Forza Horizon 3 VS. Gran Turismo Sport

O que podemos esperar dos games que serão lançados no fim do ano?

  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Forza Horizon 3 VS. Gran Turismo Sport
Lukas Kenji
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Plataformas, estilo e dinâmica diferentes. À primeira vista, os dois próximos games de corrida a serem lançados no final de 2016 não têm muita coisa em comum. A não ser a qualidade de construção e a infinidade de carros à disposição. Enquanto Forza Horizon 3 investe pesado em provas de mundo aberto, Gran Turismo Sport deseja fazer um paralelo entre o virtual e o real, com direito à licença da FIA (Fcaptionação Internacional de Automobilismo) aos melhores jogadores.

As produtoras apresentaram as últimas novidades das franquias de sucesso nas últimas semanas, durante a E3, a mais importante feira de games do mundo, realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos. Confira agora as principais semelhanças e diferenças, entre os jogos e o que podemos esperar deles.

LANÇAMENTO

A terceira edição de Forza Horizon chega às lojas (físicas e virtuais) em 27 de setembro para Xbox One e Windows 10. Aliás, o game produzido pela Playground Games/Turn 10 Studios fará parte da nova tecnologia Xbox Play Anywhere, que permitirá com que o jogador possa continuar no PC uma carreira iniciada no console e vice-versa.

Já o GT Sport chega um pouco depois, no dia 15 de novembro. Será a estreia da tradicional franquia de corridas no Playstation 4 – Gran Turismo 6 foi lançado em 2014, exclusivo para PS3.

Ainda não há previsão de preço para ambos os títulos.

icon photo
Legenda: Forza

DINÂMICA

Forza é um produto exclusivo da Microsoft. GT só roda no PlayStation 4. Mas as diferenças entre os títulos vão muito além disso. A dinâmica de jogo os torna quase que antagônicos.

Forza Horizon ganhou notoriedade ainda no Xbox 360 pelo cenário aberto com possibilidade de desbravar diversas vias, sejam elas pavimentadas ou não. Assim continua na terceira edição. Desta vez, o jogo será baseado na Austrália, o que permite uma infinidade de corridas em praias, dunas, florestas e, claro, ruas e rodovias. Mas se você quiser, também pode construir seu próprio traçado.

A jogabilidade é um meio termo entre arcade e simulador de corrida. É uma dinâmica mais acessível, ou seja, atrai jogadores que não necessariamente são fãs de automobilismo. Um negócio um pouco mais profissional fica por conta da franquia Forza Motorsport, que chegou à sexta edição em 2015 e que tem estilo de jogo mais parecido com o Gran Turismo.

A franquia de sucesso produzida por Kazunori Yamauchi foca na pista. Os eventos são realizados em diversos lugares do mundo e como o nome sugere, as competições tem dinâmica igual a de corridas de turismo como LeMans e Daytona. Fica até chato jogar o game sem volante.

NOVIDADES

Não confunda. GT Sport não é uma continuação de GT6. Na verdade, tem uma dinâmica de um campeonato mundial online em que o jogador pode represente seu país ou marca preferida.

As famosas licenças para partipar de competições continua. Está até mais profissa. O usuário precisará passar por provas e mostrar potencial para disputar competições de maior expressão. O jogo tem dinâmica de simulador, mas seria para tanto? Bom, a produtora Polyphony Digital quer fazer um paralelo entre a pilotagem virtual e a real. Tanto que os jogadores podem conquistar índices para ganhar uma licença legítima da FIA que permite guiar em clubes automotivos reais de 22 países.

Já o Forza Horizon 3 é baseado somente na Austrália. Mas os produtores prometem um game com o dobro do tamanho em relação ao anterior.

A possibilidade de personalização tambéms será maior. Desta vez, será possível implementar body kits como para-choque, aerofólios ou para-lamas maiores, o que é tradição do Need For Speed.

Para quem (com razão) dá valor à trilha sonora, o game terá mais opções de rádios e também permitirá a criação de uma estação própria ao fazer um streaming de músicas armazenadas no OneDrive (sistema de armazenamento na nuvem da Microsoft).

 Gtsport2
Legenda: Gtsport2

 

VARIEDADE DE VEÍCULOS

Forza também investiu pesado na concepção de novos modelos. Dá para pilotar de tudo, desde superesportivos, passando por veículos preparados para ralis e chegando aos baja. São 350 opções ao todo contra 150 da edição anterior. Algumas delas serão disponibilizadas em expansões ous DLCs (conteúdos que podem ser baixados diretamente no console).

Já GT Sport terá 137 carros à disposição. Parece pouco em relação ao Forza, mas é compreensível uma vez que o game da Sony foca apenas em veículos de turismo.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors