Ford mostra SUV elétrico de corrida com 1.400 cv

Marca da oval azul apresenta o Mustang Mach-E 1400, protótipo de competição ultrapotente movido a energia. Veja o vídeo

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André Deliberato
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Imagine um SUV elétrico de corrida com 1.400 cv capaz de fazer o que os carros de ralis fazem. Foi isso que a Ford apresentou nos Estados Unidos nesta semana. Segundo a marca, o Mustang Mach-E 1400 é um protótipo desenvolvido pela divisão de Performance da empresa em parceria com a RTR Vehicles, justamente para mostrar o potencial de desempenho de carros com propulsão elétrica.

Seguindo os passos do Mustang Cobra Jet 1400 elétrico, o Mustang Mach-E 1400 tem mais de 1.400 cv distribuídos por sete motores e bateria de ultra-alto desempenho. Além de estrear em breve na Nascar, a montadora diz que ele também está pronto para competir em qualquer tipo de pista, inclusive de arrancadas e até de drifting.

O Mustang Mach-E 1400 tem mais funções. Segundo a Ford, serve também como banco de ensaio para novos materiais - o capô é feito de um composto de fibras orgânicas, uma opção leve à fibra de carbono usada no restante do veículo.

"Agora é o momento perfeito para aproveitar a tecnologia elétrica, aprender com ela e aplicá-la à nossa linha", diz Ron Heiser, engenheiro-chefe do programa que desenvolveu o Mustang Mach-E. "O carro será divertido de dirigir, como todos os outros Mustangs, mas é completamente insano graças aos esforços da Ford Performance e da RTR", completa.

Um SUV elétrico de corrida na visão de um piloto

"Ficar ao volante deste carro mudou completamente a minha perspectiva do que pode ser potência e torque", garante Vaughn Gittin Jr., piloto e fundador da RTR Vehicles.

O Mustang Mach-E 1400 tem sete motores – cinco a mais que o Mustang Mach-E GT convencional. Três são acoplados ao diferencial dianteiro e quatro à traseira, com um eixo único de transmissão. Este conjunto, nas palavras da Ford Performance, permite ajustar o carro para todo tipo de prova, do drifting a arrancadas e/ou corridas de alta velocidade.

"O desafio era controlar os níveis extremos de potência fornecidos por sete motores", diz Mark Rushbrook, diretor de Motorsport da Ford Performance. "Ele é uma vitrine do que um elétrico pode fazer", conclui o executivo.

Mach E De Competição Painel
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Legenda: Mach-E de competição tem materiais ultraleves para poder ser pilotado em qualquer tipo de corrida
Crédito: Divulgação

Mais detalhes

O chassi e o motor do Mach-E 1400 são configurados para testar diferentes layouts e seus efeitos no consumo e desempenho. Na prática, ele pode ter tração traseira, dianteira ou nas quatro rodas. A potência pode ser direcionada totalmente para a frente, traseira ou ser totalmente dividida. Sua bateria de 56,8 kWh é composta por células de níquel-manganês-cobalto, feitas para ultra-alto desempenho e alta taxa de descarga - durante o carregamento, por exemplo, a bateria precisa ser resfriada por um líquido de refrigeração dielétrico.

Um impulsionador eletrônico de freio permite que a frenagem regenerativa seja combinada com o ABS e o controle de estabilidade para otimizar o sistema - o superesportivo tem freios Brembo, como o Mustang GT4 de corrida, e um freio de mão hidráulico projetado para drifting  que permite desligar a energia dos motores traseiros.

A Ford já investiu mais de US$ 11,5 bilhões (cerca de R$ 68 bilhões) em veículos elétricos em todo o mundo. O Mustang Mach-E, SUV elétrico baseado que usa nome e motores do Mustang convencional,  é o primeiro nascimento desse montante - ele chega ao mercado norte-americano no fim deste ano.

Ford Mustang Mach-E 1400
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Legenda: Ford Mustang Mach-E 1400 foi desenvolvido para mostrar o que um carro elétrico superesportivo é capaz de fazer
Crédito: Divulgação
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