General Motors sugere premiação do Oscar aos automóveis

Sétima arte deveria ter um prêmio destinado aos personagens movidos a gasolina. Veja alguns candidatos
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. General Motors sugere premiação do Oscar aos automóveis
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Por uma noite a cada ano, Hollywood se reúne para homenagear o melhor na indústria do cinema. No entanto, uma estrela, muitas vezes desconhecida nesses filmes raramente recebe o crédito que ele merece - o automóvel. Foi mais ou menos assim que começou o release da General Motors, onde a fabricante faz a sugestão do prêmio da sétima arte também aos automóveis.

No texto de divulgação a marca norte-americana fez questão de salientar que esteve presente nas telas desde clássicos como American Graffiti 1973 e Rain Man 1988 a filmes modernos de ação, como a série Transformers 2007, 2009 e 2011 e The Matrix Reloaded 2003.

Na série Transformers, por exemplo, o Chevrolet Camaro estrelou como Bumblebee. O resultado foi tão positivo, que a General Motors decidiu produzir 3.000 unidades limitadas do modelo parecido com o que foi usado no cinema.

"Os carros têm muito em comum com filmes, e muitas vezes há uma conexão emocional entre o público e o carro de destaque", disse Elliot Wilhelm, curador do Instituto de Artes de Detroit e fundador do Teatro de Cinema de Detroit. Ele complementa assim: "Você geralmente ouve gemidos audíveis se formando quando o público vê um belo carro sendo destruído em um filme."

General Motors deve ter se arrependido

Quem gosta de carros e de cinema também deve conhecer a história do DeLorean DMC-12 como protagonista da série De Volta Para o Futuro....

Para ter ideia, o automóvel que ficou mais famoso depois que atuou no filme, foi escolhido na última hora. Segundo relatos, a produção da película convidou primeiramente a GM para participar do filme, mas a fabricante negou a oportunidade de estrelar na trilogia. A prova de que a escolha foi inusitada pode ser notada no dialogo do ator Michael J. Fox Marty McFly com o Dr. Emmett "Doc" Brown, interpretado por Christopher Lloyd, na apresentação da máquina do tempo. Na ocasião, Marty McFly questiona Brown sobre a escolha de um veículo tão ruim e esquisito. Outra tiração com o DeLorean acontece nos alertas para o personagem não bater a cabeça na porta, detalhe natural nos carros com portas asa-de-gaivota.

Outro arrependimento da GM pode estar no filme de Clint Eastwood, onde o diretor usou o nome de um carro da Ford no título de seu filme. Lançado em 2008, a trama Gran Torino mostra um Ford 1972 Grand Torino como uma das posses mais preciosas do veterano de guerra Walt Kowalski, interpretada pelo próprio diretor. O Ford também significa o símbolo do velho imperialismo Norte-Americano.

Os destaques da General Motors indicados para o Oscar:

American Graffiti 1973 - Ajudou a lançar a carreira de Hollywood Richard Dreyfuss, Ron Howard e Harrison Ford. Dirigido e escrito por George Lucas, os carros que se destacaram foram: Chevrolet 1955 One-Fifty e Chevrolet Impala 1958.

Smokey & the Bandit - Agarra-me Se Puderes 1977 - Bo Darville "Bandit", interpretado por Burt Reynolds, foge do xerife Buford T Jackie Gleason em um Pontiac Trans Am 1977. O filme levou duas continuações e para o 50 º aniversário da Pontiac, a GM criou a edição Black and Gold do Trans Am que fazia homenagem ao carro usado no filme.

Os Caça-Fantasmas 1984 - Na comédia de 1984, um Cadillac de 1959, versão ambulância, é restaurado e um Ectomobile. O nome é uma referencia aos ectoplasmas caçados pela equipe coordenada por Ray Stantz, interpretado por Dan Aykroyd.

Rain Man 1988 - Após herdar um Buick Roadmaster Convertible 1949 de seu pai, o personagem de Tom Cruises ", Charlie Babbitt, e seu irmão Raymond, interpretado por Dustin Hoffman, passam a maior parte de Rain Man atrás do volante do Buick clássico que ajuda a trazer os dois juntos.

O Demolidor 1993 - Muitos dos carros do filme de ação de 1993, estrelado por Sylvester Stallone, Wesley Snipes e Sandra Bullock foram conceitos da GM. Destaque para o Chevrolet Corvette Stingray Concept de 1991. O Oldsmobile Cutlass de 1970 que foi usado no filme está atualmente em exposição no Centro de Património da GM.

Matrix Reloaded O 2003 - Na sequência do blockbuster de 1999, o Cadillac CTS entra na ação e serve de veículo de Trinity, Neo e Morpheus. A GM Heritage Collection abriga o veículo real usado durante as filmagens, completo com buracos de bala.

Se você gostou desta reportagem, também irá gostar de:

KITT, a Supermáquina, agora é um Mustang GT500KR

Transformers II: GM faz festa de cinema em Chicago

E o Oscar vai para...
Filmes imperdíveis para os amantes de automóveis e cinema


Presenteie fãs de automóveis com as melhores perseguições

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors