigir - pânico 2

Internauta engata e enfrenta entrevista com Bellina, a mulher-carro
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Coragem de dirigir - pânico 2
Andréia Jodorovi
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Como é que alguém que nunca sentiu medo de dirigir pode entender um ser para quem todos os serial killers do cinema são menos assustadores do que a direção? O nome da terapeuta também causa arrepios: Cecília Bellina, pioneira no Brasil em atendimento clínico a pessoas que fogem do volante.

Posso pegar o telefone e cancelar meu primeiro encontro com ela. Cancelo? Posso ligar para o pessoal da WebMotors e dar uma desculpa qual? para não escrever a matéria desta semana. Pego o telefone, mas chamo o táxi. Eh, 1 x 0 pra mim!

Na Clínica Escola Cecília Bellina – única em São Paulo a atender quem não sabe dirigir – a recepcionista, muito gentil, avisa que Cecília irá me receber em alguns minutos. Desejo que ela demore bastante. Mal concluo o pensamento e Bellina surge, linda, forte e sorridente.

Entramos em uma sala ampla com muitas opções de sofá. Digo a ela que achei o lugar lindo. É verdade, mas digo também para quebrar o meu gelo. Bellina me explica que tem de ser assim, um lugar gostoso de estar. “As pessoas que têm medo de dirigir e não procuram ajuda andam na contramão do medo. As que têm coragem de procurar ajuda estão caminhando lado a lado com ele. Por isso, procuramos oferecer um local bonito, aconchegante e agradável. O medo causa muitas fantasias”, ela explica.

Medo versus capacidade

A fantasia mais comum, diz a terapeuta, é a de que a resistência ao carro seja o mesmo que incapacidade. A crença, amplamente disseminada na sociedade, costuma ser assimilada pela pessoa que tem medo. “Qualquer um pode dirigir, por que eu não consigo?”, ela se pergunta e responde esperando o pior de si.

Assim, primeiro ponto importante é diferenciar alhos de bugalhos. A clientela da escola é formada em grande parte por pessoas bem-sucedidas em diversas áreas da vida. Terei oportunidade de conhecê-las de perto, já que a terapia em grupo é parte fundamental do tratamento.

Bellina nos lembra que “dirigir não é tão simples como se acredita. Tal qual o medo, a coragem em demasia também traz muitos problemas no trânsito. Os milhares de acidentes e mortes que engordam as estatísticas estão aí para provar. Guiar é como aprender a andar ou se alfabetizar. Leva bem mais tempo do que as 15 aulas mínimas propostas pelo Detran”.

Nesse sentido, o medo tem lá sua razão de ser: a de proteção. “Assim como evito sair com um motorista que dirige mal, também evitarei sair comigo mesmo se não tiver plena confiança em minha habilidade ao volante”, aponta a terapeuta.

Certo é que na mesma via do tratamento terapêutico, o aluno aprenderá a dirigir com profissionais capacitados. "Tem gente que não sabe como virar a chave de ignição, ignora o nome dos pedais, as marchas. Identificamos em que etapa nosso cliente está para, então, iniciar o processo de aprendizado dele".

Óbvio, mas espantoso

“Todos fazemos parte do trânsito, mesmo andando a pé”, ressalta Bellina. Entramos com a máquina humana, nosso corpo. Andar também é dirigir e, como tal, interagimos com as outras máquinas, seguimos placas, sinais de trânsito e... corremos riscos. Para fugir deles, seria preciso não só não deixar o automóvel em casa, mas se trancafiar nela.

Você gostaria de viver assim? Nem eu. Então, amigos, a batalha continua. Semana que vem, enfrentarei o não menos temido psicotécnico. Será que as clínicas estão preparadas para diferenciar incapacidade da tensão natural antes de um teste? Espero que sim, pois já estou com as mãos suando.

Aos leitores que escreveram, obrigada pela força! Espero vê-los na próxima semana. Com vocês, é mais motivador.

__________________________

Leia também:

Coragem de dirigir: o desafio

Segredos e medos que o medo de dirigir pode revelar

Terapia de milhas passadas

Qual o significado de sonhar com veículos? Especialista dá algumas dicas

O que os números dizem sobre você na direção e seu desafio no trânsito

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors