Datsun 240Z: Primeiro grande esportivo japonês

Modelo utilizava motor 2.4 de seis cilindros em linha que desenvolvia 151 cv

  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Datsun 240Z: Primeiro grande esportivo japonês
Renato Bellote
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon


No final da 2ª Guerra Mundial o Japão estava destruído, a economia arrasada e o orgulho ferido. Em menos de uma década a força do trabalho e o poder da união já destacavam o país em alguns aspectos. Mais dez anos se passaram e chegava a hora de conquistar o ocidente.

Porém, ao contrário das armas, dessa vez seria usada a tecnologia e criatividade. O Datsun desembarcou no mercado norte-americano em 1969. E logo caiu no gosto do público. Capô longo, traseira curta e um acabamento bem feito, além da mecânica robusta, se mostraram suas forças.

Sob o capô o motor de 6 cilindros em linha, com 2,4 litros, carburadores duplos Hitachi e 151 cv a 5.600 rpm agrada pelo ronco que vai se tornando agudo até espetar os 7 mil giros. A identidade com os modelos atuais é instantânea. 

IMPRESSÕES AO VOLANTE

Como já disse na matéria do Mitsubishi 3000 GT VR4 a ergonomia dos modelos japoneses é elogiável. Fica fácil encontrar a melhor posição e se sentir em um verdadeiro esportivo. A posição de volante, pedais e câmbio é a ideal.

O som do escape dá o tom do passeio. A melodia fica completa com os punta-taccos e o comportamento perfeito da suspensão independente. Com quase cinquenta anos ele dá um banho em muitos modelos novos e pede uma tocada rápida. Em breve teremos os precursores dessa história de sucesso: o Nissan 350Z e o 370Z. Nos vemos!

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors