Fiat 500: Comprado e restaurado na Itália, este cinquino chama a atenção

Carro bonito, compacto e econômico. Ideal para famílias pequenas que circulam nos grandes centros que sofrem com a falta de espaço
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Fiat 500: Comprado e restaurado na Itália, este cinquino chama a atenção
Antigo Motors
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Carro bonito, compacto e econômico. Ideal para famílias pequenas que circulam nos grandes centros que sofrem com a falta de espaço. Parece descrição de um carro novo? Bem, é também. “Projeto de Dante Giacosa lançado pela Fiat, em 1957, o Fiat 500 fez muito sucesso na Europa e ditou tendência. 50 anos depois, a marca relançou o carro e sua proposta continua atual”, diz pesquisadora do Portal Antigo Motors.

Comprado e restaurado na Itália, este cinquino chama muito a atenção por onde passa. “Procuramos, mas no Brasil não encontramos outro igual. É muito gratificante ter um carro único na garagem” diz o motorista deste modelo incrível das fotos. Não é apenas um Fiat 500, é um Fiat 695 SS Abarth de 1972. “Uso direto. Não é uma samambaia de garagem”, afirma.

História - A proposta Fiat 500 nasceu num momento pós-guerra, onde as pessoas procuravam carros práticos e enxutos. Baseada no besouro alemão a solução italiana veio cheia de estilo. Considerado o primeiro carro para a cidade, tinha motor de dois cilindros e 479cc, com portas suicidas e teto solar de fábrica. Câmbio original seco de 4 marchas, 3 metros de comprimento e menos de 500 kg. Mas para o modelo atual, quanta diferença.

Ao longo dos 18 primeiros anos de sucesso passou por alterações especialmente mecânicas. A empresa de Carlo Abarth, especializada em kits de preparação para competições, tinha um relacionamento com diversas montadoras, porém ainda mais próximo com a Fiat. Chegou a fazer carros vencedores de Porsche e Ferrari, até se tornar um departamento da empresa.

Proposta Abarth - “Externamente é idêntico ao modelo R, que foi o último da linha 500 antiga. Mas fiz atualizações mecânicas para dar mais segurança e prazer ao dirigir”, conta o motorista. O que vai de encontro com a proposta Abarth, cujo interesse era aprimorar os carros, especialmente potência. “Quem não pudesse comprar um carro pronto, podia adquirir kits e acessórios para montar o seu. Algumas fontes consultadas afirmam que com isso inaugurou-se o seguimento de carros customizados na Itália”, comenta pesquisadora Antigo Motors.

Importação - Este típico antigo italiano, depois de dois anos de restauro, foi importado para o Brasil. “Valeu mais a pena. Pelo valor, conhecimento técnico e peças”, afirma o comprador. Opinião compartilhada por Elias Fallani da Fronteiras Comércio Exterior, especialista em carros antigos, “Mesmo com as mudanças nas taxas de importação como o aumento do IPI, às vezes compensa importar o carro de coleção pronto.” Essa e outras explicações para quem deseja importar um veículo antigo podem ser lidas em matéria especial no Portal Antigo Motors.

Com o carro pronto e em solo brasileiro, resolveu testa-lo. A tampa traseira não fecha por causa do carburador e resolveu incluir uma grelha para melhor refrigeração, que confere um charme interessante.

“Lá carro antigo é fashion” comenta o motorista e pai do proprietário. “Esse carro está se tornando raro até na Itália. O lugar que mais vi foi em Roma, Milão está cada vez mais difícil de uns 10 anos para cá”. Antes dele não teve nenhum carro antigo, mas já pensa em outros modelos italianos pequenos para os próximos anos.

O verdadeiro dono do carro é o filho de 5 anos do entrevistado que adora o carro, foi uma forma de homenagear o herdeiro que não perde uma chance de dar uma volta. Enquanto o proprietário não pode dirigir, o pai aproveita para o lazer em família. Brinca com a esposa, que usa o Fiat 500 moderno, no trânsito. “Mas não dá para ganhar, o carro dele é menor e sempre chega na frente”, defende-se ela com bom humor, que resume, “os meninos preferem o “Quinhentinho”, tem mais sabor de aventura”.

Agradecimentos a Ricardo Augusto e família
Veja mais fotos do Fiat 695 SS Abarth e a matéria exclusiva sobre importação de carros antigos noPortal Antigo Motors.

Veja mais fotos exclusivas deste Puma e outras informações sobre carros antigos noPortal Antigo Motors.

As opiniões expressas nesta matéria são de responsabilidade de seu autor e não refletem, necessariamente, a opinião do site WebMotors.



Gosta de urbaninhos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esse segmento:

smart ForTwo


Volkswagen New Beetle


Fiat Cinquecento


Ford Ka


MINI Cooper


Daihatsu Cuore


Hyundai Atos

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors