Itens que os fabricantes produzem além de carros

Desde alimentos até casa de morcegos, marcas mantêm negócios de sucesso em outros ramos

  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Itens que os fabricantes produzem além de carros
Renan Rodrigues
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Quando investimos dinheiro, sempre ouvimos falar que não devemos escolher uma fonte só. Ou seja, é prudente diversificar os investimentos e diminuir os riscos nas operações. Isso serve também para os fabricantes automotivos.

Diversas marcas investem em outras frentes de negócios - bem variadas, diga-se de passagem. O mais comum é vermos variações de categorias, como o Grupo Volkswagen, que tem desde veículos populares até modelos de luxo, com a Porsche. No entanto, por vezes, as marcas saem do lugar-comum.

Volkswagen - Salsichas

Currywurst 02
icon photo
Legenda: Salsicha é o item mais vendido pela Volkswagen no mundo
Crédito: Divulgação

É isso mesmo que você leu. A Volkswagen fabrica salsichas e, detalhe, vende mais unidades do que carros. Para acompanhar, a empresa alemã ainda faz um molho currywurst e normalmente o serve no Salão do Automóvel de Frankfurt. A iguaria também é vendida em lojas e mercados da Alemanha.

Fiat - Tratores

Fiat 25r5 D Epoca 4 5 E1508447075278 3
icon photo
Legenda: Fiat 25R foi um dos tratores mais importantes da história da marca
Crédito: Reprodução

A história da Fiat com tratores é antiga. Assim como diversas montadoras, a marca investiu em aparelhos agrícolas, mas permanece nesse mercado desde 1919. Um dos maiores marcos foi o Fiat 25R, que estabeleceu a cor laranja nos projetos do fabricante por muito tempo.

Desde 1993, quando adquiriu a Ford Tractors, que já tinha comprado a New Holland, a Fiat Trattori passou a se chamar Case New Holand (atualmente CNH).

Hyundai - Metrô

Metro Saopaulo
icon photo
Legenda: Linha 4 é considerada a mais moderna em São Paulo
Crédito: Divulgação

Assim como a Fiat, a Hyundai ainda faz tratores - para falar a verdade, a sul-coreana faz tudo que você possa imaginar: navio, elevador, casas... Mas o produto mais curioso da empresa também é do meio de transporte.

Quem é morador ou já visitou São Paulo e precisou andar na linha 4 amarela do metrô utilizou unidades feitas pela Hyundai Rotem. A empresa também forneceu para os trens da SuperVia, no Rio de Janeiro, e para a concessionária CCR Metrô Bahia. Um dos produtos mais notáveis dessa empresa foram os trens de alta velocidade KTX na Coreia do Sul.

Honda - Jardinagem e avião

1forbeslife Hondajet 010919 Reproduçãoforbes
icon photo
Legenda: Honda Jet é o avião comercial leve mais vendido no mundo

A Honda tem uma extensa linha de itens de jardinagem, praticamente a linha completa. A empresa japonesa ainda fabrica geradores de energia. No entanto, o produto mais inusitado, sem dúvidas, é o Honda Jet. Um jatinho comercial, que, inclusive, foi o mais vendido em 2019, mesmo ao preço de mais de US$ 5 milhões. A divisão aérea da empresa chegou ao Brasil em 2015.

Mitsubishi - Câmeras

icon photo
Legenda: Câmeras da Nikon são um dos produtos feitos pelo Grupo Mitsubishi
Crédito: Divulgação

A Mitsubishi faz basicamente tudo. Sério. Tem diversas divisões, sendo um dos maiores conglomerados do mundo. São mais de 500 empresas. Chamam a atenção a divisão de potência atômica e uma empresa de celulose. No entanto, você deve conhecer uma das mais famosas marcas da empresa: a Nikon. A linha de câmeras fotográficas saiu do Brasil recentemente, mas tem uma legião de fãs mundo afora.

Peugeot - Pimenteiros

icon photo
Legenda: Marca é tradicional no segmento de utilidades domésticas
Crédito: Divulgação

A empresa francesa começou com pimenteiros, moedores de sal e café. Posteriormente, foi dividida entre o ramo automotivo e o de utilidades domésticas. Até hoje a Peugeot ainda faz moedores de pimenta e saleiros, que são considerados ótimos e têm preços nada baratos. A marca também faz motos, como mostra esse anúncio na Webmotors, e bicicletas.

Chevrolet - Casa de morcego

icon photo
Legenda: Ideia do projeto é reutilizar materiais de difícil reciclagem e criar casas para os mamíferos voadores
Crédito: Divulgação

O caso mais curioso da lista, sem dúvidas, é o da Chevrolet. A empresa reaproveita tampas das baterias dos elétricos Volt para criar as caixas para os mamíferos voadores. Em cinco anos, foram mais de 700 peças instaladas.

Comentários