Desafiando os limites

Divirta-se neste final de semana com uma história de velocidade e de vida incomparável
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Desafiando os limites
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Burt Munro é um cara querido pelos vizinhos mesmo acordando todos ao dar partida em sua moto de madrugada. Com dinheiro contado, obtido na hipoteca de sua casa, ele consegue, aos 68 anos, fazer uma viagem aos EUA, saindo da distante Nova Zelândia. Pouco antes disso tudo, descobre que tem angina. Seu objetivo é levar sua motocicleta Indian Scout 1920 a quebrar o recorde mundial de velocidade em sua categoria, para motos abaixo de 1.000 cm³ de cilindrada. Tudo isso você poderia descobrir com uma pesquisa na internet, mas é muito mais divertido fazê-lo assistindo ao filme “Desafiando os limites” World’s Fastest Indian, 2005, dirigido por Roger Donaldson e distribuído pela Focus Filmes.

Vivendo o papel de Burt está Anthony Hopkins, excelente imitando o sotaque neozelandês e até exagerando, talvez, na simplicidade do personagem, que parece surgido do nada em direção ao Olimpo. Mas Herbert J. Munro era um piloto experiente e um profundo conhecedor de mecânica, tão completo que ele mesmo fabricava os pistões, anéis, bielas e outras peças do motor 5OR627 de sua Indian, originalmente com 600 cm³, de dois cilindros e disposição em “V” de 42º. As válvulas, uma de admissão e outra de exaustão, eram laterais. Perto de bater o recorde, o propulsor já deslocava 950 cm³ e tinha um comando de válvulas no cabeçote, com quatro válvulas por cilindro, o dobro da original.

Com um pouco mais de pesquisa descobre-se que Burt conseguiu, em suas próprias palavras, “fazer algo grande em sua vida”. Em 1967, em Bonneville, ele atinge a média de 295,44 km/h, com o pico, em uma de suas passagens de medição, de 305,89 km/h. Mas não é apenas essa extensa parte técnica que conta. O que encanta no filme é a lição de vida que o personagem dá. O modo como ele preparava seus próprios pneus, suspensão e freios era, ao mesmo tempo, o seu fator de sucesso e de possível fracasso. Sua atitude perante a vida é que fez toda a diferença.

Se você não pretende fazer o roteiro de viagem que WebMotors indica, vale passar na locadora e levar para casa essa lição de vida com pitadas de velocidade, motores e emoção. Filmaço!
_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors