Ford faz 90 anos de Brasil

Primeiro veículo montado no país foi o lendário Modelo T
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Ford faz 90 anos de Brasil
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Primeira fabricante de veículos a se instalar no Brasil, a Ford está comemorando 90 anos de operação no País. Para marcar a data criou um selo comemorativo que traz o numeral "90" estilizado que lembra um caminho.

O primeiro veículo montado no Brasil foi um Ford: o lendário Modelo T, automóvel que representou o início da produção em série no mundo e abriu o caminho para a mobilidade criada por um transporte confiável e acessível.

Henry Ford, fundador da empresa, autorizou a criação da subsidiária brasileira no dia 24 de abril de 1919, com investimento de U$ 25 mil. No dia 1º de maio do mesmo ano, o presidente do Brasil, Epitácio Pessoa, concedeu a aprovação do governo brasileiro ao projeto.

A Ford iniciou a montagem do Modelo T no Brasil nas versões automóvel e picape, num pequeno armazém no centro de São Paulo, na Rua Florêncio de Abreu. Um ano depois fez a expansão para um prédio maior, na Praça da República, também na região central da cidade.

Hoje, da linha de montagem da Ford saem algumas das mais modernas famílias de automóveis, picapes, utilitários e caminhões, que vão do pequeno Ka até o caminhão Cargo 6332e, de 63 toneladas.

A Ford do Brasil é a terceira maior subsidiária mundial da empresa em vendas. Em 2008, vendeu 280 mil unidades e ainda exportou para Argentina, Venezuela, Chile, México e outros países da América do Sul e Central.


____________________________
Leia também:

Ícones do estilo e da velocidade serão leiloados em setembro nos EUA

Coleção de woodies mais importante do mundo será vendida em agosto

Hurtan Grand Albaycin, inspirado no Jaguar XK 120, é moderno

Ferrari 250 TR se torna o carro mais caro do mundo

Dia do Automóvel: comemore aprendendo mais sobre ele

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors