Recentemente publicamos aqui no WM1 reportagem sobre a intenção da Honda investir na fabricação de foguetes e robôs, em um exemplo de montadora de veículos que vai além dos carros. A marca japonesa anunciou um aporte de 45 bilhões de dólares para desenvolvimento de novas tecnologias.
A empreitada vai de encontro a um ensinamento bem antigo e que vale para todos nós ou segmentos da economia: não escolher uma só fonte de investimentos. Ou seja, é prudente diversificar onde se aplica o dinheiro e diminuir os riscos nas operações. Isso serve também para os fabricantes automotivos.
Diversas marcas investem em outras frentes de negócios - bem variadas, diga-se de passagem. O mais comum é vermos variações de categorias, como o Grupo Volkswagen, que tem desde veículos populares até modelos de luxo, com a Porsche. No entanto, por vezes, as marcas saem do lugar-comum. Fomos atrás de alguns exemplos bem inusitados.
É isso mesmo que você leu. A Volkswagen fabrica salsichas e, detalhe, vende mais unidades do que carros. Para acompanhar, a empresa alemã ainda faz um molho currywurst e normalmente o serve no Salão do Automóvel de Frankfurt. A iguaria também é vendida em lojas e mercados da Alemanha.
A história da Fiat com tratores é antiga. Assim como diversas montadoras, a marca investiu em aparelhos agrícolas, mas permanece nesse mercado desde 1919. Um dos maiores marcos foi o Fiat 25R, que estabeleceu a cor laranja nos projetos do fabricante por muito tempo.
Desde 1993, quando adquiriu a Ford Tractors, que já tinha comprado a New Holland, a Fiat Trattori passou a se chamar Case New Holland (atualmente CNH).
Assim como a Fiat, a Hyundai ainda faz tratores - para falar a verdade, a sul-coreana faz tudo que você possa imaginar: navio, elevador, casas... Mas o produto mais curioso da empresa também é do meio de transporte.
Quem é morador ou já visitou São Paulo e precisou andar na linha 4 amarela do metrô utilizou unidades feitas pela Hyundai Rotem. A empresa também forneceu para os trens da SuperVia, no Rio de Janeiro, e para a concessionária CCR Metrô Bahia. Um dos produtos mais notáveis dessa empresa foram os trens de alta velocidade KTX na Coreia do Sul.
A Honda tem, ou já teve, alguns produtos inusitados em seu portfólio. Além de uma extensa linha de jardinagem e de um jatinho comercial, a montadora nipônica criou um humanoide. O robô ASIMO (Advanced Step in Innovative Mobility) reconhece movimentos, gestos, o ambiente ao seu redor e rosto, sendo capaz de interagir com humanos. ASIMO foi descontinuado em 2018, mas a Honda, no anúncio oficial que comentamos no início desta reportagem, informou que pretende desenvolver um avatar parecido com o saudoso e simpático robozinho.
A Mitsubishi faz basicamente tudo. Sério. Tem diversas divisões, sendo um dos maiores conglomerados do mundo. São mais de 500 empresas. Chamam a atenção a divisão de potência atômica e uma empresa de celulose. No entanto, você deve conhecer uma das mais famosas marcas da empresa: a Nikon. A linha de câmeras fotográficas saiu do Brasil recentemente, mas tem uma legião de fãs mundo afora.
A empresa francesa começou com pimenteiros, moedores de sal e café. Posteriormente, foi dividida entre o ramo automotivo e o de utilidades domésticas. Até hoje a Peugeot ainda faz moedores de pimenta e saleiros, que são considerados ótimos e têm preços nada baratos. A marca também faz motos, e bicicletas.
O caso mais curioso da lista, sem dúvidas, é o da Chevrolet. A empresa reaproveita tampas das baterias dos elétricos Volt para criar as caixas para os mamíferos voadores. Em cinco anos, foram mais de 700 peças instaladas.