Florais para tensões no trânsito

Confira 6 essências que vão ajudar você a reequilibrar suas emoções
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Florais para tensões no trânsito
Adriana Bernardino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

– Descobertos nos anos 1930 pelo médico inglês Edward Bach, os florais são essências extraídas de determinados tipos de flores e usados para equilibrar o emocional. Não contêm química ou princípio ativo – como na fitoterapia ou alopatia. Por isso, não causam efeito colateral e podem ser uma opção de tratamento para desequilíbrios causados pelo trânsito.

“As essências transformam estados mentais e emocionais negativos em positivos. Elas não modificam nossa personalidade, apenas a equilibram”, explica a terapeuta floral, Simone Filkauskas Sequeira, professora dos Cursos de Terapia Floral de Bach, do Instituto Ahau de Terapeutas Especializados.

O princípio atuante nos florais, explica Simone, é o que médico intitulou de “Lei dos Opostos”, isto é, a essência deve possuir uma vibração, ou virtude, oposta à emoção que se quer tratar.“Se você tem medo, seu floral deve conter a vibração da coragem, se sente depressão, a essência correspondente trará como virtude oposta a alegria de viver”.

Tirando as emoções do acostamento

É possível lidar bem com as situações estressantes do trânsito? Há onze anos trabalhando com florais e acostumada a atender pacientes cujo trânsito é a principal queixa, a terapeuta é otimista. “O fato de não conseguirmos reflete que algo não está bem internamente. Se a pessoa está em equilíbrio e bem consigo mesma, será fácil ter autocontrole e lidar com as situações difíceis e desafiadoras do dia-a-dia”.

No processo de reequilíbrio provocado pelo floral, explica a terapeuta, a pessoa pode pensar que a essência está fazendo efeito contrário, já que a coloca em contato mais direto com a emoção. “Os florais atuam de forma sutil, mas profunda. Se a pessoa está negando algum sentimento, se está acumulando raiva ou ‘engoliu muitos sapos’, o floral fará emergir esse sentimento como num processo de purificação”, diz.

6 essências florais para recauchutar

Na perspectiva do doutor Bach é preciso tratar “os doentes e não a doença”, por isso, duas pessoas com o mesmo problema podem ser tratadas com essências diferentes. Para os sintomas clássicos do trânsito, entretanto, Simone indica algumas essências que podem auxiliar o motorista a ficar bem mesmo “no mais aterrorizante congestionamento”.

CHERRY PLUM – Esse floral traz autocontrole. É ideal para as pessoas que se irritam facilmente no trânsito, agem de maneira descontrolada, impulsiva e, devido à dificuldade de se controlar, acabam agindo sem pensar: xingam, buzinam, dão fechadas, saem do carro para brigar ou agredir algum outro motorista física ou verbalmente.

IMPATIENS – Este floral também é uma " benção" para os congestionamentos de hoje em dia, pois traz paciência. Muito indicado para pessoas que não suportam esperar, para quem se irrita ao ficar preso no trânsito, atrás de um carro que dirige muito vagarosamente ou se tiver qualquer tipo de obstáculo na estrada que o forcem a esperar. Esse tipo de pessoa possui um ritmo de vida acelerado, precisam se movimentar. Por isso, se tiverem que ficar parados ficam profundamente incomodados. Muito indicado para aqueles motoristas que “costuram" no transito, invadem outras pistas e correm o risco de sofrer um acidente grave e ainda colocar em risco a vida de outras pessoas.

HOLLY – Para os motoristas que costumam sentir muita raiva, que acaba gerando agressividade. Uma característica comum nesses casos é o desejo de vingança, como o de perseguir o carro que deu uma fechada, furar o pneu do carro que estacionou na vaga desejada e assim por diante. Este floral traz o sentimento de que tudo ocorre da melhor forma possível. Trabalha a raiva, transformando-a em aceitação.

MIMULUS – Indicado para os que têm medo de dirigir e, por isso, ficam muito tensos quando estão ao volante. O floral traz coragem.

CLEMATIS – Floral para as pessoas distraídas, que não prestam muito a atenção ao seu redor. Passam o sinal vermelho sem perceber, provocam batidas e acidentes por pura distração. Esse floral traz centramento e atenção no que estamos fazendo.

RESCUE – É o floral emergencial que resgata o equilíbrio em situações de tensão, medo, ansiedade e nervosismo. Para ser usado quando ocorre uma batida, um acidente ou qualquer acontecimento em que nos desequilibramos e precisamos nos " centrar" novamente para resolvermos a situação que nos encontramos. Bom para se ter na bolsa, na pasta ou no próprio carro.

Os florais podem ser adquiridos em farmácias de manipulação. Recomenda-se tomar quatro gotas, quatro vezes ao dia. Limpando as velhas emoções, você pode surpreender-se com uma nova paisagem de si mesmo. Permita-se.

________________________
Instituto Ahau de Terapeutas Especializados
http://www.ahau.org/

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors