O Salão do Automóvel de 1988 revelou um dos esportivos mais desejados do país: o Gol GTI. Já falamos sobre ele em uma das primeiras matérias da coluna. No ano seguinte a
Chevrolet apresentou sua arma: o
Kadett GS, com desenho europeu e estilo inconfundível.
O GSi trouxe a tecnologia da injeção eletrônica e acirrou a disputa entre os esportivos nacionais pela supremacia do mercado. Aliás, não só em termos de vendas, mas também no aspecto mais relevante de um bom carro-esporte, ou seja, diversão ao volante.
Esse exemplar de 1994 entrega tudo isso e muito mais. A começar pelo acabamento, com bancos Recaro – as marcas nem sabem mais o que é isso – check control, computador de bordo e a suspensão traseira ajustável em altura, algo bem interessante na época.
Falando em termos técnicos temos o motor de 2 litros e 121 cv, com torque de 17,6 kgfm. Nada mal para a época. A relação de câmbio curto e suspensão bem acertada é notada logo de cara. Mas dizem que o GS é ainda mais divertido. Vamos descobrir em breve.
Com essas características o GSi chegava ao primeiros 100 km/h em 10,2 segundos, com velocidade máxima de 177 km/h. Na pista foi mais rápido do que o GTI em velocidade final e perdeu em retomada. É, não se pode ganhar todas. Mas esse duelo ficou eternizado para centenas de apaixonados por verdadeiros esportivos.