Experiência para poucos

Irmãos holandeses criam carro de competição com mecânica do Triumph TR6 para reviver os tempos áureos do automobilismo
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Experiência para poucos
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Que tal ter à disposição um carro antigo de competição, recém construído e estalando de novo, para andar por estradas sinuosas e desafiadoras de alguns dos lugares mais bonitos do mundo? Se a parte sobre um antigo recém construído parece contraditória à primeira vista, espere um pouco mais... A empresa HB Huet Brothers, da Holanda, é quem está organizando tudo isso e construirá alguns carros para a empreitada. Só que nenhum deles está à venda. Continuou confuso? Continue a ler que você vai entender tudo.

Os holandeses Paul e Tino Huet tiveram o privilégio de se criar entre jóias do mundo automotivo, como modelos raros da Alfa Romeo e da Bugatti. Conforme cresceram, o primeiro se tornou piloto e o segundo, diretor de arte, mas nenhum dos dois ficou muito satisfeito com o rumo que suas vidas tomaram. Assim, em 1998, fundaram o Classic Drivers’ Club da Holanda www.classicdriversclub.nl, que permite aos associados o prazer de dirigir preciosos veículos antigos, como o Porsche 356 B, todos originais, em ralis de antigos pela Europa e pela África. Todos os antigos, e são muitos, pertencem ao clube e podem ser dirigidos pelos associados.

Ainda insatisfeitos, os irmãos Huet tiveram, em 2001, a idéia de criar um veículo próprio, com concepção antiga, mas recursos modernos, capaz de proporcionar a alguns poucos felizardos a sensação de dirigir como se fazia nos anos 1930, ou seja, quando sair com um carro por uma estrada “era uma aventura, não ficar preso no congestionamento”, segundo as palavras dos próprios irmãos Huet.

Para isso, eles conceberam um evento que utilizará carros construídos por eles mesmos, seguindo critérios de desenvolvimento e de produção iguais aos de antigamente, um método que deu origem a belezas como o Aston Martin DBR1, Maserati 300 S e o Ferrari 412 S.

Caros demais para rodar em um evento assim, essas preciosidades ficam reservadas a museus e coleções mais do que exclusivas. Então, por que não recriá-las, com aperfeiçoamentos? Foi o que a HB se propôs a fazer.

“Serão construídos doze carros. As razões para isso são simples. A primeira é que o grupo será de apenas 24 pessoas, o que dará a eles acesso especial a hotéis pequenos e exclusivos. A segunda é que temos dois caminhões para transportar os carros e, em cada caminhão, cabem apenas seis veículos”, disse Tino Huet, em entrevista ao WebMotors.

Esses carros, recém-construídos, servirão para que os participantes do evento possam enfrentar desafiadoras estradas de montanha em diversas partes da Europa, sempre em paisagens de tirar o fôlego. A idéia, portanto, foi recriar carros antigos e vender não os veículos, mas a experiência.

“Esses carros não estão à venda; foram especialmente desenvolvidos para a HB Experience. Ela se dará em 12 regiões diferentes da Europa”, disse Huet. Há a possibilidade de o evento vir também para o Brasil? “Talvez no futuro possamos cruzar o Atlântico, mas tudo depende da demanda.”

Próxima de se realizar, a HB Experience deve mostrar, em breve, seu primeiro fruto: o HB Special Prototype. Ele será apresentado em Amsterdã, no mês de março, durante o Dutch Auto Rai, um salão de automóveis que rivaliza em data com o Salão de Genebra.

Apesar de ter estilo próprio, o HB Special usará o mesmo chassi e o mesmo motor do Triumph TR6. “Mesmo”, aliás, não é um termo exato, no caso deste carro. O chassi, por exemplo, foi escolhido por permitir o uso de suspensão independente na dianteira e na traseira, com a possibilidade de diversos melhoramentos.

Entre os que foram adotados no chassi do HB Special estão suspensões rebaixadas, semelhantes às adotadas por carros de competição, amortecedores reguláveis, freios aperfeiçoados, para evitar fading nas montanhas os tambores traseiros foram aumentados e os discos dianteiros receberam pinças de quatro pistões, barra estabilizadora dianteira mais forte e cremalheira de direção de competição, para deixar as reações do carro mais diretas e aumentar a sensibilidade em relação à pista.

No que se refere ao motor, o seis-cilindros em linha de 2,5 litros do Triumph TR6, que rendia entre 105 cv e 150 cv, renderá 180 cv com as seguintes modificações: volante aliviado, para o giro crescer mais rápido, escape e comando de válvulas de corrida, dois carburadores SU, que se ajustam a diferentes condições de pressão o que os torna ideais para as montanhas e radiador de óleo. O câmbio é de quatro marchas, com disposição em “H”.

A carroceria, por fim, é feita toda em fibra de carbono, o toque moderno dado ao carro. Como se pode imaginar, a escolha do material recaiu sobre suas características especiais, como o baixo peso, a alta resistência e a facilidade de manipulação. Segundo Huet, se esse material, o mais resistente disponível hoje, fosse conhecido nos anos 1950, certamente ele teria sido usado nos clássicos. O painel e os instrumentos, de qualquer forma, são de alumínio, todos construídos pela própria HB.

O estilo foi inspirado no dos “barchetta” de competição que coloriam as pistas das edições da Targa Florio, da Mille Miglia e da Le Mans de meados dos anos 1950. O conjunto ficou em baixíssimos 750 kg, necessários para garantir a máxima dirigibilidade e velocidade.

Tudo isso, considerando o investimento envolvido e a quantidade de clientes limitada a 24 pessoas, deve ter um custo alto, mas ele ainda não foi revelado. “O preço para participar da HB Experience será divulgado dentro de alguns meses”, disse Huet.

Os interessados, de qualquer forma, podem acompanhar o desenvolvimento do projeto e os passos seguintes da empreitada no site da empresa: www.huetbrothers.com. Por enquanto, ele apenas reflete o sonho de seus idealizadores, dois holandeses ainda jovens Paul tem 35 anos e Tino, 31, mas que, com seu amor aos veículos antigos, criaram para si um modo de viver extremamente interessante. E lucrativo.

Gosta de clássicos e de esportivos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esses carros míticos:

Austin

Alfa Romeo

Americar réplicas

Bentley

Bianco

Chamonix réplica

DKW-Vemag

Dodge

FerrariJaguar

Lamborghini

Lobini

Maserati

Mercedes-Benz

MG

MP Lafer

Porsche

Studebaker

Leia também:

Inspirados no passado

Quatro décadas de tradição

Galleria Ferrari

Lancia Aprilia Sport

Antigos no X-Treme
________________________________

Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se na Agenda do Carro!
_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors