DKW alemão 1957, pequena maravilha

A pequena maravilha do carro antigo como estratégia de mercado
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. DKW alemão 1957, pequena maravilha
Antigo Motors
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Em tempos de proteção de mercado, o exemplo deveria vir de casa. “Esse DKW é alemão, enviado ao Brasil em regime de SKD Semi Knocked Down para uso de membro da diretoria da empresa”, conta seu atual proprietário. “Mas pouco foi usado, pois era norma da Vemag que funcionários de maior escalão guiassem apenas produto nacional”, pontua.

O recente aumento do IPI para as importações de carro antigo requer algum tempo para digerir as consequências. No entanto, nada de novo. Importação de veículos e medidas protecionistas sempre existiram. Porém, a postura quanto a carros novos e carros antigos é que não deveriam ser as mesmas.

O motor dois cilindros, que deu origem à pequena maravilha alemã, de acordo com a propaganda de época, veio de um propulsor para bicicletas. A marca DKW pertencia o grupo Auto Union, e depois da 2ª Grande Guerra, foi a primeira a voltar a ser fabricada.
“Os veículos DKW eram vendidos no Brasil desde os anos 1930. Meu avô trabalhou na Bremensis, importadora desses veículos. Com a guerra, a empresa encerrou as atividades”, conta o motorista. Na década de 1950 a Vemag, que trabalhava com caminhões, passa a representar a marca e trouxe alguns modelos para serem montados no país.

A Vemag não era a DKW do Brasil, assim o suporte da fábrica era pífio. Não seria exagero dizer que o jeitinho brasileiro era quase uma norma técnica. Se não havia determinada peça, usava-se o que tinha ou adaptava. A Vemag foi a primeira indústria brasileira de automóveis, então todo mundo estava aprendendo”, reconhece o proprietário.

As estratégias adotadas no pós-guerra pela indústria automobilística alemã foram cruciais para reerguer o país como potência. Por exemplo, a Mercedes ao comprar a Auto Union e passar a vender carros mais acessíveis através de sua rede de lojas, aumentou volume de vendas afetando positivamente a economia.
“Nessa ocasião meu avô abre a oficina autorizada DKW-Vemag e envolve-se com preparações de carros de corrida e rallye”, recorda-se. Inclusive conta que quando criança rabiscou o manual de um DKW diferente de cliente da oficina. Levou uma bronca!

De todo os carros que iam para oficina do avô, um lhe chamava mais a atenção. “Por ser diferente tipo F93 dos outros DKW nacionais tipo F94. Era mais equipado, tinha bancos em tecido, ventilação e o principal, para mim na época, era o vidro lateral traseiro que abria totalmente, o que não acontecia no DKW de meu pai. Esse era o do manual rabiscado”, diz.
Ao completar 18 anos e entrar para a faculdade de engenharia, adivinha qual carro antigo ganhou de seu pai? Incrível! Originalmente creme de teto branco, ganha carroceria azul metálico e teto branco logo na primeira reforma iniciada por ele mesmo no dia seguinte ao chegar com o carro. As cores são inspiradas num postal que o atual proprietário tem desde jovem. “Alemão não gosta de tons metálicos, mas para vender nos Estados Unidos foi preciso adaptar”, explica o motorista.

A segunda grande manutenção foi uma restauração, feita em casa e com apoio de empresas especializadas e do filho. As cores foram corrigidas para próximo do azul diamante AU 258, conforme consulta ao departamento histórico da Audi AG. Outros detalhes foram acertados, como grade dianteira, lanternas traseiras e caixa de distribuição de ar. Entre os requintes, está o rádio Saba Mobil, de época, fabricado em um único ano em pleno funcionamento.
Com a venda da DKW-Vemag para a Volks, e o falecimento do fundador da oficina, os herdeiros optaram em atender ambas as marcas. “Quando você mesmo faz, sabe mais ou menos as limitações do carro”, comenta. Para o mecânico de final de semana especialista em DKW, “carro é automóvel, não auto-imóvel”. O que o portal Antigo Motors concorda integralmente. Por isso, importado ou não, carro antigo tem de andar.

Agradecimentos a Rene Witzke.

Acesse o Portal Antigo Motors para fotos exclusivas e outras informações sobre carros antigos.

As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião do site WebMotors.


______________________
Pesquise as melhores ofertas na WebMotors. Aqui você encontra.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors