Grand Special se volta para portadores de deficiência

Concessionária inaugurada em São Paulo atende público portador de deficiência física; além de carros, o local reúne uma série de serviços
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Grand Special se volta para portadores de deficiência
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Ontem, em São Paulo, foi inaugurada uma concessionária totalmente voltada a um público específico. A Grand Special é a primeira loja de automóveis do país totalmente direcionada a pessoas com mobilidade reduzida, ou PPD pessoas portadoras de deficiência.

O grupo aprimorou a idéia de lançar um estabelecimento exclusivo para portadores de necessidades especiais após virar uma referência no atendimento a PPDs em uma de suas unidades na Baixada Santista, litoral paulista. “O primeiro atendimento a um deficiente físico ocorreu em Santos e o boca-a-boca nos tornou uma referência no segmento”, explica José Roberto Cardoso, gerente comercial.

O grande diferencial da concessionária multimarca é que o usuário encontra à disposição uma série de serviços para retirar o automóvel, mesmo que ainda não possua uma carteira de habilitação. No local há auto-escola, consultoria seguro e isenção de impostos e uma empresa de adaptação em veículos. “A idéia é disponibilizar equipamentos, serviços e produtos que possibilitem a elas tomar conta de suas próprias vidas; é a chave para que elas atuem na sociedade como cidadãos”, coloca Cardoso.

Ele acrescenta que o potencial de consumo deste público é enorme: 46% pertencem à classe A e B e que empresários que apostarem neste público poderão ver seus negócios crescerem em pouco tempo. De acordo com pesquisas feitas pela loja, hoje existem 27,5 mil brasileiros portadores de algum tipo de deficiência. “Nós estamos apostando em um nicho de mercado com o qual nos identificamos”, explica o diretor comercial das concessionárias Grand Company, Dreyfus Carmona.

Instalações da loja

Para quem não tem necessidades especiais, essa inauguração talvez passe despercebida, mas basta conversar com o maratonista Eliseu Pereira e ver alguns detalhes de acessibilidade na loja. “As portas principais não têm maçanetas, a rampa de acesso é sutilmente elevada, os banheiros são espaçosos e contam com corrimão de apoio, o vão entre os carros expostos tem tamanho suficiente para uma cadeira de rodas passar e girar, há telefones para surdos e os códigos em braile estão por toda a parte, inclusive com as informações dos automóveis a venda”, disse o atleta ao WebMotors .

Isenção de Impostos e habilitação

Dentro da loja há uma consultoria especial para os clientes, onde toda a parte burocrática para adquirir um automóvel pode ser esclarecida, como retirada da carteira de habilitação, isenções de impostos, como IPI, IOF, ICMS e IPVA, e liberação do rodízio municipal que vigora em São Paulo.

Quem dá o suporte para os compradores em conjunto com a concessionária é a Névia Isenções. A empresa atua há 12 anos no mercado auxiliando PPDs na elaboração dos processos exigidos pelos órgãos públicos para a aquisição de veículos com benefícios fiscais.

José Carlos Lamim, 53, assistente técnico da Telefônica e portador de distrofia muscular do tipo Becker, começou a fazer o processo de compra de um automóvel novo por conta própria. Segundo ele, o tempo dedicado é tão longo que recorrer a uma assessoria é interessante. “Cheguei ir à Receita Fcaptional quatro vezes para entregar declarações e retirar outras e mesmo assim não consegui finalizar o processo de compra com as isenções”. A melhor saída, de acordo com Lamim, foi iniciar o processo de compra por meio de uma loja que oferecia o serviço de assessoria.

Adaptações automotivas

“O mercado de produtos e serviços destinados a este público é promissor, mas não tem lugar para aventureiros, pois é necessário gostar do setor e se identificar com ele”, disse Raul Oliveira Neto, gerente comercial da Cavenaghi, empresa que atua em adaptações veiculares para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A empresa trabalha com vários tipos de adaptações, sendo as mais comuns a embreagem computadorizada, freio e acelerador manuais e até direção no pé. O valor de uma embreagem automatizada fica por volta de R$ 3 mil, dependendo do automóvel.

Taxas especiais

O Banco Real lançou duas modalidades especiais de financiamento para pessoas com deficiência ou dificuldades de mobilidade. Um deles é o CDC Acessibilidade Veículos, que financia até 100% de automóveis adaptados. A taxa é de 1,39% ao mês, para até 36 meses; e 1,49% ao mês, para até 60 meses.

O segundo é o CDC Acessibilidade Equipamentos, que possibilita a aquisição de computadores especiais, próteses, aparelhos auditivos e cadeiras de rodas, entre outros itens destinados à pessoa com deficiência ou dificuldades de mobilidade. A taxa neste caso é de 1,79% ao mês para financiamentos de até 24 meses.

Segundo Paul Witsiers, superintendente executivo do Banco Real, “este ajuste na taxa de juros sinaliza o comprometimento do Banco Real com a melhoria da acessibilidade e educação”.

Serviço - Concessionária Grand Special
Av. dos Bandeirantes, 1729
São Paulo-SP
Tel: 3841-2000

Precisa de um carro adaptado?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas neste segmento por marcas:

Audi

Chevrolet

Citroën

Fiat

Ford

Honda

Mercedes-Benz

Renault

Toyota

Volkswagen

Leia também:

Fiat Stilo 2008 conta com câmbio Dualogic para vender

Chevrolet Meriva Easytronic traz conforto com desempenho

Ford EcoSport XLT automático

Honda Fit 2007

Veja o que a indústria automotiva prepara para o futuro

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors