Encontro em Lindóia reúne incríveis raridades

Entre os modelos destaque para o raro Alfa Romeo 6C 2500 Boneschi (1950) e para a Ferrari 225S Vignale (1952)

  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Encontro em Lindóia reúne incríveis raridades
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Centenas de colecionadores e mais de 400 mil apreciadores do antigomobilismo estiveram na cidade de Água de Lindóia-SP no IV Encontro Brasileiro de Autos Antigos, realizado entre os dias 20 a 23 de abril. Promovido por Mingo Abonante e seu filho Junior, o encontro reuniu também grandes nomes do automobilismo brasileiro, como os ex-pilotos Wilson Fittipaldi Junior e Bird Clemente, ambos embaixadores do evento.

Mais de 600 carros expostos, entre eles clássicos, originais, restaurados, hot-rods e caminhões foram os protagonistas do evento. Quem esteve no encontro também pôde visitar uma área exclusiva para a venda de veículos antigos, onde as lojas especializadas colocaram à disposição algumas preciosidades. Durante o evento teve também a feira de peças e antiguidades com cerca de 400 estandes e mais de 10 mil itens disponíveis para venda. Um espaço especial, onde era possível encontrar de tudo.

Por conseguir reunir veículos raros e exclusivos, o Encontro Brasileiro de Autos Antigos é considerado um dos principais eventos de autos antigos da América Latina. Um dos destaques do encontro foi o raro Alfa Romeo 6C 2500 Boneschi, de 1950.  Segundo o proprietário, trata-se possivelmente do único exemplar deste modelo em todo o mundo, já que apesar de vários 6C 2500 terem sido fabricados, a maioria recebeu carrocerias Pininfarina e Touring, e apenas três unidades foram desenhadas e construídas pelo estúdio Boneschi.

icon photo
Legenda: Encontro Águas de Lindóia
Crédito: Encontro Águas de Lindóia

Em um local um pouco mais isolado e reservado, encontramos exposta a Ferrari 225S Vignale, de 1952. Para se ter uma ideia da raridade dessa Ferrari, o preço é cotado em alguns milhões de dólares no mercado internacional. Ela ainda possui o certificado de originalidade da Ferrari Classiche, o departamento da marca que restaura modelos clássicos com peças e técnicas de fabricação de época, na sede da empresa, em Maranello, na Itália. O processo de restauração do modelo exposto no encontro consumiu dois anos de trabalho. Hoje, esse super clássico decora a sala de visitas de um empresário paulista. O carro só sai para participar de eventos especiais pelo País.

Outra peça exclusiva, que chamou a atenção do público em virtude do seu design ousado e criativo foi o Allard K1 1947.  A marca inglesa nasceu pelas mãos do empresário britânico Sydney Allard, que construiu esse modelo para correr em algumas provas de rallys na Europa. Equipado com motor Ford V8 de 85 cv, foram construídas apenas 151 unidades do K1, e por isso são cobiçados por colecionadores do mundo todo.

icon photo
Legenda: Encontro Águas de Lindóia
Crédito: Encontro Águas de Lindóia

Também encontramos o Monarca, considerado o primeiro fora-de-série nacional. Criado em 1954, pelo italiano Oliviero Monarca, o modelo era equipado com a mecânica de um Porsche 356 Speedster, sobre a plataforma do Volkswagen Fusca. Até onde se sabe, este é o único exemplar existente do modelo.

Outros grandes clássicos compõem o time de veículos especiais, como o bólido Ford Mustang Fastback 1965, versão rara de ser ver aqui no Brasil e nos EUA. Ao lado dele estava um belo Chevrolet Camaro 1973, no qual chama a atenção pelo design da dianteira com a enorme grade do radiador. Já no espaço dos Dodges, um vasto histórico de “Muscle Cars” poderia ser encontrado e dois exemplares atraiam muito a atenção do público, sendo um Coronet SuperBee 1970 ao lado do Plymouth Road Runner 1970, ambos na clássica cor laranja.

 Encontro Águas de Lindóia
Legenda: Encontro Águas de Lindóia
Crédito: Encontro Águas de Lindóia

Em outra parte da exposição estava uma área reservada para os modelos da VW. Nesse espaço os destaques foram para alguns Fuscas originais e outros modificados no estilo “German Luck” e uma coleção de Kombis entre 1960 até 1975. Os nacionais Chevrolet e Ford também marcaram presença em grande estilo com inúmeros modelos e versões. Só de Maverick foram mais de 15 exemplares expostos.

Durante o evento, o Galaxie Clube do Brasil fez a entrega de quatro troféus exclusivos para os veículos mais emblemáticos e ainda realizou o sonho de todo colecionador do modelo: formou uma linha do tempo com todos os modelos do maior carro já produzido no País. O clube convidou mais de 70 Galaxies, vindos de diversos Estados para participar da exposição. Alguns desses modelos expostos são únicos e exclusivos como, por exemplo, o Galaxie Ambulância, feito pelo departamento de estilo da Ford.

icon photo
Legenda: Encontro Águas de Lindóia
Crédito: Encontro Águas de Lindóia

Mais uma vez o encontro superou as expectativas do público. Sempre teve a tradição de ser um evento onde o antigomobilista e os apreciadores de antigos podem levar sua família para passear e curtir momentos de nostalgia. Circulando pelo evento, ouvimos escutar vários elogios tanto da organização, infra-estrutura e principalmente a qualidade dos veículos expostos.

 Encontro Águas de Lindóia
Legenda: Encontro Águas de Lindóia
Crédito: Encontro Águas de Lindóia

Por Fernando Gennaro

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors