"Dobradinha" de carros para vender mais que rivais

Conheça algumas estratégias criadas por fabricantes para vencer a disputa de mercado contra concorrentes específicos

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. "Dobradinha" de carros para vender mais que rivais
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O mercado automotivo brasileiro tem artimanhas que podem sutilmente passar despercebidas pelo consumidor final, mas são extremamente importantes para os fabricantes - e para seus lucros. Nós do WM1 vamos falar sobre uma delas hoje e chamá-la de... "Dobradinha" de carros.

Em teoria, essas dobradinhas acontecem quando uma marca aproxima a proposta de dois modelos para que, juntos, vendam mais que determinado rival. Um exemplo: em 2009, a Honda lançou o City no Brasil. Na época, uma fonte ligada à marca foi categórica quando perguntei sobre a estratégia de mercado do carro: "O Civic não vende mais que o Corolla. Mas o Civic e o City, juntos, vão vender".

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Conseguiu captar qual é o lance? Pois abaixo vamos listar cinco exemplos de dobradinhas que fizeram - ou ainda fazem - sucesso e que foram extremamente importantes dentro das estratégias das montadoras.

Casos de "Dobradinha de carros" no Brasil

1. Volkswagen Gol e Gol G4

O Gol foi um fenômeno do mercado brasileiro e será difícil ver outro carro ser líder de vendas por 27 anos em nosso país - destes, 26 de forma consecutiva. Mas entre 2008 e 2013 a dobradinha Fiat Palio e Palio Fire (gerações nova e antiga) foi uma real ameaça ao reinado do carro da Volks - tanto que, em 2014, o compacto da empresa italiana terminou em primeiro. E teve mais dupla da Fiat que fez isso.

Para conter o avanço dos rivais, a Volks também aderiu à dobradinha: lançou o Gol "G5" (terceira geração) em 2008 e manteve o "G4" (segunda geração em sua terceira reestilização) como opção de entrada, mais voltado ao mercado de vendas diretas e frotistas. Resultado? Em muitos destes anos, o G4 vendeu até mais que o G5. Dobradinha de carros de sucesso, para a tristeza da dupla de Palio.

VW Gol vendeu muito, e por vários anos o G4 conviveu com o G5 e formaram uma dupla imbatível
Crédito: Divulgação
toggle button

2. Fiat Uno e Mille

Em 2010 a Fiat, que já corria atrás do VW Gol com sua dobradinha de Palio, lançou depois de mais de 20 anos a segunda geração do Uno. Porém, manteve o Uno Mille no mercado e renomeou o produto apenas de... Mille. Ou seja, a marca criava ali uma segunda dupla para combater o compacto da Volkswagen.

As vendas de Uno e Mille de gerações distintas duraram até 2014, quando o mais antigo se aposentou por forças da legislação. O sucesso foi grande: nesse período, as duas duplas (Uno/Mille e Palio/Palio Fire) figuraram quase sempre no pódio do mercado, atrás somente do todo-poderoso carro da Volks. Bom para os bolsos da Fiat, que, até então, ainda não integrava o Grupo Stellantis.

Novo Uno (foto) e Mille, sua geração anterior, venderam muito quando estiveram juntos no mercado
Crédito: Divulgação
toggle button

3. Jeep Renegade e Compass

A FCA (Fiat Chrysler Automobiles) surgiu em 2014 e seu primeiro carro de sucesso brasileiro e mundial foi o Jeep Renegade, SUV compacto que também foi responsável pela inauguração da fábrica da empresa em Goiana (PE), no primeiro semestre de 2015. O jipinho havia sido apresentado globalmente no Salão de Genebra de 2014 e uma de suas missões era clara: dominar o segmento de SUVs no Brasil.

Mas tinha uma pedra no meio do caminho. Seu nome era Honda HR-V, outro utilitário compacto promissor, também lançado naquele primeiro semestre de 2015. O embate entre os dois sempre foi acirrado, até que uma nova geração do Compass - feita sobre a mesma plataforma do Renegade, porém de porte superior - resolveu dar as caras.

Na prática, o HR-V foi o SUV mais vendido do Brasil em 2015, 2016 e 2017, mas nestes dois últimos anos (16 e 17) a dobradinha Renegade e Compass vendeu mais que o carro da Honda. Exatamente como a FCA queria.

 Renegade e Compass, que tem a mesma plataforma, venderam, juntos, mais que o HR-V em 2016 e 2017
Renegade E Compass
Legenda: Renegade e Compass, que tem a mesma plataforma, venderam, juntos, mais que o HR-V em 2016 e 2017
Crédito: Divulgação
toggle button

4. Chevrolet Onix e Prisma

A dupla de carros mais vendida do Brasil entre 2015 e 2020 também utilizou esse tipo de estratégia na contabilização de vendas. O Onix assumiu a liderança do mercado em 2015 e só largou o posto no ano passado, mas começou a usar esse tipo de artimanha com sua primeira reestilização, que aconteceu em 2016. Não só ele: o Prisma também seguiu essa receita após o lançamento do facelift.

Na prática, o que aconteceu foi o seguinte: a GM apresentou o novo modelo naquele ano, remodelado visualmente, e manteve a versão anterior à venda no mercado com o sobrenome Joy, o grande responsável pelas vendas diretas e para empresas frotistas.

Isso aconteceu de novo em 2019: com a troca de geração, Onix e Onix Plus alcançaram medalhas de ouro e prata de vendas, segundo números da Fenabrave (associação das concessionárias) naquele ano e em 2020.

Chevrolet Onix ainda é o carro mais vendido do Brasil; geração anterior era vendida como "Joy"
Crédito: Divulgação
toggle button

5. Honda Civic e City

Essa dobradinha de carros, como mencionamos no início dessa história, é um caso ainda mais evidente porque a confirmação veio de uma fonte ligada à própria Honda. O City surgiu lá fora e depois foi trazido para o Brasil para "inaugurar" o segmento de sedãs compactos "esticados" - ou intermediários -, hoje dominado pelo Onix Plus. Mas seu propósito era ajudar o Civic a bater no Corolla.

Não que isso tenha acontecido, porque o modelo da Toyota, na esmagadora maioria das vezes, foi - e ainda é - o sedã médio mais vendido do Brasil. Contudo, para os cofres da Honda, o resultado das vendas da dupla chegou a ser mais lucrativo durante um tempo do que quando o Civic existia sozinho. Depois vieram Etios SedanYaris Sedan e a história mudou completamente.

Civic não vende mais que o Corolla há anos. Mas, entre 2009 e 2012, o City o ajudou a superar o rival
Crédito: Reprodução/YouTube
toggle button
Comentários