Jaguar XK 120, felino de classe

  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Jaguar XK 120, felino de classe
Renato Bellote
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Londres, 1940. Winston Churchill assume o cargo de primeiro-ministro e pronuncia a frase célebre no discurso do dia 13 de maio: “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor”. No mês de agosto, a capital inglesa é atacada incessantemente pelas esquadrilhas alemãs. Debaixo dos escombros, resta a dignidade de um povo que resiste bravamente e a força de um líder, que estimula todos a continuar lutando.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o meio automotivo parou, como se estivesse congelado no tempo. Não foram realizadas competições – a 24 Horas de Le Mans só voltaria a ocorrer em 1948 – e a produção das fábricas foi totalmente voltada para o chamado “esforço de guerra”. A Jaguar – que havia obtido êxito com o modelo SS 100 antes do conflito – produziu quase dez mil sidecars para uso militar.

Com o término das hostilidades, a Europa passava por um período de reconstrução, física e moral. A Jaguar, por sua vez, retomava com dificuldade sua produção normal, em vista da falta de aço no mercado. Mesmo assim, desenvolveu um novo chassi e um moderno propulsor, com seis cilindros em linha, 3.442 cm³, cabeçote de alumínio e potência de 160 cv. A única dúvida era em qual carroceria colocá-lo, já que o estilo do modelo Mark V era muito conservador.

A solução foi encontrada na genialidade de William Lyons, fundador da marca no meio, na sexta foto de cima para baixo, que pensou em algo veloz, aerodinâmico e com o toque de classe genuinamente britânico. Desse modo, nascia o XK 120. Em outubro de 1948, ele foi apresentado oficialmente no salão automotivo de Londres, atraindo a atenção de todo o público presente.

Para comprovar o desempenho do carro, Lyons convocou a imprensa para uma demonstração da fera. Num trecho de estrada, o XK atingiu a máxima de 202 km/h, com a beleza que só um felino em movimento pode ter. Na segunda passagem, cravou 210 km/h, se tornando, desse modo, o veículo mais rápido do mundo.

O sucesso foi imediato. Rápido e vistoso, custava 1.300 libras e a empresa iniciou a produção em série. O alumínio da carroceria foi substituído pelo aço. Como todo inglês que se preze, o XK era oferecido com painel revestido de madeira nobre, bancos em couro e assoalho com carpete de ótima qualidade. O consumidor podia escolher entre as versões roadster, fechada – chamada de “Fixed Head Coupé” – e com teto rígido removível.

No ano de 1954, chegava um belo sucessor. Era o XK 140 a 14ª foto, de cima para baixo, com um novo sistema de direção e mais potência, despejando 190 cv de elegância. O cupê ganhava dois pequenos lugares, no melhor estilo 2+2. Para quem quisesse um pouco de emoção, a versão SE disponibilizava mais 20 cv.

Três anos depois, o último esportivo da série marcava presença. O XK 150 fotos abaixo da 14ª mantinha um estilo impecável e inovações técnicas, como freios a disco nas quatro rodas, motores de até 3,8 litros, três carburadores SU e potência de 265 cv, que faziam-no alcançar a máxima de 218 km/h. O roadster – apresentado em 1958 – era equipado com o requinte dos vidros elétricos.

Com a chegada da década de 60, o clássico se despediu para dar lugar a outro esportivo fenomenal, o E-type. Sem dúvida, o XK se tornou um símbolo da Inglaterra, assim como os Beatles, o Big Ben e o museu de cera de Madame Tussauds.

Gosta de carros ingleses ou inspirados neles?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esses carros míticos:

Americar Classic XK 120

Jaguar

Réplica do Jaguar XK 120

Austin A40 Sedan

Bentley Continental

MG MGB GT

Mazda MX-5 Miata

Mini

MP Lafer

Leia também:

Os antigos no SEMA Show

Lancia Stratos

Os antigos no Salão

Mercedes brasileiro em 1956?

Voltando no tempo
_______________________________
* Renato Bellote, 27 anos, é bacharel em Direito e assina seis colunas sobre antigomobilismo na internet. O autor tem textos publicados em doze países de língua espanhola e é correspondente do site português Lusomotores

________________________________

Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se naAgenda do Carro!

_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors