Honda Civic VTi: O aspirado mais potente do mundo

Sob o capô modelo trazia um 1.6L VTEC com 160 cv girando a 7.600 rpm

  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Honda Civic VTi: O aspirado mais potente do mundo
Renato Bellote
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon


Na década de 90 os japoneses definitivamente partiram para a conquista do ocidente. A conquista comercial, que fique claro. E escolheram um nicho que atrai consumidores do mundo todo: o dos carros esportivos.

 

Nesse sentido tivemos modelos geniais como o Mazda Miata, Toyota Supra, Nissan Skyline e alguns outros. Um deles, que foi vendido oficialmente no Brasil, foi o Honda Civic VTi, a versão mais endiabrada do hatch nipônico.

 

Ele chegou por aqui em dois períodos distintos: entre 1992 e 1993 e depois entre 1997 e 1998. Pequeno, ágil e leve (1.080 kg) trazia uma série de equipamentos, rodas de 15 polegadas e teto-solar. O pacote estético realmente não deixava a desejar.

 

Mas o maior predicado do modelo, que fez dele o aspirado mais potente do mundo, estava sob o capô. A arma eficiente dos japoneses se chamava VTEC, com quatro cilindros, 1,6 litro e 160 cv girando a 7.600 rpm. O corte era feito aos 8.500 giros. Sensacional!

 

Impressões ao volante

 

 O Civic é até espartano, sem bancos esportivos ou volante de três raios. Mas basta pisar até os 4.500 giros para despertar o Godzilla no motor. A partir daí, as válvulas se abrem, o ronco se torna bastante estimulante e o corpo cola no banco.

 

O pequeno atinge os primeiros 100 km/h em 7,5 segundos e atinge os 212 km/h. Mas o maior trunfo está mesmo na capacidade de aceleração. Este exemplar está totalmente original e o citado ronco do escapamento provoca – muitos – olhares pela rua.

 

Por essa razão o VTi já está na lista dos meus carros preferidos. Com ele os japoneses mostraram ao mundo que entendem bastante do assunto e revolucionaram, de certo modo, o mercado dos hot hatches. Se tiver a oportunidade de guiar um deles, agarre no volante com as duas mãos.

 

 

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors