Dias dos Pais

O presente pode ser um belo passeio de carro
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Dias dos Pais
Adriana Bernardino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Já faz tempo. Mas houve uma fase da vida em que você ficava no banco de trás à mercê dos caminhos escolhidos por seu pai. Situação que não era um demérito, ao contrário: o coração vibrava só de pressentir o passeio de carro.

Nessa época, apreciar as coisas simples nos era mais fácil. Coisas, por exemplo, como sentir que o percurso é tão ou mais emocionante do que a chegada.

De lá, de trás, vez ou outra podia acontecer de cruzar seu olhar com o dele no retrovisor, para a bronca, para o riso de uma bobagem qualquer ou, simplesmente, para ser visto, amado, protegido. Olhar rápido, mas para sempre.

Por essas e outras vivências, pode parecer difícil retribuir tal intensidade de sentimentos, já que isso não cabe em um presente do Dia dos Pais.

A solução – pensemos com o coração de criança – pode ser simples.

Consultamos pessoas dos sete cantos do Brasil para dar a você dicas de onde e como reviver momentos especiais com seu pai. Elas podem inspirá-lo, se não a ir ao mesmo local, a descobrir uma paisagem só sua, em que haja espaço para o riso, para o silêncio e, se faltar palavras, para a leitura do poema de Mario Quintana que está no fim da reportagem.

São Paulo – Essa dica é da redação WebMotors: em São Paulo, para os pais que são fanáticos por carros, há sempre a opção de almoçar em um lugar temático, como o Vilarejo São Paulo Rua Curupacê, 420, na Mooca, que tem decoração de época e conta com preciosidades do mundo dos carros antigos para adornar o ambiente. Quem quiser deixar o deleite para depois da refeição pode visitar Museu do Automóvel de São Paulo Rua 1822, Nº 472, Ipiranga, que possui cerca de 80 automóveis, motos e carruagens em exposição. Para a visita, é preciso marcar com antecedência nos telefones 6168-1900 ou 6169-7844.

Monte Verde – Pequena, charmosa e fria só na temperatura. Edson Aparecido Martins Souza, de São Paulo, indica essa cidadezinha, que fica em Minas Gerais, para aproveitar intensamente a companhia do “velho”. “Há piscinas, cachoeiras, passeios a cavalo, sempre com vistas maravilhosas, parecidas com a de Campos do Jordão, só que com mais tranqüilidade”.

Rio de Janeiro – Como todo litoral do Rio de Janeiro é de fácil acesso para se trafegar de carro, o melhor é levar o pai para algo que é sempre novidade: dar uma volta pelas praias e ver o pôr-do-sol. Esse é o conselho de Bruno Pepeu Noleto, que é de Niterói. “Tomar água de coco vendo o pôr-do-sol é uma experiência maravilhosa para se viver no Rio de Janeiro. O caminho que leva ao Pão de Açúcar também é inigualável. Há lugar para estacionar o carro com segurança e aproveitar os restaurantes do local”.

Estrada da Graciosa – Próxima a Curitiba, a Estrada da Graciosa é o melhor passeio que se pode fazer de carro em um domingo, principalmente no Dia dos Pais, na opinião de Adriani Kappel. A beleza da Estrada da Graciosa começa no Portal de Tijolinhos e pedras, com uma pequena fonte. Existem também alguns pontos em que as pessoas se reúnem para piqueniques, churrascos ou simplesmente para apreciar a paisagem em alguns dos mirantes espalhados pela estrada. Há um traçado antigo que recebe o nome de Caminho dos Jesuítas e o rio Catira, em que as pessoas costumam se refrescar nos dias de muito calor. “Lá há restaurantes onde se pode comer um ótimo barreado, prato muito procurado na região”.

Belezas do Sul - Ana Maria Pitzer,de Blumenau, perdeu a conta dos belos lugares que devem ser visitados de carro em sua região. Entre eles estão a Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra; a av. Interpraias, em Balneário Camboriú; e o Morro da Igrejinha, lugar mais alto e frio de Santa Catarina. “Todos são lindos e merecem ser visitados. Em Blumenau, especificamente, temos o Vale Europeu. Uma paisagem tranqüila e inspiradora para curtir com o pai”.

Porto de Galinhas – Carlos Alberto Ferreira Costa, que mora em Recife, diz que a praia Porto de Galinhas é um passeio com felicidade garantida para fazer com o papai. “A 30 minutos de Recife, a praia se diferencia pela beleza e organização. O acesso de carro é fácil e é possível aproveitar o verde do caminho, o meio ambiente preservado, bons restaurantes e hospedagem. Aqui, só esperamos um feriado para correr pra lá”.


Como dissemos, se a emoção embargar e faltar assunto, uma bela paisagem e o poema abaixo vão deixar seu pai mais que emocionado e feliz.

As Mãos de Meu Pai
“As tuas mãos têm grossas veias como cordas azuis
sobre um fundo de manchas já da cor da terra
como são belas as tuas mãos pelo quanto lidaram,
acariciaram ou fremiram da nobre cólera dos justos…
Porque há nas tuas mãos, meu velho pai,
essa beleza que se chama simplesmente vida.
E, ao entardecer, quando elas repousam nos braços da tua cadeira
predileta,uma luz parece vir de dentro delas…
Virá dessa chama que pouco a pouco,
longamente, vieste alimentando na terrível solidão do mundo,
como quem junta uns gravetos e tenta acendê-los contra o vento?
Ah! como os fizeste arder, fulgir, com o milagre das tuas mãos!
E é, ainda, a vida que transfigura as tuas mãos nodosas…
essa chama de vida - que transcende a própria vida…
e que os Anjos, um dia, chamarão de alma."

Nós, da família WebMotors, desejamos a você um domingo alegre, pleno e feliz com o seu pai!


________________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors