Gol GTI 16V: um dos mais notáveis esportivos nacionais

Modelo chegou ao mercado em 1994 com motor de 141 cv
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Gol GTI 16V: um dos mais notáveis esportivos nacionais
Renato Bellote
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon


A história do Gol GTI é bem conhecida. Inclusive, já andamos na primeira versão em uma das primeiras matérias da coluna. O carro se destacou no mercado e se tornou objeto de desejo de nove entre dez jovens.

 

E olha que naquela época o páreo era duro. Ao contrário de hoje, com os “esportivados”, as décadas de 80 e 90 foram bem interessantes. As marcas disputavam os consumidores abonados oferecendo opções mais apimentadas.

 

O GTI 16V chegou ao mercado em 1994. Externamente trazia rodas de 15 polegadas, kit de spoilers integrados na carroceria e a famosa bolha no capô. Isso para abrigar o motor de 2 litros, 16 válvulas, com cabeçote alemão, que entregava 141 cv com torque de 17,8 kgfm. 

 

Impressões ao volante

A história desse exemplar é interessante. Aliás, como é possível imaginar, esportivos como esse foram bem malhados com o passar dos anos e encontrar um deles em bom estado é tarefa difícil. Com esse a história não foi diferente e o proprietário gastou um bom tempo – e dinheiro – para deixá-lo como nos velhos tempos.

 

Rodando fica fácil entender a razão que fez do carro um mito. A diversão não acaba. O motor multiválvulas cresce rápido de giro e, combinado com o ótimo câmbio, estimula o pé esquerdo a todo momento. Além disso, estofamento bicolor (um opcional) e bancos Recaro (acho que ninguém mais sabe o que é isso na indústria atualmente).  

 

Os números de aceleração eram animadores há 20 anos: 0 a 100 km/h em 10,2 segundos e velocidade máxima de 203 km/h, o que fez dele, segundo o ranking da Revista Quatro Rodas, o carro mais rápido do Brasil.

 

Hot hatch. Pocket rocket. Hatch endiabrado. Muita coisa já foi dita sobre ele. E pude confirmar, após esperar duas décadas para guiá-lo, que a matéria que li na época fez todo sentido. Esse GTI realmente faz jus à sigla. 

 

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors